O que são Applets e Servlets ? E quais são suas Diferenças?

5 respostas
F

Pessoal, estou fazendo um trabalho na faculdade, ele é totalmente teórico, é só para questão do conhecimento mesmo. No trabalho pede para descrever para o que serve cada tecnologia de uma lista. Apesar de eu mexer com java faz já algum tempo, estou com dificuldade para expor teoricamente o que são applets e servlets, e quais são as diferença entre eles. Se alguém com mais estudo nessa parte puder me ajuda, agradeço. Felipe Nemeth.

5 Respostas

P

Pelo que sei:

Servlets são considerados elementos WEB de acordo com a especificação JEE. Pois executam no servidor.
Os componentes WEB se dividem em Java Servlets ou em Java Server Pages (JSP) e/ou Java Server Faces (JSF). Servlets são classes em Java que normalmente estendem de HttpServlet que recebem um objeto de requisição (chamada de request, obvio) e emitem um objeto de resposta para cada requisição (response).

Já Applets, executam no cliente e necessitam da JRE para rodar. Servlets não precisam de nada na sua maquina pra rodar. Só no servidor.

Jair_Rillo_Junior

De uma forma bem reduzida (mas bem mesmo)… Applets são components Java que rodam no Client-Side. Nesse caso o cliente precisa ter, no minimo, a JRE instalada na sua maquina.
Servlet são componentes server-side, que rodam dentro de um web-container (ex: Tomcat). Utilizados geralmente como Controllers em aplicações MVC (Model-view-controller).

O resto você pode pesquisar no google/GUJ/Wikipedia que certamente vai encontrar mais detalhes

F

Hummm blz pessoal, era ± isso mesmo que eu queria. Nada muito profundado, somente a teoria de funcionamento. Grato Pela ajuda de vocês dois. Falow Abração.

T

Alguém que nunca viu Java pode lhe dizer:

applet = maçãzinha (pode conferir no dicionário!)

servlet = você escreveu errado serviette (guardanapo em francês)

LPJava

servlet

veja ai! flw!

Criado 12 de agosto de 2008
Ultima resposta 13 de ago. de 2008
Respostas 5
Participantes 5