Pessoal, estou fazendo um trabalho na faculdade, ele é totalmente teórico, é só para questão do conhecimento mesmo. No trabalho pede para descrever para o que serve cada tecnologia de uma lista. Apesar de eu mexer com java faz já algum tempo, estou com dificuldade para expor teoricamente o que são applets e servlets, e quais são as diferença entre eles. Se alguém com mais estudo nessa parte puder me ajuda, agradeço. Felipe Nemeth.
Pelo que sei:
Servlets são considerados elementos WEB de acordo com a especificação JEE. Pois executam no servidor.
Os componentes WEB se dividem em Java Servlets ou em Java Server Pages (JSP) e/ou Java Server Faces (JSF). Servlets são classes em Java que normalmente estendem de HttpServlet que recebem um objeto de requisição (chamada de request, obvio) e emitem um objeto de resposta para cada requisição (response).
Já Applets, executam no cliente e necessitam da JRE para rodar. Servlets não precisam de nada na sua maquina pra rodar. Só no servidor.
De uma forma bem reduzida (mas bem mesmo)… Applets são components Java que rodam no Client-Side. Nesse caso o cliente precisa ter, no minimo, a JRE instalada na sua maquina.
Servlet são componentes server-side, que rodam dentro de um web-container (ex: Tomcat). Utilizados geralmente como Controllers em aplicações MVC (Model-view-controller).
O resto você pode pesquisar no google/GUJ/Wikipedia que certamente vai encontrar mais detalhes
Hummm blz pessoal, era ± isso mesmo que eu queria. Nada muito profundado, somente a teoria de funcionamento. Grato Pela ajuda de vocês dois. Falow Abração.
Alguém que nunca viu Java pode lhe dizer:
applet = maçãzinha (pode conferir no dicionário!)
servlet = você escreveu errado serviette (guardanapo em francês)