O que são Arquiteturas monolíticas?

Eu estou estudando um pouco mais alguns conceitos, como SOAP, REST etc… e cai nesse termo de Arquiteturas monolíticas, gostaria de saber de uma forma simples e clara, porém se possível um pouco profunda, o que seria isso.

Arquitetura monolítica nada mais é do que uma arquitetura onde tudo faz parte da mesma estrutura. Ou seja, se você alterar uma única label no sistema, precisa refazer todo o processo de implantação, desde testes, (se for linguagem compilada,compilar), até o build em produção.

Diferente de uma arquitetura de micro serviços, onde você consegue isolar a construção de partes do sistema (os tais micro serviços) e o front (ou os, pois pode ser mais que um, ex: web e mobile).
Desta maneira, se o problema é uma label errada, você só mexe no front. Se é um dado acentuado vindo do back, você só altera ele e pronto.

1 curtida

acredito que uma das principais seja o OS.
Link

Hmmm, deixa eu ver se eu entendi, tudo bem?

Arquitetura monolítica seria mais ou menos um aplicação padrão antigo, como por exemplo, um Java EE no back e no front um JSP.

Arquitetura de micro serviços é basicamente 100% REST? Para que eu desacople todo meu back do meu front, com isso temos um sistema totalmente independe, ou seja, na web posso usar um Angular, React etc… para consumir minhas API’s REST do meu sistema (que no caso retorna um json, ou algo pelo endpoint certo?), e para mobile eu posso usar outra tecnologia de mobile que faz um ajax no mobile que eu não sei oq eles usam pra mobile kkkk

é isso?

Obrigado pelo retorno, valeu mesmo, consegui entender sim.

Então, cara.
SO é um tanto quanto complicado de desvincular da ideia do monolito.

Não, pode ser baseada em SOAP ou alguma maneira de disponibilizar informações segregadas de acordo com um padrão especifico, como um domínio (que é bem usado quando falamos de micro serviços).

Isso, exatamente.