O que sao esses comandos?

Pessoal, estudando banco da dados pela internet, me deparei com comandos do tipo
Class.forName(“sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver”).getInstance();
lemro tb que ja vi, em comandos return class.alguma_coisa;

o que é esse class aí??? qdo, como, e em que situação usamos ele??

alguem tem algum tutorial bom sobre banco de dados???

olá!

esse Class.forName(“sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver”) faz com que o Class Loader carregue essa classe (sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver) na memória… pode parecer inútil, mas esse driver tem um trecho inicializador static{} no código onde ele faz uma chamada ao método registerDriver() da classe DriverManager (classe utilizada para obter uma conexão com o bd)…
já o método getInstace(), como o nome diz, retorna uma instância que representa a classe que foi passada no forName()

um bom tutorial sobre JDBC: http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.7.1.guj

abraços

Obs: no java 6 (JDBC 4) você não precisa mais carregar (registrar) o driver JDBC.

Quando você chama DriverManager.getConnection, o DriverManager localiza e registra todos os drivers que estão no seu classpath.

pessoal, eu sitei o bando de dados pq foi o exemplo que eu vi… mas isso nao é usando apenas em bando de dados é???
pq como eu disse, eu ja vi aqui no guj em topicos, gente fazendo
public Class<?> getColumnClass(int columnIndex) {
return String.class;
}
onde isso é uma tabela e nao um BD…
entao o que eu quero saber é, o que é? como é? e quando e qual situação devemos usar o Class. como mostrado no primeiro exemplo
e o .class (minusculo) como mostrado no exemplo do return…
ou seja, quero aprender a usar esse comando e para isso preciso saber o que é ele, e em quais situações ele ocorre e quando devemos usar ele…
:slight_smile:

bem mais prático então o Java 6 nesse sentido =]