O que se deveria aprender numa faculdade de Tecnologia da Informação?

[quote=Luca]Olá

Sou contra concentrar a teoria nos primeiros anos porque o curso fica com pouca motivação.

[]s
Luca[/quote]

Luca, olhando para essa colocação acho que seria a de maior impacto. Pois muitos que estão com 10 anos hoje na área, começaram estudar matemática e levar à sério alguns anos depois, até depois da formação.

A motivação é o melhor caminho para um bom aprendizado e talvez essa seja a maior lição que os educadores precisam aprender !

acho que não deveriam ensinar nada relacionado a metodologias de desenvolvimento de software pois isto sempre muda isto sempre e diferente e qse nada q vc aprende na faculdade sobre isto vc usa… acho q deveriam ensinar os “alicerces” destas metodologias uma base geral nada muito especializado… tbm deveriam ensinar nada ou qse nada de materias referentes a matematica com exeção a logica matematica e estatistica que é fundamental para o aluno… o resto deveria ser ensinado atravez de problemas que se tem e teve na vida real para buscar sempre uma solução computacional a determinado problema de determinada area… não perder tempo com teorias e mais teorias a coisa deveria ser mais focado a pratica e não a teorias tendo somente a teoria como forma de resolver x problemas computacionais…

Essa coisa de matemática e teoria é interessante.

Existe um nível básico que todos deveriam saber antes de colocar curriculum na rua -e a maioria não tem idéia-, mas depois que passa disso só com interesses específicos. Eu sempre negligenciei a teoria do design de linguagens de programação e consegui realizar trabalhos razoáveis nos últimos 8 anos, agora surgiu o interesse e eu estou estudando e correndo atrás. O básico que eu estudei nos últimos tempos me foi suficiente e agora eu estou voltando para entender conceitos mais avançados.

Se eu tivesse estudado à exaustão estes conceitos em 2001 será que eu teria tão menos material para estudar em 2008?

Minha faculdade por exemplo, FATEC - Processamente de Dados, embora tenha tido muita programação, não focava formar programadores/desenvolvedores:
3 semestres de Adm
1 semestre de direito, sim, direito
3 semestres de BD
2 semestres de redes e microinformatica
4 semestres de análise (desde uml à OO e muitos conceitos de arquitetura e metodologias)
4 semestres de matemática (odeio e passei colando rs)
3 semestres de logica
1 semestre de economia (acho pouco)
1 semestre de lingua portuguesa e inglês (tbm acho pouco)
2 semestres de exposição de trabalhos diversos e debates

e mais umas porcarias jogadas que não lembro.

Acho que tudo vai do foco da formação, se o foco é formar desenvolvedores, a grade tem que ser uma, se o foco é outro, não tem porque ter muitas coisas já citadas aqui.

O que mais gostei da minha faculdade foi exatamente sair sem ter a menor visão de ser apenas um digitador, e sim ser um “executivo” de TI, não veio outro termo na cabeça então usei esse tosco mesmo, por isso esta entre aspas rs

esse curso de PD da FATEC não sei o que se relaciona mais uma coisa e certa não tem nada haver com a area da informatica…

Seria algo mais digamos assim, gestão de TI… mas com matérias mais técnicas como programação, redes e blablaba. Mas de nome ele forma Tecnologos, que equivale a analiste de sistemas dos outros cursos.

[quote=pcalcado]Essa coisa de matemática e teoria é interessante.

Existe um nível básico que todos deveriam saber antes de colocar curriculum na rua -e a maioria não tem idéia-, mas depois que passa disso só com interesses específicos. Eu sempre negligenciei a teoria do design de linguagens de programação e consegui realizar trabalhos razoáveis nos últimos 8 anos, agora surgiu o interesse e eu estou estudando e correndo atrás. O básico que eu estudei nos últimos tempos me foi suficiente e agora eu estou voltando para entender conceitos mais avançados.

Se eu tivesse estudado à exaustão estes conceitos em 2001 será que eu teria tão menos material para estudar em 2008?[/quote]

Exatamente o ponto que quis comentar. Muitos de nós começam a “perceber” o valor após muitos anos de estrada e nem todos querem descer a esse nível.

Você pode perfeitamente direcionar sua carreira profissional para um nível de abstração maior, como conhecer bastante o negócio e utilizar a linguagem-frameworks para implentá-la.

Atualmente estou estudando coisas interessantes como Virtual Machines, pois me interesso pelo assunto. Comprei livros a este respeito e estou acompanhando alguns projetos, e tentando estar apto à ajudar em projetos. Mas meu nível de aprendizado (bits e bytes) começou a se intensifcar nos dois últimos anos, após mais de 10 anos de estrada, comecei a querer saber mais sobre funcionamento das coisas “por dentro”.

Acho que esse é o caminho mais natural e o input de querer aprender tem de partir do profissional.

A base tem que existir, concordo com isso, mas alguns cursos bombardeiam o aluno e a taxa de desistência é extremamente elevada.

Muitos também acabam pegando ódio mortal pela matéria e nunca irão voltar a estudar novamente, o que é uma pena…

[quote=pcalcado]Essa coisa de matemática e teoria é interessante.

Existe um nível básico que todos deveriam saber antes de colocar curriculum na rua -e a maioria não tem idéia-, mas depois que passa disso só com interesses específicos. Eu sempre negligenciei a teoria do design de linguagens de programação e consegui realizar trabalhos razoáveis nos últimos 8 anos, agora surgiu o interesse e eu estou estudando e correndo atrás. O básico que eu estudei nos últimos tempos me foi suficiente e agora eu estou voltando para entender conceitos mais avançados.

Se eu tivesse estudado à exaustão estes conceitos em 2001 será que eu teria tão menos material para estudar em 2008?[/quote]
Eu concordo com você. E mais, tem algumas coisas que são totalmente desistimulantes. Ex: Você faz uma cadeira de matemática XYZ sem saber onde aquilo serve na computação. Acho que todo mundo já passou por essa situação e fez a famosa pergunta: Pra que isso vai me servir em computação? E ai o professor sequer sabe te responder.

Claro que tem muitas coisas que agente não sabe pra que serve mas tem fundamento. O ponto é que quando você estuda alguma coisa é legal ter a noção da utilização deste conhecimento para te estimular, pois caso contrário se torna tão chato que você acaba largando de mão.

Exigir inglês fluente…
(Quase impossível, precisaria reformular o inglês dado nas escolas).
Antes de mais nada além da discussão do que deveria ser dado acho interessante TENTAR mover algumas palhas para isso acontecer.
Discutir isso num fórum fechado é legal, mas colocar isso num degrau acima onde mais pessoas pudessem ver era melhor.

Todo mundo pensa no individuo: “Se eu estou bem empregado, então o resto que se fo…”
No entanto se pensássemos mais no bem coletivo o Brasil todo ganharia.

Acho que é isso…

Acho que sim. A cada dia somos inundados com coisas novas. Se faça essa mesma pergunta daqui a 7 anos :slight_smile:

Cara, matemática não pra ti aplicar em algum lugar. É pra abrir tua cabeça para a lógica dos números. Que basicamente é a lógica. Óbvio que muita coisa tu vai usar, e muita coisa não vai usar nunca. Mas isso não é importante. A questão é ter, dentro da tua cabeça, a compreensão de como a matemática funciona, e no nosso caso, que trabalhamos em TI, isso precisa ser PROFUNDO.

Faça um teste. Pergunte para as pessoas que te rodeiam, e que não trabalham com TI. Assim(usando uma continha aleatória): Quanto é 20% de 25 . Muitas pessoas não tem a menor idéia. O primeiro motívo é que elas irão ter preguiça de pensar no resultado, e ai tu já sabe que não serem para trabalhar TI. O segundo motívo é que não vão saber mesmo. Uma conta simples, mas que não entra na cabeça de muita gente. A primeira vista, é uma ABSURDO, uma conta simples, e um adulto não saber. Mas é a realidade. Quem trabalha com ciencias humanas não se importa com isso. Porque não precisa.

E isso também tem relação com outros cursos. Uma pessoa que faz uma faculdade de, por exemplo, psicologia, também não tem cadeira de VENDAS, e deveria ter.

:smiley:

Cara, matemática não pra ti aplicar em algum lugar. É pra abrir tua cabeça para a lógica dos números. Que basicamente é a lógica. Óbvio que muita coisa tu vai usar, e muita coisa não vai usar nunca. Mas isso não é importante. A questão é ter, dentro da tua cabeça, a compreensão de como a matemática funciona, e no nosso caso, que trabalhamos em TI, isso precisa ser PROFUNDO.[/quote]
Acho que você não entendeu o que eu quis dizer. Ex: Algebra relacional nós sabemos que serve para linguagem SQL, etc. Geometria Analítica, Cálculo Vetorial, Equação Diferencial e mais algumas coisas vão te servir em computação gráfica e por ai vai. Hoje eu sei disso mas antigamente nem fazia idéia. Sabendo disso gera uma motivação a mais, pelo menos eu me motivo mais com objetivos do que estudar por estudar. Quanto a ser importante para abrir a mente eu concordo plenamente.

[quote=marcelomartins]Faça um teste. Pergunte para as pessoas que te rodeiam, e que não trabalham com TI. Assim(usando uma continha aleatória): Quanto é 20% de 25 . Muitas pessoas não tem a menor idéia. O primeiro motívo é que elas irão ter preguiça de pensar no resultado, e ai tu já sabe que não serem para trabalhar TI. O segundo motívo é que não vão saber mesmo. Uma conta simples, mas que não entra na cabeça de muita gente. A primeira vista, é uma ABSURDO, uma conta simples, e um adulto não saber. Mas é a realidade. Quem trabalha com ciencias humanas não se importa com isso. Porque não precisa.

E isso também tem relação com outros cursos. Uma pessoa que faz uma faculdade de, por exemplo, psicologia, também não tem cadeira de VENDAS, e deveria ter.

:D[/quote]
Concordo, quem não gosta de matemática não tem como trabalhar com desenvolvimento de software com qualidade.

Qual o embasamento científico pra isso?

Não gostar é uma coisa, não saber é outra, sempre odiei e sempre vou odiar matemática, não vejo pq isso me faz um desenvolvedor pior que outros. Tem gente que gosta muito de certas coisas e nem por isso sabem melhor ou mais, o contrário tbm é verdadeiro.

Qual o embasamento científico pra isso?

Não gostar é uma coisa, não saber é outra, sempre odiei e sempre vou odiar matemática, não vejo pq isso me faz um desenvolvedor pior que outros. Tem gente que gosta muito de certas coisas e nem por isso sabem melhor ou mais, o contrário tbm é verdadeiro.[/quote]
É a minha opinião apenas. Eu deveria ter escrito: não sabe matemática. Ficaria mais correto e menos opinião pessoal.

Você há de convir que não gostar de matemática não é algo muito comum em bons programadores. Mas é perfeitamente possível algum que seja bom não gostar de matemática, o que sinceramente eu nunca conheci.

Acho que num curso de 4 anos…

1º ano:

  • Arquitetura de computadores - como os computadores funcionam;
  • Sistemas operacionais 1 - o básico sobre como os sistemas operacionais funcionam;
  • Teoria de sistemas de informação - a motivação e aplicação de sistemas de informações nas diversas áreas da sociedade;
  • Hardware 1 - o básico sobre hardware;
  • Matemática 1.

2º ano:

  • Redes de computadores 1 - uma boa visão sobre os vários tipos de redes;
  • Banco de dados 1 - teoria geral de banco de dados e seus vários tipos (relacional, oo, etc);
  • Hardware 2 - tópicos avançados;
  • Linguagens de programação 1 - o básico sobre linguagens de programação (tipos, propósitos) e algoritmos;
  • Administração de departamentos de TI - como funcionam, de uma maneira geral, os deptos de TI;
  • Matemática 2.

3º ano:

  • Direito - tópicos sobre propriedade intelectual, patrimonio digital, etc;
  • Banco de dados 2 - modelagem e administração de banco de dados relacional;
  • Linguagens de programação 2 - construção de algoritmos mais complexos em diversas linguagens (sugestão: Java, Ruby, C#, Lisp, C);
  • Metodologias de desenvolvimento - tópicos básicos e avansados sobre métodos ágeis e tradicionais;
  • Sistemas operacionais 2 - tópicos mais avançados;
  • Redes de computadores 2 - implementação de rede com Linux e Windows.

4º ano:

  • Mercado de TI - estudo bem realista do mercado “atual” de TI pra dar uma visão do que eles vão encarar;
  • Inteligencia Artificial - uma boa visão sobre IA;
  • Sistemas corporativos - uma boa visão sobre sistemas corporativos (ERP, CRM, etc);
  • Arquitetura de software - estudo sobre vários aspectos, propósitos, tecnologias e padrões;
  • Empreendedorismo em TI.

Isso pensando um curso de Sistemas de Informação, Processamento de Dados, etc.

Se fosse Ciência da Computação, materias que não podem faltar à fundo são as que envolvem teoria de linguagens de programação, compiladores, interpretadores e máquinas virtuais.

Hoje, depois de 4 anos fora do curso de Ciência da Computação, uma matéria que resgatei das cinzas foi compiladores. Era uma matéria que eu adorava, mas depois da facul nunca mais tinha estudado. Agora, mês passado, comprei um livro e voltei a estudar sobre o assunto por conta própria, por puro interesse em ser um desenvolvedor de software melhor. :wink:

a coisas bem inuteis na sua grade ai… como direito, metodologias de software e mercado…
primeiro direito e interesante mas inutil em nossa area… 2 metodologias sempre mudam, 3 mercado idem a metodologias… e tbm a conceitos avançados demais pra tecnologia como arquitetura de computadores… pra que diabos um tecnologo que se baseara em CRUDs, ou em redes ou em manutenção tem que saber sobre papiline, arquitetura de processadores, instruções assembly processos de contruçoes de processadores e memorias? aliais ra saber destas coisas ele precisaria no minimo ter antes alguma materia de circuitos digitais… e sistemas operacionais idem… um tecnologo não precisa saber coisas sobre esclonamento, gerenciamento de memoria do SO e threads do SO… isto são coisas avançadas que cabem a CC e não a tecnologia…

Direito é super util, tanto para vc saber o quanto estão te explorando quando para vc saber como proceder quando vc tiver o seu negócio próprio.

Direito é super util, tanto para vc saber o quanto estão te explorando quando para vc saber como proceder quando vc tiver o seu negócio próprio.

concordo mas acho que deveria ser lencionado na materia com enfase em administração de TI

acho que matematica e logica…

como vcs comentaram acima o problema da matematica e que começãmos a entender para quer serve depois de alguns anos de estrada…

eu lembro que na faculdade eu me perguntava para que saber teoria dos grafos??? fazia, mas de total má vontade…

olha que meu professor era otimo… um dos melhores que já tive, mas eu com 19 anos na epoca não tinha maturidade para entender como aquilo poderia ser util na minha vida profissional…

acho que no final das contas grande parte dos estudantes (era o meu caso) não estavam preparados para um curso de computação…

me formei, mas poderia ter aprendido mais… se eu tive-se a cabeça que tenho hoje, com certeza teria tirado mais proveito…

então… dando minha humilde opinião… matematica e logica…

agora fica a pergunta… será que os cursos de computação são vendidos da forma correta? quem compra sabe o que esta levando para casa?

Não acho que está seja uma forma muito util de começar um comentário. :wink:

Mas de qualquer forma…

:arrow: Não acho que deva ser lecionado direito o ano inteiro, mas pelo menos um semestre, sim. Tive direito [em CC] e achei bastante útil, porque não tinha noção nenhuma de como a coisa funcionava.

:arrow: Metodologias de desenvolvimento de software é útil, porque suponha que o cara vá ser um desenvolvedor de software, ele precisa saber quais são as opções atuais, bem como as que passaram (e por que passaram).

Ainda que metodologias venham e vão, ele precisa saber “o que é”, “pra que serve”, “o que teve”, “e o que tem”. Se quando ele sair da faculdade (lebrando que esta materia seria lecionada no penultimo ano) a metodologia do momento seja outra, ela já terá um bom conhecimento das que passaram, pra que possa avaliar a atual.

O mesmo acontece com linguagens de programação (ainda que estas possam ficar em evidência por mais tempo).

:arrow: Mercado de TI acho importante pro cara saber “o que é o mercado de TI”, “quais são as possíveis áreas de atuação de um profissional de TI”, “quais são os níchos do mercado de TI”, mesmo sabendo que o mercado é evolutivamente mutável.

Porque, cara, na boa, quando eu fazia CC, tinha gente que chegava na faculdade sem nem saber o que, de fato, um profissional de TI pode fazer. Nem todo mundo vai pra faculdade com conhecimento previo. Nós de TI achamos que é assim, que o cara já vai com uma certa bagagem, que tem que já saber isso e aqui, mas não é a realidade e nem deve ser .

O cara nem sabe que existe programador, DBA, adm de rede, etc, etc, etc. Pra ele é profissional de TI e pronto. É o faz tudo. Arruma mouse, troca cartucho de impressora, faz um programa, instala uma rede, e ponto!

A faculdade tem que dar uma noção do mercado. Até pro cara poder buscar uma especialização posterior [ao terminar a faculdade].

:arrow: Não acho que o cara precise aprender sobre instruções assembly, porque vai estudar arquitetura de computadores. Mas acho tem que saber como os computadores funcionam, sim. Em muitos cursos técnicos de eletrônica e processamento de dados esse tema é abordado.

Lembre-se, eu disse: “Como os computadores funcionam”. Porque tem gente que chega na faculdade e não sabe nada sobre o computador. Nada. O cada não sabe nada. Nem que um dia existiu o ENIAC!

(Circuitos digitais não seria nada mal… rsrsrs)

:arrow: Acho que tecnologo tem que saber sobre sistemas operacionais, sim. Não precisa implementar sei minix da vida, mas precisa aprender sobre como funcionam os sistemas operacionais. Até pra ter uma visão crítica da coisa.

Cara, EU PENSO que tecnologo tem que ter uma visão geral, mas ao mesmo tempo prática da coisa, pra poder sair pro mercado de trabalho pra arranjar trampo [e fazer coisas de qualidade]. Não adianta o cara fazer uma faculdade só pra aprender a fazer CRUD ou configurar rede Linux. Se for pra aprender isso, é melhor o cara fazer um curso prático na escola X ou Y – que tem um monte por ai, cheia qualidade, e bem mais barata e rápida que uma faculdade. No MEU PENSAMENTO o cara tem que ter uma mais mais profunda.

“Minha humilde opinião”