Não acho que está seja uma forma muito util de começar um comentário. 
Mas de qualquer forma…
:arrow: Não acho que deva ser lecionado direito o ano inteiro, mas pelo menos um semestre, sim. Tive direito [em CC] e achei bastante útil, porque não tinha noção nenhuma de como a coisa funcionava.
:arrow: Metodologias de desenvolvimento de software é útil, porque suponha que o cara vá ser um desenvolvedor de software, ele precisa saber quais são as opções atuais, bem como as que passaram (e por que passaram).
Ainda que metodologias venham e vão, ele precisa saber “o que é”, “pra que serve”, “o que teve”, “e o que tem”. Se quando ele sair da faculdade (lebrando que esta materia seria lecionada no penultimo ano) a metodologia do momento seja outra, ela já terá um bom conhecimento das que passaram, pra que possa avaliar a atual.
O mesmo acontece com linguagens de programação (ainda que estas possam ficar em evidência por mais tempo).
:arrow: Mercado de TI acho importante pro cara saber “o que é o mercado de TI”, “quais são as possíveis áreas de atuação de um profissional de TI”, “quais são os níchos do mercado de TI”, mesmo sabendo que o mercado é evolutivamente mutável.
Porque, cara, na boa, quando eu fazia CC, tinha gente que chegava na faculdade sem nem saber o que, de fato, um profissional de TI pode fazer. Nem todo mundo vai pra faculdade com conhecimento previo. Nós de TI achamos que é assim, que o cara já vai com uma certa bagagem, que tem que já saber isso e aqui, mas não é a realidade e nem deve ser .
O cara nem sabe que existe programador, DBA, adm de rede, etc, etc, etc. Pra ele é profissional de TI e pronto. É o faz tudo. Arruma mouse, troca cartucho de impressora, faz um programa, instala uma rede, e ponto!
A faculdade tem que dar uma noção do mercado. Até pro cara poder buscar uma especialização posterior [ao terminar a faculdade].
:arrow: Não acho que o cara precise aprender sobre instruções assembly, porque vai estudar arquitetura de computadores. Mas acho tem que saber como os computadores funcionam, sim. Em muitos cursos técnicos de eletrônica e processamento de dados esse tema é abordado.
Lembre-se, eu disse: “Como os computadores funcionam”. Porque tem gente que chega na faculdade e não sabe nada sobre o computador. Nada. O cada não sabe nada. Nem que um dia existiu o ENIAC!
(Circuitos digitais não seria nada mal… rsrsrs)
:arrow: Acho que tecnologo tem que saber sobre sistemas operacionais, sim. Não precisa implementar sei minix da vida, mas precisa aprender sobre como funcionam os sistemas operacionais. Até pra ter uma visão crítica da coisa.
Cara, EU PENSO que tecnologo tem que ter uma visão geral, mas ao mesmo tempo prática da coisa, pra poder sair pro mercado de trabalho pra arranjar trampo [e fazer coisas de qualidade]. Não adianta o cara fazer uma faculdade só pra aprender a fazer CRUD ou configurar rede Linux. Se for pra aprender isso, é melhor o cara fazer um curso prático na escola X ou Y – que tem um monte por ai, cheia qualidade, e bem mais barata e rápida que uma faculdade. No MEU PENSAMENTO o cara tem que ter uma mais mais profunda.
“Minha humilde opinião”