Matemática++
Deveriam existir algumas matérias opcionais/extra-curriculares e não o modelo estático que existe hoje com a grade amarrada e que demora anos para a faculdade reformular.
Acho que todo profissional de TI, deve ter uma formação mínima de lógica (até os administradores de rede, para criar seus scripts), redes, sistemas operacionais, arquitetura de computadores e engenharia de software (em muitas faculdade, isso aqui, pincela apenas o modelo de desenvolvimento em cascata e só!).
Falta uma constante atuailização do conteudo ensinado, dos professores, existem professores que apresentam o mesmo slide a mais de 4 anos.Acho absurdo na área de TI, isso acontecer.
Livros?Seria tão bom se a faculdade usasse o dinheiro que ela diz que aumenta para melhorar a estrutura comprando livros realmente bons e que o acervo fosse renovado periodicamente…
Bem, falta também em grande parte interesse dos colegas em se formarem bons profissionais, e o nível das faculdades esta despencando na velocidade da luz, pois as faculdade particulares que são dificieis de formar, tem um exodo grande.E acabam se adaptando ao mercado “abrindo as pernas” e facilitando a vida de todos…
Interpretar, contextualizar, questionar!
Parece bobagem,… mas não é!
[]s
Capacidade de abstrair conceitos, modelagem conceitual…
editado: e não apenas a ultima linguagem da moda!
Chegando atrasado, mais uma vez tb…
Bem, uma vez eu estava falando com um amigo meu que é dono de um colégio. Ele estava querendo fazer uma faculdade focada em alguma cadeira, especificamente, como a ESPM em Mkt… Bem, ele me questionou sobre como andava o mundo de Ciência da Computação e a minha resposta foi “Em faculdades?!? Uma merda!”… isso foi a 3 anos e eu ainda tenho a mesma ideia. Os professores estão ficando pra traz nas tecnologias… ainda existem professores muito bons, mas antiquados!
A minha ideia a ele foi especializar o curso de Tecnologia da Informação tendo com base os cursos de engenharia, onde inicialmente todos aprendem o básico pra depois seguirem uma especialização… neste exemplo todos fariam as cadeiras básicas da faculdade (metodologias, modelagem, algoritimos, etc) e depois cada um iria se especializar (desenvolvimento, DBA, Analista, Gerente). Alem do mais, matérias eletivas deveriam existir para especializar mais ainda o aluno.
Acho que o legal de ter uma Escola Superior de Tecnologia da Informação é ter uma peneira grande na entrada dos alunos, provas de alto nivel, esquemas de estudos mais dinâmicos, um mix de “aula tecnica” e “aula prática” mais bem elaborado, professores atualizados e, se possivel, empregados (isso força bastante a reciclagem de conhecimento), workshops, feiras, palestras, etc, etc, etc.
A ideia não foi pra frente, mas acredito que, se existisse dinheiro, seria uma das coisas que eu iria investir!
Olha, deveria focar mais no desenvolvimento de software, gestão de Projetos e incentivar a Iniciação Científica…
[quote=marcelomartins]chegando atrasado (de novo).
Além do que já falado no tópico, acho deveria ter nos cursos de tecnologia da informação:
:arrow: Matemática. Aquela que deixa o magrão pirado de tanto número. Aquela que seleciona quem vai ser dar bem na área do que não tem condições de exibir um diploma. Matemática é fundamental para area de TI, quanto mais melhor. Cada vez me convenço mais disso.
:arrow: Administração de empresa
:arrow: Vendas. Muito, afinal, o cara vai querer ganhar um dinheiro depois de formado né!
[/quote]
Plena concordância. :thumbup:
[quote=Luca]Olá
Sou contra concentrar a teoria nos primeiros anos porque o curso fica com pouca motivação.
[]s
Luca[/quote]
Luca, olhando para essa colocação acho que seria a de maior impacto. Pois muitos que estão com 10 anos hoje na área, começaram estudar matemática e levar à sério alguns anos depois, até depois da formação.
A motivação é o melhor caminho para um bom aprendizado e talvez essa seja a maior lição que os educadores precisam aprender !
acho que não deveriam ensinar nada relacionado a metodologias de desenvolvimento de software pois isto sempre muda isto sempre e diferente e qse nada q vc aprende na faculdade sobre isto vc usa… acho q deveriam ensinar os “alicerces” destas metodologias uma base geral nada muito especializado… tbm deveriam ensinar nada ou qse nada de materias referentes a matematica com exeção a logica matematica e estatistica que é fundamental para o aluno… o resto deveria ser ensinado atravez de problemas que se tem e teve na vida real para buscar sempre uma solução computacional a determinado problema de determinada area… não perder tempo com teorias e mais teorias a coisa deveria ser mais focado a pratica e não a teorias tendo somente a teoria como forma de resolver x problemas computacionais…
Essa coisa de matemática e teoria é interessante.
Existe um nível básico que todos deveriam saber antes de colocar curriculum na rua -e a maioria não tem idéia-, mas depois que passa disso só com interesses específicos. Eu sempre negligenciei a teoria do design de linguagens de programação e consegui realizar trabalhos razoáveis nos últimos 8 anos, agora surgiu o interesse e eu estou estudando e correndo atrás. O básico que eu estudei nos últimos tempos me foi suficiente e agora eu estou voltando para entender conceitos mais avançados.
Se eu tivesse estudado à exaustão estes conceitos em 2001 será que eu teria tão menos material para estudar em 2008?
Minha faculdade por exemplo, FATEC - Processamente de Dados, embora tenha tido muita programação, não focava formar programadores/desenvolvedores:
3 semestres de Adm
1 semestre de direito, sim, direito
3 semestres de BD
2 semestres de redes e microinformatica
4 semestres de análise (desde uml à OO e muitos conceitos de arquitetura e metodologias)
4 semestres de matemática (odeio e passei colando rs)
3 semestres de logica
1 semestre de economia (acho pouco)
1 semestre de lingua portuguesa e inglês (tbm acho pouco)
2 semestres de exposição de trabalhos diversos e debates
e mais umas porcarias jogadas que não lembro.
Acho que tudo vai do foco da formação, se o foco é formar desenvolvedores, a grade tem que ser uma, se o foco é outro, não tem porque ter muitas coisas já citadas aqui.
O que mais gostei da minha faculdade foi exatamente sair sem ter a menor visão de ser apenas um digitador, e sim ser um “executivo” de TI, não veio outro termo na cabeça então usei esse tosco mesmo, por isso esta entre aspas rs
esse curso de PD da FATEC não sei o que se relaciona mais uma coisa e certa não tem nada haver com a area da informatica…
Seria algo mais digamos assim, gestão de TI… mas com matérias mais técnicas como programação, redes e blablaba. Mas de nome ele forma Tecnologos, que equivale a analiste de sistemas dos outros cursos.
[quote=pcalcado]Essa coisa de matemática e teoria é interessante.
Existe um nível básico que todos deveriam saber antes de colocar curriculum na rua -e a maioria não tem idéia-, mas depois que passa disso só com interesses específicos. Eu sempre negligenciei a teoria do design de linguagens de programação e consegui realizar trabalhos razoáveis nos últimos 8 anos, agora surgiu o interesse e eu estou estudando e correndo atrás. O básico que eu estudei nos últimos tempos me foi suficiente e agora eu estou voltando para entender conceitos mais avançados.
Se eu tivesse estudado à exaustão estes conceitos em 2001 será que eu teria tão menos material para estudar em 2008?[/quote]
Exatamente o ponto que quis comentar. Muitos de nós começam a “perceber” o valor após muitos anos de estrada e nem todos querem descer a esse nível.
Você pode perfeitamente direcionar sua carreira profissional para um nível de abstração maior, como conhecer bastante o negócio e utilizar a linguagem-frameworks para implentá-la.
Atualmente estou estudando coisas interessantes como Virtual Machines, pois me interesso pelo assunto. Comprei livros a este respeito e estou acompanhando alguns projetos, e tentando estar apto à ajudar em projetos. Mas meu nível de aprendizado (bits e bytes) começou a se intensifcar nos dois últimos anos, após mais de 10 anos de estrada, comecei a querer saber mais sobre funcionamento das coisas “por dentro”.
Acho que esse é o caminho mais natural e o input de querer aprender tem de partir do profissional.
A base tem que existir, concordo com isso, mas alguns cursos bombardeiam o aluno e a taxa de desistência é extremamente elevada.
Muitos também acabam pegando ódio mortal pela matéria e nunca irão voltar a estudar novamente, o que é uma pena…
[quote=pcalcado]Essa coisa de matemática e teoria é interessante.
Se eu tivesse estudado à exaustão estes conceitos em 2001 será que eu teria tão menos material para estudar em 2008?[/quote]
Eu concordo com você. E mais, tem algumas coisas que são totalmente desistimulantes. Ex: Você faz uma cadeira de matemática XYZ sem saber onde aquilo serve na computação. Acho que todo mundo já passou por essa situação e fez a famosa pergunta: Pra que isso vai me servir em computação? E ai o professor sequer sabe te responder.
Claro que tem muitas coisas que agente não sabe pra que serve mas tem fundamento. O ponto é que quando você estuda alguma coisa é legal ter a noção da utilização deste conhecimento para te estimular, pois caso contrário se torna tão chato que você acaba largando de mão.
Exigir inglês fluente…
(Quase impossível, precisaria reformular o inglês dado nas escolas).
Antes de mais nada além da discussão do que deveria ser dado acho interessante TENTAR mover algumas palhas para isso acontecer.
Discutir isso num fórum fechado é legal, mas colocar isso num degrau acima onde mais pessoas pudessem ver era melhor.
Todo mundo pensa no individuo: “Se eu estou bem empregado, então o resto que se fo…”
No entanto se pensássemos mais no bem coletivo o Brasil todo ganharia.
Acho que é isso…
Acho que sim. A cada dia somos inundados com coisas novas. Se faça essa mesma pergunta daqui a 7 anos
Cara, matemática não pra ti aplicar em algum lugar. É pra abrir tua cabeça para a lógica dos números. Que basicamente é a lógica. Óbvio que muita coisa tu vai usar, e muita coisa não vai usar nunca. Mas isso não é importante. A questão é ter, dentro da tua cabeça, a compreensão de como a matemática funciona, e no nosso caso, que trabalhamos em TI, isso precisa ser PROFUNDO.
Faça um teste. Pergunte para as pessoas que te rodeiam, e que não trabalham com TI. Assim(usando uma continha aleatória): Quanto é 20% de 25 . Muitas pessoas não tem a menor idéia. O primeiro motívo é que elas irão ter preguiça de pensar no resultado, e ai tu já sabe que não serem para trabalhar TI. O segundo motívo é que não vão saber mesmo. Uma conta simples, mas que não entra na cabeça de muita gente. A primeira vista, é uma ABSURDO, uma conta simples, e um adulto não saber. Mas é a realidade. Quem trabalha com ciencias humanas não se importa com isso. Porque não precisa.
E isso também tem relação com outros cursos. Uma pessoa que faz uma faculdade de, por exemplo, psicologia, também não tem cadeira de VENDAS, e deveria ter.
Cara, matemática não pra ti aplicar em algum lugar. É pra abrir tua cabeça para a lógica dos números. Que basicamente é a lógica. Óbvio que muita coisa tu vai usar, e muita coisa não vai usar nunca. Mas isso não é importante. A questão é ter, dentro da tua cabeça, a compreensão de como a matemática funciona, e no nosso caso, que trabalhamos em TI, isso precisa ser PROFUNDO.[/quote]
Acho que você não entendeu o que eu quis dizer. Ex: Algebra relacional nós sabemos que serve para linguagem SQL, etc. Geometria Analítica, Cálculo Vetorial, Equação Diferencial e mais algumas coisas vão te servir em computação gráfica e por ai vai. Hoje eu sei disso mas antigamente nem fazia idéia. Sabendo disso gera uma motivação a mais, pelo menos eu me motivo mais com objetivos do que estudar por estudar. Quanto a ser importante para abrir a mente eu concordo plenamente.
[quote=marcelomartins]Faça um teste. Pergunte para as pessoas que te rodeiam, e que não trabalham com TI. Assim(usando uma continha aleatória): Quanto é 20% de 25 . Muitas pessoas não tem a menor idéia. O primeiro motívo é que elas irão ter preguiça de pensar no resultado, e ai tu já sabe que não serem para trabalhar TI. O segundo motívo é que não vão saber mesmo. Uma conta simples, mas que não entra na cabeça de muita gente. A primeira vista, é uma ABSURDO, uma conta simples, e um adulto não saber. Mas é a realidade. Quem trabalha com ciencias humanas não se importa com isso. Porque não precisa.
E isso também tem relação com outros cursos. Uma pessoa que faz uma faculdade de, por exemplo, psicologia, também não tem cadeira de VENDAS, e deveria ter.
:D[/quote]
Concordo, quem não gosta de matemática não tem como trabalhar com desenvolvimento de software com qualidade.
Qual o embasamento científico pra isso?
Não gostar é uma coisa, não saber é outra, sempre odiei e sempre vou odiar matemática, não vejo pq isso me faz um desenvolvedor pior que outros. Tem gente que gosta muito de certas coisas e nem por isso sabem melhor ou mais, o contrário tbm é verdadeiro.
Qual o embasamento científico pra isso?
Não gostar é uma coisa, não saber é outra, sempre odiei e sempre vou odiar matemática, não vejo pq isso me faz um desenvolvedor pior que outros. Tem gente que gosta muito de certas coisas e nem por isso sabem melhor ou mais, o contrário tbm é verdadeiro.[/quote]
É a minha opinião apenas. Eu deveria ter escrito: não sabe matemática. Ficaria mais correto e menos opinião pessoal.
Você há de convir que não gostar de matemática não é algo muito comum em bons programadores. Mas é perfeitamente possível algum que seja bom não gostar de matemática, o que sinceramente eu nunca conheci.