O que se deveria aprender numa faculdade de Tecnologia da Informação?

Acho que num curso de 4 anos…

1º ano:

• Arquitetura de computadores - como os computadores funcionam;
  • Sistemas operacionais 1 - o básico sobre como os sistemas operacionais funcionam;
  • Teoria de sistemas de informação - a motivação e aplicação de sistemas de informações nas diversas áreas da sociedade;
  • Hardware 1 - o básico sobre hardware;
  • Matemática 1.

2º ano:

• Redes de computadores 1 - uma boa visão sobre os vários tipos de redes;
  • Banco de dados 1 - teoria geral de banco de dados e seus vários tipos (relacional, oo, etc);
  • Hardware 2 - tópicos avançados;
  • Linguagens de programação 1 - o básico sobre linguagens de programação (tipos, propósitos) e algoritmos;
  • Administração de departamentos de TI - como funcionam, de uma maneira geral, os deptos de TI;
  • Matemática 2.

3º ano:

• Direito - tópicos sobre propriedade intelectual, patrimonio digital, etc;
  • Banco de dados 2 - modelagem e administração de banco de dados relacional;
  • Linguagens de programação 2 - construção de algoritmos mais complexos em diversas linguagens (sugestão: Java, Ruby, C#, Lisp, C);
  • Metodologias de desenvolvimento - tópicos básicos e avansados sobre métodos ágeis e tradicionais;
  • Sistemas operacionais 2 - tópicos mais avançados;
  • Redes de computadores 2 - implementação de rede com Linux e Windows.

4º ano:

• Mercado de TI - estudo bem realista do mercado “atual” de TI pra dar uma visão do que eles vão encarar;
  • Inteligencia Artificial - uma boa visão sobre IA;
  • Sistemas corporativos - uma boa visão sobre sistemas corporativos (ERP, CRM, etc);
  • Arquitetura de software - estudo sobre vários aspectos, propósitos, tecnologias e padrões;
  • Empreendedorismo em TI.

Isso pensando um curso de Sistemas de Informação, Processamento de Dados, etc.

Se fosse Ciência da Computação, materias que não podem faltar à fundo são as que envolvem teoria de linguagens de programação, compiladores, interpretadores e máquinas virtuais.

Hoje, depois de 4 anos fora do curso de Ciência da Computação, uma matéria que resgatei das cinzas foi compiladores. Era uma matéria que eu adorava, mas depois da facul nunca mais tinha estudado. Agora, mês passado, comprei um livro e voltei a estudar sobre o assunto por conta própria, por puro interesse em ser um desenvolvedor de software melhor. :wink:

a coisas bem inuteis na sua grade ai… como direito, metodologias de software e mercado…
primeiro direito e interesante mas inutil em nossa area… 2 metodologias sempre mudam, 3 mercado idem a metodologias… e tbm a conceitos avançados demais pra tecnologia como arquitetura de computadores… pra que diabos um tecnologo que se baseara em CRUDs, ou em redes ou em manutenção tem que saber sobre papiline, arquitetura de processadores, instruções assembly processos de contruçoes de processadores e memorias? aliais ra saber destas coisas ele precisaria no minimo ter antes alguma materia de circuitos digitais… e sistemas operacionais idem… um tecnologo não precisa saber coisas sobre esclonamento, gerenciamento de memoria do SO e threads do SO… isto são coisas avançadas que cabem a CC e não a tecnologia…

Direito é super util, tanto para vc saber o quanto estão te explorando quando para vc saber como proceder quando vc tiver o seu negócio próprio.

Direito é super util, tanto para vc saber o quanto estão te explorando quando para vc saber como proceder quando vc tiver o seu negócio próprio.

concordo mas acho que deveria ser lencionado na materia com enfase em administração de TI

acho que matematica e logica…

como vcs comentaram acima o problema da matematica e que começãmos a entender para quer serve depois de alguns anos de estrada…

eu lembro que na faculdade eu me perguntava para que saber teoria dos grafos??? fazia, mas de total má vontade…

olha que meu professor era otimo… um dos melhores que já tive, mas eu com 19 anos na epoca não tinha maturidade para entender como aquilo poderia ser util na minha vida profissional…

acho que no final das contas grande parte dos estudantes (era o meu caso) não estavam preparados para um curso de computação…

me formei, mas poderia ter aprendido mais… se eu tive-se a cabeça que tenho hoje, com certeza teria tirado mais proveito…

então… dando minha humilde opinião… matematica e logica…

agora fica a pergunta… será que os cursos de computação são vendidos da forma correta? quem compra sabe o que esta levando para casa?

Não acho que está seja uma forma muito util de começar um comentário. :wink:

Mas de qualquer forma…

:arrow: Não acho que deva ser lecionado direito o ano inteiro, mas pelo menos um semestre, sim. Tive direito [em CC] e achei bastante útil, porque não tinha noção nenhuma de como a coisa funcionava.

:arrow: Metodologias de desenvolvimento de software é útil, porque suponha que o cara vá ser um desenvolvedor de software, ele precisa saber quais são as opções atuais, bem como as que passaram (e por que passaram).

Ainda que metodologias venham e vão, ele precisa saber “o que é”, “pra que serve”, “o que teve”, “e o que tem”. Se quando ele sair da faculdade (lebrando que esta materia seria lecionada no penultimo ano) a metodologia do momento seja outra, ela já terá um bom conhecimento das que passaram, pra que possa avaliar a atual.

O mesmo acontece com linguagens de programação (ainda que estas possam ficar em evidência por mais tempo).

:arrow: Mercado de TI acho importante pro cara saber “o que é o mercado de TI”, “quais são as possíveis áreas de atuação de um profissional de TI”, “quais são os níchos do mercado de TI”, mesmo sabendo que o mercado é evolutivamente mutável.

Porque, cara, na boa, quando eu fazia CC, tinha gente que chegava na faculdade sem nem saber o que, de fato, um profissional de TI pode fazer. Nem todo mundo vai pra faculdade com conhecimento previo. Nós de TI achamos que é assim, que o cara já vai com uma certa bagagem, que tem que já saber isso e aqui, mas não é a realidade e nem deve ser .

O cara nem sabe que existe programador, DBA, adm de rede, etc, etc, etc. Pra ele é profissional de TI e pronto. É o faz tudo. Arruma mouse, troca cartucho de impressora, faz um programa, instala uma rede, e ponto!

A faculdade tem que dar uma noção do mercado. Até pro cara poder buscar uma especialização posterior [ao terminar a faculdade].

:arrow: Não acho que o cara precise aprender sobre instruções assembly, porque vai estudar arquitetura de computadores. Mas acho tem que saber como os computadores funcionam, sim. Em muitos cursos técnicos de eletrônica e processamento de dados esse tema é abordado.

Lembre-se, eu disse: “Como os computadores funcionam”. Porque tem gente que chega na faculdade e não sabe nada sobre o computador. Nada. O cada não sabe nada. Nem que um dia existiu o ENIAC!

(Circuitos digitais não seria nada mal… rsrsrs)

:arrow: Acho que tecnologo tem que saber sobre sistemas operacionais, sim. Não precisa implementar sei minix da vida, mas precisa aprender sobre como funcionam os sistemas operacionais. Até pra ter uma visão crítica da coisa.

Cara, EU PENSO que tecnologo tem que ter uma visão geral, mas ao mesmo tempo prática da coisa, pra poder sair pro mercado de trabalho pra arranjar trampo [e fazer coisas de qualidade]. Não adianta o cara fazer uma faculdade só pra aprender a fazer CRUD ou configurar rede Linux. Se for pra aprender isso, é melhor o cara fazer um curso prático na escola X ou Y – que tem um monte por ai, cheia qualidade, e bem mais barata e rápida que uma faculdade. No MEU PENSAMENTO o cara tem que ter uma mais mais profunda.

“Minha humilde opinião”