IDE na minha opinião representa “muita coisa”, assim como bibliotecas bem padronizadas e documentadas. Acho a biblioteca mais relativo do que a linguagem em si. Se C++ tivesse bibliotecas/frameworks(bem padronizados/confiáveis/documentados) igual a do Java, nunca mais usaria Java.
Eu me lembro na época de faculdade que o professor dizia que o importante é a lógica e tal, se você é bom programador programa até no notepad e etc, que nunca se deve usar goto e etc. Acho que professores nunca trabalharam na “prática”. Prazos/Feriados/Manutenção/Conflitos/Etc.
Depois de muitos anos de experiência cheguei ã conclusão que:
-IDE é “muito” importante no desenvolvimento. Eu já tentei programar no caderno mas é quase impossível.
-Lógica não se ensina(a pessoa boa em lógica já nasce boa em lógica). Não tente inventar um HashMap melhor, use String e Collection que já resolve quase tudo. Odeio gente que gosta de implementar Listas, Filas e o Diabo a quatro cheio de bugs, com pouca documentação e com métodos indecifráveis.
-Sempre usei goto(C/C++) para alguns casos, tanto é que no Java 5 colocaram “Label Statements”.
-Use sempre que possível(as bibliotecas ou frameworks padronizados). Por isso que C++ me encheu o saco, cada um inventa de novo a mesma coisa sempre. Não existe algo tão bem padronizado quanto ao Java. Se o pessoal do Java reclama entre usar EJB3 e Spring… com C++ vc pode multiplicar isso por 10 fácil. Mas com a desvantagem de não ter uma “empresa sólida por trás”(sem duplo sentido aqui).
Por isso que gostei da Oracle ter comprado a SUN… pois a Oracle vai ter condições de bater de frente com a Microsoft e seu Triple Play(C#,SqlServer,Windows), e seus agregados(Visual Studio, SilverLight e etc).
Na minha opinião a Oracle vai investir pesado em alguma IDE e tentar deixar bem integrado com as ferramentas que a Oracle vende.