O que será que vai acontecer com o Netbeans após a venda da SUN?

Olá pessoal,

 Estou realmente preocupado com  o futuro do Netbeans.

 A mais ou menos dois anos eu venho me especializando no Netbeans, por ser uma IDE que nos dá ganhos tremendos de produtividade. Agora fiquei sabendo da venda da SUN para a ORACLE (que cobra até pensamento).

 Alguém sabe onde conseguir mais informações detalhades e conscisas sobre essa questão do Netbeans ?

Um abraço

Não. Provavelmente nem o povo do NetBeans sabe. O resto é especulação.

A venda ocorreu à poucos dias, pegou o mercado de surpresa. Dê tempo ao tempo pra saber o que vai acontecer.

[quote=Link]Olá pessoal,

 Estou realmente preocupado com  o futuro do Netbeans.

 A mais ou menos dois anos eu venho me especializando no Netbeans, por ser uma IDE que nos dá ganhos tremendos de produtividade. Agora fiquei sabendo da venda da SUN para a ORACLE (que cobra até pensamento).

 Alguém sabe onde conseguir mais informações detalhades e conscisas sobre essa questão do Netbeans ?

Um abraço[/quote]

Acho que a Oracle vai investir neste projeto. Porém não é interessante vc se especializar em uma ou outra IDE, em Java o buraco é mais embaixo do que IDEs.

Por favor Oracle, não descontinuem o NetBeans…

Gosto muito do NetBeans, assim como gosto do Eclipse.

concordo com a resposta do Alessandro Lazarotti creio que vce deva investir na certificação de java e não na IDE, a groso modo a Ide e uma forma de facilitar a vida do programador mas da pra vce ate programar em not pad, quem sabe programar , programa em not pad , IDE, e ate como os velhos programdores da epoca de clipper e outros faziam primeiro no papel e depois programavam no pc

Boa tarde Pessoal,

 Muito obrigado pelas respostas que estão chegando.

 Ao colega Marcio de Jesus, quero salientar que a questão não é se o profissional sabe programar ou não, mas sim um ganho de produtividade.  Com a IDE Netbeans você tem realmente um ganho de produtividade e , é o que os empresarios que contratam nossos serviços também desejam, ou seja, qualidade e velocidade na entrega do projeto.

Portanto caro colega Marcio, talvez pra você a IDE não seja tão importante assim, talvez você seja um excelente desenvolvedor em java, que de tão bom esteja acima da média. Mas infelizmente ou felizmente, existem profissionais como eu que tem um ponto de vista diferente do seu.

No meu caso a IDE é de suma importância para desenvolver projetos com rapidez sem perder a qualidade. Sendo assim eu por enquanto entendo que o Netbeans se enquadra nessa realidade.

Um forte abraço a todos

Nesse ponto ai eu concordo com o nosso colega que levantou a questao do Netbeans. A produtividade !

Os empresários que nos contratam, não querem saber como vamos fazer, e sim QUANDO iremos entregar o projeto, cabe a nós fazer tudo de uma melhor forma possível, para não entregar um projeto com o código sujo, cheio de remendos, pois para o cliente ou para os patrões, infelizmente o que importa é que o projeto funcione no melhor prazo possível, e ai entra a IDE com tantos recursos como o Netbeans. Creio que no mundo academico, ou para quem esteja aprendendo a linguagem, tem que ser na raça mesmo, no notepad, ou no maximo usando alguma ferramenta como o BlueJ, porem para quem está comprometido, o buraco é mais embaixo.

Confesso que estou preocupado tambem (e muito), com o nosso futuro agora que a Oracle (el caro), comprou a Sun. Será que a mesma empresa vai querer manter o banco de dados mais “tradicional” no mundo da TI, e tambem o mais caro, e tambem o banco de dados mais utilizado, so que free, andando em paralelo ? e quanto ao Netbeans como levantou o nosso amigo, e quanto ao próprio Java ?

IDE na minha opinião representa “muita coisa”, assim como bibliotecas bem padronizadas e documentadas. Acho a biblioteca mais relativo do que a linguagem em si. Se C++ tivesse bibliotecas/frameworks(bem padronizados/confiáveis/documentados) igual a do Java, nunca mais usaria Java.

Eu me lembro na época de faculdade que o professor dizia que o importante é a lógica e tal, se você é bom programador programa até no notepad e etc, que nunca se deve usar goto e etc. Acho que professores nunca trabalharam na “prática”. Prazos/Feriados/Manutenção/Conflitos/Etc.

Depois de muitos anos de experiência cheguei ã conclusão que:

-IDE é “muito” importante no desenvolvimento. Eu já tentei programar no caderno mas é quase impossível.
-Lógica não se ensina(a pessoa boa em lógica já nasce boa em lógica). Não tente inventar um HashMap melhor, use String e Collection que já resolve quase tudo. Odeio gente que gosta de implementar Listas, Filas e o Diabo a quatro cheio de bugs, com pouca documentação e com métodos indecifráveis.
-Sempre usei goto(C/C++) para alguns casos, tanto é que no Java 5 colocaram “Label Statements”.
-Use sempre que possível(as bibliotecas ou frameworks padronizados). Por isso que C++ me encheu o saco, cada um inventa de novo a mesma coisa sempre. Não existe algo tão bem padronizado quanto ao Java. Se o pessoal do Java reclama entre usar EJB3 e Spring… com C++ vc pode multiplicar isso por 10 fácil. Mas com a desvantagem de não ter uma “empresa sólida por trás”(sem duplo sentido aqui).

Por isso que gostei da Oracle ter comprado a SUN… pois a Oracle vai ter condições de bater de frente com a Microsoft e seu Triple Play(C#,SqlServer,Windows), e seus agregados(Visual Studio, SilverLight e etc).

Na minha opinião a Oracle vai investir pesado em alguma IDE e tentar deixar bem integrado com as ferramentas que a Oracle vende.

Dijkstra revirou no túmulo depois dessa. Brincadeiras a parte, eu não curto, mas tem gente que gosta, então não convém discutir isso nesse tópico.
Eu discodei do seu post como um todo. Você fica falando dos defeitos do C++, mas eu nunca me preocupei com isso. C++ não tem string, vector, list, map, set e mais umonte de coisas da STL? Não foi incrementada com a Boost? Não tem como abrir um bloco de asm dentro do próprio código?
Não to falando que Java é ruim… Uso Java, e gosto bastante. Eu quero dizer é que tem coisas que é mais fácil fazer em Java do que em C++. Mas existem coisas que é melhor fazer em C++ do que Java. Como também tem coisas que é melhor fazer em JS do que em C# e assim por diante. É só a minha opinião, então calma lá na hora de me xingar.

Ao autor do tópico.
Como já falaram, IDE é o de menos. O buraco do Java é beeeeem mais embaixo.

O JDeveloper é sem sombra de dúvida o pior ide que já utilizei. Acredito que a Oracle aprenderá muito sobre ide de desenvolvimento Java com o NetBeans. :wink:

Corram para o Eclipse…o mundo vai acabar…hahaha…olha o desespero do povo do Netbenas…… :lol:

[quote=Felipe Kan]
-Sempre usei goto(C/C++) para alguns casos, tanto é que no Java 5 colocaram “Label Statements”.[/quote]

Isso não é do Java 5. Labels existiram desde o principio. Os mecanismos de break e continue as usam.
Embora possa parecer que é um sistema de goto, não é. É um sistema de desambiguação.

se tem um for dentro de outro e vc quer continuar o de fora , dar um continue não adianta (irá continuar o de dentro) vc precisa qual for quer continuar. E dai o label ( rótulo).

Esses “alguns casos” é só para sair de loops aninhados no Java 5. Será que alguém vai perceber Java 5 rs?

Mas o goto ainda está reservado como keyword.

[quote=Felipe Kan]Esses “alguns casos” é só para sair de loops aninhados no Java 5. Será que alguém vai perceber Java 5 rs?

Mas o goto ainda está reservado como keyword.

[/quote]

Faço uso normalmente no J2ME por causa de 2 blocos aninhados e não vejo problema em usar isto.

O que quero é funcionaliade e não estou preocupado se ficou feio ou não.

Resolveu meu problema e entreguei no prazo, isto q importa. A linguagem dá suporte é para usar, não para ficar de enfeite.

"

[quote=Felipe Kan] Se C++ tivesse bibliotecas/frameworks(bem padronizados/confiáveis/documentados) igual a do Java, nunca mais usaria Java.
[/quote]

Se não conhece, agora vai conhecer:
http://www.qtsoftware.com/products/

Nascer sabendo lógica amigo, ninguém nasce. Existem pessoas que já possuem “afinidade” com determinado tipo de coisa. E é na escola que que se lapida isso.

Agora sobre a possível morte(ou não) do netbeans: realmente é um ferramenta poderosa, e iria fazer falta. Mas enfim, se ele for descontinuado, procurarei outra.

[quote]Corram para o Eclipse…o mundo vai acabar…hahaha…olha o desespero do povo do Netbenas…[code]
Discordo, acho que o Netbeans deve continuar, é uma IDE muito boa e também, ela é 100% feita em Java e é um projeto mantido pela SUN, ainda é cedo pra dizer que o Netbeans deverá ser deixado de lado, o certo é esperar esse ano o que a Oracle fará com os principais produtos da SUN… Sobre o cidadão que disse que a IDE não é importante, acho um equivoco, pois quando mais o programador saber as funcionalidades da IDE, por exemplo o Netbeans, Eclipse, mais ele ganhará em produtividade… com o software a ser desenvolvido… Vale também para programadores .Net, saber usar os recursos do Visual Studio…
8)

Não é questão de IDE ser mais ou menos importante, a questão é ser “especialista em IDE” e dependente desta. IDE é um meio não um fim.
Programo em Eclipse e gosto bastante, mas se o projeto ir por água abaixo pego meus códigos e vou para outra IDE. Agora se você for escravo do que sua IDE faz (por exemplo vicados em Visual Web Pack JSF do NB ou SUN Studio Creator ), aí meu amigo, senta e chora.

[editado] PS: aliás, conheço muita gente fanática por IDE que chora até hoje por conta das versões posteriores a 7 do Delphi. [/editado]

[quote]Corram para o Eclipse…o mundo vai acabar…hahaha…olha o desespero do povo do Netbenas…[code]
Discordo, acho que o Netbeans deve continuar, é uma IDE muito boa e também, ela é 100% feita em Java e é um projeto mantido pela SUN, ainda é cedo pra dizer que o Netbeans deverá ser deixado de lado, o certo é esperar esse ano o que a Oracle fará com os principais produtos da SUN… Sobre o cidadão que disse que a IDE não é importante, acho um equivoco, pois quando mais o programador saber as funcionalidades da IDE, por exemplo o Netbeans, Eclipse, mais ele ganhará em produtividade… com o software a ser desenvolvido… Vale também para programadores .Net, saber usar os recursos do Visual Studio…
8)
[/quote]

Depende o tipo de uso. Para escrever sistemas em que se usa muita interface gráfica eu concordo. Agora, as ferramentas mais úteis são de linha de comando, e isso descarta boa parte das IDEs

hein?