O que seria escalabilidade em um aplicação de microserviços?

3 respostas Resolvido
javaprogramação
A

Eu estou começando nessa assunto de microserviços, a palavra escalabilidade na aplicação não foi bem clara para mim.
Se alguém puder me ajudar, agradeço.

3 Respostas

darlan_machado
Solucao aceita

Supondo que você criou um sistema em que se considerava um total de 100 acessos por dia.
Obviamente, é um número ínfimo (pense, google, twitter e facebook devem ter uns 100000 acessos por segundo).
De repente, por alguma razão, o sistema começa a receber 1 milhão de requisições por dia.
Obviamente, a tua estrutura não está adaptada para tal volume.
Aí entramos nos conceitos de escalabilidade horizontal e vertical.
Para resolver o problema dos acessos, você decide adicionar mais nós a tua aplicação (como se você criasse réplicas da aplicação para responder em mais de um local). Isso é o que chamamos escalabilidade horizontal.
A quantidade de acessos agora está ok. Porém, algumas funcionalidade ficaram mais lentas. Como resolver?
Aí entramos na escalabilidade vertical: adicionar memória e/ou processamento.

Via de regra, não existe obrigatoriedade de escalar verticalmente quando se escala horizontalmente e vice-versa. Pode ocorrer, mas não é obrigatório.

A

Muito obrigado, agora entendi.

PedreiroDeSoftware

Depende do contexto.
Escalabilidade é uma palavra herdada do montanhismo.
Tem haver com o tamanho da montanha, o caminho escolhido, a estratégia adotada, etc.
Nesse caso, a escalabilidade tem mais haver com o crescimento de algo.
Quando um novo serviço é fornecido podemos dizer que há escalabilidade.
Digamos que sua aplicação fornece os serviços A, B e C.
Depois passa a fornecer os serviços D, E e F.
Depois G, H, J.
Então, os micro serviços tem a escalabilidade modular ou seja, vc vai adicionando novos modulos/serviços.
Aí entra avaliações sobre como manter o desempenho, integração, manutenção, etc.
Mas em qualquer caso, está associado com custos.
Aplicação que não traz algum tipo de retorno não escala, não naturalmente.

Criado 3 de fevereiro de 2020
Ultima resposta 3 de fev. de 2020
Respostas 3
Participantes 3