O que significam os colchetes em volta de uma classe?

O que a declaração:List<ClasseX> result = null;significa?

Que sua lista só pode conter referências para objetos do tipo : Permission.

Isso é uma coisa chamada Generics. Nesse seu exemplo essa declaração irá garantir que sua lista só terá objetos do tipo . Se você tentar inserir um objeto do tipo String, por exemplo, em tempo de compilação já não será permitido, pois sua lista só aceita o tipo pre-determinado.

Espero ter ajudado

Imagine que todas as listas já usam isto… a diferença é que não especificar nada significa “List” Afinal todos os objetos em Java Extendem Object …

Mas ql eh a diferença se eu fazer uma List<T> para List<Object> pq em ambas posso colocar tipos diferentes de dados correto!?

se não ql eh a diferença!
vlw!

Quando ver a referencia “T” significa que você deve especificar um tipo de objeto.
No caso da java.util.List você deveria informar ao compilador quais tipos de objetos sua lista vai conter. neste caso especifico este dado pode ser omitido, mas se uma Classe sua utilizar a Referencia a Generics você deve informar o tipo de objeto a classe, nem que na duvida vc coloque “Object” no lugar

[quote=guisantogui]Mas ql eh a diferença se eu fazer uma List<T> para List<Object> pq em ambas posso colocar tipos diferentes de dados correto!?

se não ql eh a diferença!
vlw![/quote]

Da uma olhada nesse link:
http://java.sun.com/developer/technicalArticles/J2SE/generics/

Veja como a classe LinkedList implementa a interface List.
Se ela usar um tipo Object ao invés de E, não seria possível declarar o seguinte código:

LinkedList<Integer> list...

[quote=luiz.portnoy]Isso é uma coisa chamada Generics. Nesse seu exemplo essa declaração irá garantir que sua lista só terá objetos do tipo . Se você tentar inserir um objeto do tipo String, por exemplo, em tempo de compilação já não será permitido, pois sua lista só aceita o tipo pre-determinado.

Espero ter ajudado[/quote]

Entendi. Vc falou Generics, agora fez sentido: pagina 198 da apostila FJ11 da Caelum!

obrigado! :smiley: