O que um desenvolvedor Jr deve saber

Então sou nova no forum e gostaria de dicas dos membros, comecei esse ano a facul e tenho um certo conhecimento em OO, herança, polimorfismo, encapsulamento, arrays, threads, exceptions etc. Gostaria de começar a trabalhar em alguma empresa, mas estou meio perdida. Alguém do forum pode me ajudar ? Gostaria tbm de dicas, pois até agora eu só sei teoria e desenvolver aplicações bobas.

Para Junior está bem.

Se vc tem noção disso comece a enviar teu cv para as empresas e quando eles te perguntarem se você conhece algo que vc nunca ouviu falar, não tenha vergonha de falar “não sei, mas posso aprender”.

Já vi muita gente tomar pau em entrevista por que fingia saber alguma tecnologia… -_-’’

Realmente, um Jr tem que saber mesmo é desenvolver coisas bobas.

Só tome cuidado pois existem empresas que pedem 300 coisas de Jr. Mande seu CV sem medo e vai lá.

Uma hora, vão te chamar. [=

Acho que para júnior está muito bom…
Mas como quer trabalhar com Java pelo jeito…
Sempre é bom conhecer Web, pois é o que está mandando ultimamente.

Acho que você começar como estagiária em uma boa empresa também vale apena.
Pois eles te darão mais tempo para você aprender.

Bem vinda ao fórum.
Como o pessoal disse para Jr tá bom, vejo isso só na teoria, já vi vaga de Jr pedindo muito mais que isso o que infelizmente é a prática na realidade. Anconselho a não se cansar de estudar pois só assim irá adquirir mais e mais conhecimento e ir com calma pois pensar em trabalho assim que entrou na faculdade pode ser bem pesado para alguns, faça um estágio vá adquirindo experiência, junte dinheiro para possíveis cursos e palestras, quanto estiver confiante procure um emprego.
Boa sorte.

[EDIT] Dica: http://www.caelum.com.br/apostilas/ [color=red]Baixe a apostila FJ-21[/color]

1 curtida

aqui na minha cidade eles pedem mita coisa
olhem essa vaga

Analista de Desenvolvimento de Sistemas Java
Unidade Uberlândia

Descrição da Oportunidade:

Desenvolvimento de sistemas utilizando Java para aplicação Web.

Formação:

Ensino Superior em Ciências da Computação, TI ou áreas afins.

Qualificações e conhecimentos desejados:

Experiência em desenvolvimento Java 6;
Experiência com a arquitetura cliente/servidor;
Experiência com JavaScript, HTML e CSS;
Conhecimento em : Threads, mecanismos de sincronização, lógica, design patterns
intermediário/avançado e engenharia de software;
Domínio do padrão MVC com conhecimento sólido em pelo menos um dos
frameworks: JSF, Struts, VRaptor, GWT;
Desejáveis: JUnit, Hibernate, UML, CDI (Contexts and Dependency Injection).

Benefícios

Assistência Médica e Odontológica;
Convênio com faculdades graduação/pós-graduação;
Vale Alimentação ou Refeição;
Curso de inglês.

o problema que aqui é bem foda de arranjar vaga de estagiária

com essa apostila FJ 21 vcs acham que pode ser o bastante para entrar no mercado ?

Uai, o não tu já tem. O que custa tentar o sim?

Manda teu cv e veja no que dá.

C ta indo para junior mesmo. [=

[quote=jakefrog]Uai, o não tu já tem. O que custa tentar o sim?

Manda teu cv e veja no que dá.

C ta indo para junior mesmo. [=[/quote]
Jake pela experiência acho que vale a pena ir, mas acho que para se sentir confiante deveria ter pelo menos um dos requisitos:

Vai saber mais que muita gente que conheço, não é o bastante mas é o caminho certo a ser seguido.

De qualquer forma muita boa sorte no processo seletivo. Qualquer coisa posta aqui para o pessoal do GUJ falando como foi.

Tá… vamos ser mais diretos.]

Você quer trabalhar com internet? Então você tem que saber internet. HTML, javascript (ou até JQuery)

A linguagem Java todo mundo sabe de cor e salteado.
Um servidor web - eu sugiro Tomcat
Um banco de dados - eu sugiro o Mysql
Um framework - Um só!!! - Eu sugiro o Spring

Também sugiro você fazer um pequeno CRUD (Create Read Update Delete), tipo cria uma tabelinha de usuários e vai cadastrando, deletando, faz um login… coisas assim.

Olá @jujugabi

Além dos conselhos dos outros colegas, seguem também alguns conselhos de um veterano de 38 anos de idade que seguiu alguns conceitos errôneos e agora está acordando de um “sono profundo”:

• Não se isole! Participe ativamente da comunidade sempre que puder. Participe de um a dois seminários por ano (não importa o preço e a distância), participe dos DOJOs, use os seus finais de semana se necessário, mas FAÇA PARTE;

• Nunca pense que sabe mais do que as outras pessoas. Acredite, sempre há o que aprender com o mais novato da turma (isso eu aprendi no Kung Fu, mas tá valendo). Sempre trate aquele que é aprendiz com respeito, pois um dia ele será seu par em projetos ou gerência. A ideia é “formar” pessoas melhores do que a gente. Deixe o EGO de lado e aceite essa verdade, você vai se orgulhar e agradecer no futuro (além de ganhar muitos amigos);

• Escolha e participe de um projeto Open Source (um já está bom para começar). Doe o seu tempo trabalhando em algo bacana, colaborando com um time, fazendo coisas pequenas como traduzir, documentar, revisar, etc. Não importa a tarefa, faça algo relacionado a isso. Posso estar enganado, mas isso vale mais do que aquilo que chamam de ESTÁGIO atualmente (muito mais). Não se preocupe com o seu nível de conhecimento, pois você vai aprender muito com isso;

• Se ainda não aprendeu, aprenda o idioma Inglês. Isso era um diferencial na minha adolecência, hoje é FUNDAMENTAL (para não dizer OBRIGATÓRIO). Não precisa ser de hoje para amanhã, estabeleça um objetivo a longo prazo (01 a 02 anos), mas faça isso;

• Fique antenada com o que está acontecendo no mundo da tecnologia;

• Não crie uma “propensão a gostar” de uma ou de outra tecnologia. Exemplo: “- Ah, eu gosto de Python e odeio Java por causa disso e daquilo…”, “- Que Java nada, o negócio é Ruby…”. Com o tempo você vai perceber que tudo isso não passa de uma grande bobagem. Tenha sim as suas preferências, mas aprenda a olhar as tecnologias antigas e as tecnologias vindouras com o cuidado de quem sabe ouvir os “velhos e sábios” e a enxergar os mais novos como a esperança do planeta. Tendo-se essa visão “fechada”, amanhã poderemos ser “alvos das nossas próprias concepções” provenientes de outras mentes.

Olha, não sei se exagerei, mas é o que eu gostaria de ouvir se estivesse começando. Fazendo isso, certamente você estará aprendendo muito e crescendo profissionalmente.

Fica também o conselho para que assista as palestras abaixo. São demoradas e talvez demore para digerir o assunto, mas assista:

A Era da participação - Bruno Souza
http://vimeo.com/13334113

Outra do Bruno

1. http://www.youtube.com/watch?v=jQqb_SuTdGE&feature=related
  2. http://www.youtube.com/watch?v=_2SmuN_Yq9s&feature=related
  3. http://www.youtube.com/watch?v=EpM6ynu3Jqg&feature=related
  4. http://www.youtube.com/watch?v=4nSDOvt4srg&feature=related

Fuja da Escravidão, antes que ela te alcance
http://www.infoq.com/br/presentations/devinrio-vinicius-teles
* O vídeo é longo, o carioquês é bem carregado (brincadeira com os cariocas - sotaque lindo!), mas após 02 minutos você começa a dar razão para o Vinícius.

Seja Bem Vinda e Boa sorte!

[quote=jaboot]Tá… vamos ser mais diretos.]

Você quer trabalhar com internet? Então você tem que saber internet. HTML, javascript (ou até JQuery)

A linguagem Java todo mundo sabe de cor e salteado.
Um servidor web - eu sugiro Tomcat
Um banco de dados - eu sugiro o Mysql
Um framework - Um só!!! - Eu sugiro o Spring

Também sugiro você fazer um pequeno CRUD (Create Read Update Delete), tipo cria uma tabelinha de usuários e vai cadastrando, deletando, faz um login… coisas assim. [/quote]

Concordo…
Mas acredito que Framework seria JSF ou Struts…
Pois quase sempre são usados para visão/controle.

E Seria Interessante primeiramente studar JSP e Servlets… Acho que sem isso é bem complicado.

então eu sei um pouco de servlets , HTML e JSP. Mas acho que eu vou estudar mais e pegar uma vaga de estagiária de testes de software mesmo.

[quote=jujugabi]então eu sei um pouco de servlets , HTML e JSP. Mas acho que eu vou estudar mais e pegar uma vaga de estagiária de testes de software mesmo.

[/quote]

Cuuuuidado. Testes é outro mundo.

E talvez vc nem consiga migrar para desenvolvimento depois por faltar pessoas para testes.

Já vi isso acontecer e muito.

então moro em Uberlandia MG, aqui é bem difícil encontrar uma vaga de desenvolvedora Java, ainda mais sem experiência.
Penso em entrar na area de testes para depois passar para a area de desenvolvimento.

Vaga tem em todo lugar. Dá uma olhada na apinfo.

[quote=jujugabi]então moro em Uberlandia MG, aqui é bem difícil encontrar uma vaga de desenvolvedora Java, ainda mais sem experiência.
Penso em entrar na area de testes para depois passar para a area de desenvolvimento.
[/quote]

Pois é, já ta na hora de saber uma coisa. Vaga boa em nossa área vc vai encontrar em grandes capitais. Eu morava em MG tb, hoje sou carioca… O.o

O que o @jakefrog mencionou é a mais pura verdade.

Nesse começo você vai depender de uma boa empresa e trabalhar internamente (lembre-se de fazer sempre o melhor que puder), mas você pode planejar a sua carreira para que futuramente possa trabalhar em Home Office (é o meu caso há 05 anos). Recomendo apenas que não se isole como eu fiz!!!

Já que você não tem experiencia de mercado poderia tentar um estágio na área.
Procure por empresas de RH e se cadastre para receber anuncio de oportunidades.

Se pegar uma vaga e não gostar, não fique, cai fora e procure outra.

eita essa ai eu iria gostar muito de dar aulas particulares…

[quote=Sparcx86]eita essa ai eu iria gostar muito de dar aulas particulares…[/quote] :roll: Tem sempre um…