Galera eu queria saber a opinião de vocês que são experientes em programação se vale mais fazer um curso de lógica e Java OO ou aprender sozinho com as pesquisas, tanto em livros quanto pela internet ou seja, trabalhando com os códigos a gente aprende mais do que com as teorias dos cursos. Se vocês puderem opinarem com a experiência de vocês no assunto agradeço desde já.
Se completam…
Cara eu comecei a aprender Java na faculdade e depois me dediquei a aprender sozinho comprando livros etc…
Talvez fosse bom fazer um curso se você não tiver nenhuma experiência na área de programação e tiver dificuldade para aprender por livros.
Mas de qualquer jeito compra um livro, compra o Head First Java, se você não conseguir aprender sozinho não vai ser perdido esse livro.
Abs.
Teoria te capacita no começo, mas para se aprender de verdade é preciso treinar utilizando em algum projeto real.
Se você puder fazer um curso, faça, mas ao mesmo tempo compre livros, estude códigos e tente resolver problemas
complexos para começar a pegar o jeito.
Eu por exemplo prefiro mil vezes comprar um livro e estudar por conta, tirando dúvidas na internet e vendo a melhor forma
de se resolver algum problema. Mas isso pode variar de pessoa para pessoa, pois algumas preferem ter um professor para ensinar,
para mostrar o caminho das pedras.
Não existe o melhor caminho de se aprender, isso depende de pessoa para pessoa, mas se você for muito autoditada,
te diria para comprar uns bons livros e se divertir lendo eles.
Compra o livro Use a cabeça Java (Head First Java)
que o colega aí em cima citou. É muito bom.
Cara, os dois. Se vc poder fazer um curso faça, se poder comprar um livro tbm é valido. Mas lembrando, e isso ser pra auqlauer linguagem, vc só aprende mesmo com a prática. Não adianta só saber a teoria. Tem que saber na prática!!
[2]
Não pense em “OU”, mas sim em “E”. É a mistura dos dois e a proporção varia de cada pessoa, com bemfalou o johny quest .
Conheço muita gente que tem muitos anos de experiência mas fica sempre na mesma ______ porque não tem base teórica suficiente para poder fazer algo diferente e correto, nem curiosidade para aprender alguma tecnologia diferente.
Quando passam um problema um pouco mais complicado para eles, devido ao fato de não terem a base teórica, simplesmente fazem errado, e aí o chefe sempre deixa esses caras para fazer coisas que não exigem responsabilidade, só trabalho braçal.
Você quer ficar a vida inteira movendo campos de uma tela para o banco de dados e vice-versa?
Na minha opinião, vale apena você aprender sozinho e depois complementar fazendo um curso. O ideal realmente é que você estude com um curso, depois em casa sozinho e ainda aplique isso ao trabalho, acredito que essa seja a forma mais adequada a se aprender uma nova linguagem de programação.
Aprender só com os códigos, você vai saber que eles funcionam, porém não vai saber por que funcionam, ou como funcionam. Eu acho o conceito fundamental nessa área, ainda mais por que a grande maioria, senão todos, querem um dia chegar ao maior cargo dessa área, então uma boa base é fundamental.
[]´s
Falando em cursos, alguem ja fez os da DevMidia?
é caro?
8)
Gosto de adaptar o mantra do TDD nos meus estudos, mas ao invés de Vermelho/Verde/Refatorar, fico com vermelho Vermelho/Estudar/Verde, ou seja, sempre que não me sinto seguro a continuar tento obter conhecimento teórico, procurar alternativas e até mesmo opinião daqueles que já trilharam o mesmo caminho até me sentir apto a prosseguir. :lol:
Qual forma particularmente você se sente mais confortável para aprender?