Eu sou super mega calma, organizada e metódica. Não gosto de trabalhar com, por exemplo SCRUM.
Acho muito acelerado e desorganizado. Alguém com um temperamento igual ao meu ainda pode ter espaço em desenvolvimento?
Tenho a impressão que o mercado de desenvolvimento está a procura das pessoas estilo super alegres, aceleradas animadas, mesmo que sejam piores tecnicamente.
Um professor da faculdade falou que pessoas com o temperamento igual ao meu, devem buscar ficar alocadas em partes mais complexas e não em sistemas simples que exigem velocidade, pois nesse caso o trabalho ser torna mais manual, demandando só velocidade.
Você trabalha com SCRUM, tem essa personalidade compatível com o mercado? Pelo que andei lendo sobre você. Você até se parece comigo
Mas estou pensando no que vc me falou rs, concordo
Entendo sua preocupação. Infelizmente é muito comum as empresas associarem métodos ágeis com falta de foco em qualidade (mesmo que inconscientemente). Porém, métodos ágeis não tem nada a ver com isso ou com trabalhar alegre e animado. Vejo muitas equipes que trabalham aceitando problemas e trabalhando para “apagar o fogo” quando eles acontecem de forma rápida, mas que geralmente não é eficaz dizendo que utilizam métodos ágeis.
Aconselho você a estudar um pouco mais a fundo sobre métodos ágeis, verá que para cada procedimento que essa metodologia propõe eliminar ou diminuir o investimento existe uma contrapartida para garantir que os mesmos resultados (ou resultados melhores) sejam atingidos. Por exemplo, nos métodos ágeis se propõe que não seja feita documentações detalhadas de demanda, porém em contrapartida as pessoas interessadas no que está sendo desenvolvido devem acompanhar periodicamente o que está sendo feito para verificar se estão no caminho correto. O que vejo muito acontecer na prática é a documentação ser completamente deixada de lado e nenhum acompanhamento durante o desenvolvimento pelos interessados, somente quando se está na data de entrega é que verificam o que foi feito. Se sua equipe não tem como colocar as pessoas interessadas no que está sendo desenvolvido para acompanhar periodicamente então sua equipe não pode simplesmente deixar de fazer documentações dizendo que está trabalhando com métodos ágeis.
Tenha em mente que os métodos ágeis apresentam um conjunto de metodologias que podem ou não serem viáveis para uma equipe, cabe a esta equipe saber identificar o que é possível e que gere um ganho aplicar essas metodologias. Ao contrário do que muitos pensam os, métodos ágeis tem como objetivo aumentar a qualidade do software fazendo com que o mesmo tenho um acompanhamento constante do que está sendo feito e seja mais apto a mudanças durante o desenvolvimento.
Tiago, você tem razão. vou me informar mais a respeito dos métodos ágeis, talvez eu esteja sendo um pouco precipitada. Mas, afinal, para ser integrante de um equipe que costuma usar bastante SCRUM, é preciso ter uma personalidade ágil?
Ao meu ver, independente da equipe que você participar, é bom ter um perfil ágil quando necessário. Apenas repetindo que ágil não é sinonimo de falta de qualidade.
Lucia, fique tranquila porque não há nada de errado com a sua personalidade, pelo contrário. O problema é que a maioria dos gerentes de projeto são bem meia boca e viram no Scrum uma bala de prata para resolver todos os seus problemas. A questão é que desenvolvimento ágil vai muito além de desenvolvimento iterativo e reunião em pé, além de que as metodologias ágeis não fornecem ferramentas para problemas que extrapolam outros setores da empresa, no entanto, os GP meia-boca acham que Scrum é remédio para tudo, e desprezam inclusive as boas práticas ágeis como TDD, DDD, integração contínua, etc. que são as verdadeiras ferramentas que impulsionam a qualidade do software.
Na verdade, desenvolvimento ágil precisa justamente de pessoas calmas e disciplinadas, sugiro dar uma olhada neste livro: