O que vocês acham de um compactador que compacta fotos, música e qualquer arquivo deixando ele de 30 a 95% menor?

Consegui criar um algoritmo que deixa qualquer arquivo (incluindo fotos e vídeos, sem perda de qualidade) de 30 a 95% menor(dependendo da sua paciência para esperar). Pelo que vi o winrar e o winzip comprimem muito pouco fotos, e meu cunhado que é fotógrafo falou que para os fotógrafos seria bom pois chegam a tirar 800 fotos em um dia e tem dificuldades para guardar tanto arquivo.
Vocês acham que se eu implementar (o algoritmo está pronto, agora estou aprendendo java para implementar o algoritmo) esse programa ele pode dar certo(e quem sabe dar lucro? Se desse certo quanto de lucro um programa desse pode dar(pode ser um chute grosseiro)?

Só se arrumar um investidor poderá saber se vai dar certo.

Você tem o algoritmo, mas falta colocá-lo à prova, a parte mais importante da coisa toda. Você diz que ele obtém alto grau de compressão, mas precisa provar isso.

Não há como prever quanto de lucro algo assim pode dar, até porque isso depende também da sua visão de negócio. Por exemplo, você pode tentar vender meio bilhão de licenças por 2 dólares cada ou mil licenças por um milhão de dólares cada.

Abraço.

E é muito estranho escolher Java para implementar esse tipo de solução.

Só não entendi uma coisa, você escreveu o algoritmo (Portugol, talvez?) mas nunca o testou? Que cálculo utilizou para chegar a faixa de 30% à 95% ? Se pensar em 95%, mesmo que seja “demorado” (também quero saber como cita que é demorado), um arquivo de 100 MB passaria a ter somente 5 MB. Ou seja, quanto maior o arquivo, maior seria a economia de espaço em disco.

Obviamente, vejo mercado, quanto à lucro é impossível prever. Mas, se tu sequer colocou em teste esse algoritmo, aconselho a testar e MUITO ele e ter certeza que a qualidade não será perdida aou “descompactar” os arquivos e etc. Com tudo muito sólido e bem construído, você segue o próximo passo, que é saber de valores a ser cobrado e afins.

Descompactar? Quem falou em descompactar? :smiley:

Compacta e ponto final, não descompacta mais, isso? rs

O normal dele é compactar 30% mas como podemos compactar o arquivo compactado podemos chegar em um arquivo muito pequeno(+de 95%).

Descompacta sim, estou fazendo uns testes com java.

E sem perda de qualidade.

Descompacta, e sem perda de qualidade, rsrs

Muito interessante! Você implementou o algoritmo ou provou formalmente que ele funciona?

Estou programando, é que vai levar um tempo pra terminar… talvez o único empecilho que pode vir arruinar esse projeto é o tempo de espera, mas eu ainda não terminei de programar pra ver isso. E estou meio sem tempo. Se eu não conseguir implementar por algum motivo aí eu revelo o pulo do gato do algoritmo. O algoritmo é funcional(os cálculos diminuem os bits realmente), mas como disse, tem que ver se consigo implementar.

Estranho por que ?

Estou escrevendo o programa, acho que em dois meses no máximo(estou com falta de tempo porque trabalho+estudo) ele estará funcional. No início eu fazia cálculos mas com o tempo fui simplificando os cálculos até chegar ao ponto de não fazer cálculo nenhum e só substituir um código que se repete no programa por outro(como os compactadores comuns fazem, só não entendo porque eles compactam tão pouco e o meu compacta tanto). Só a título de curiosidade, quando eu estava usando cálculos eu fazia o seguinte: imagina 2 números de um a nove, por exemplo o 1 e o 5. Se vc multiplicar o primeiro por 10 e subtrair o segundo vc vai achar um terceiro número(10-5=5) Tendo esse terceiro número vc consegue encontrar os outros dois. Ou seja com um número apenas vc encontra outros dois. exemplo: o número 17, sabendo que ele sempre será o número inteiro multiplicado por dez mais próximo de 17 (exemplo: 10,20,30 ou 40, o mais próximo é 20), falta 3 números pra dar 20 então já sabemos que ele se refere ao número 3 e ao número 2(20 dividido por 10). Assim com um número eu achava 2. O problema é que isso é ineficaz pois quando o número passa de 15 em binário o número seria maior que os outros dois a serem encontrados juntos. Então abandonei essa ideia e passei a utilizar outras técnicas, que deram certo.

Você acha que um tempo de 80 horas pra transformar um arquivo de 100 Mega em 5 Mega inviabiliza o projeto, ou tem gente que esperaria?

Eu acho muito tempo.

https://www.quora.com/Lets-say-you-had-a-compression-algorithm-with-90-percent-compression-rate-for-small-files-and-even-more-for-bigger-ones-how-would-you-go-about-it

1 curtida

Terminei de escrever o compactador. O que estava deixando demorado acho que eram os system.out.print que eu havia espalhado pelo código, agora está um “the flash” mas está tendo alguns erros que eu estou corrigindo. Agora estou na fase de testes e correção de bugs. No primeiro teste alguma coisa saiu errada mas eu já tenho ideia do que pode ser, acho que está gravando um dado em um momento que não é pra gravar só estou esperando o próximo final de semana pra mexer nele.

Terminei de escrever o compactador. O que estava deixando demorado acho que eram os system.out.print que eu havia espalhado pelo código, agora está um “the flash” mas está tendo alguns erros que eu estou corrigindo. Agora estou na fase de testes e correção de bugs. No primeiro teste alguma coisa saiu errada mas eu já tenho ideia do que pode ser, acho que está gravando um dado em um momento que não é pra gravar só estou esperando o próximo final de semana pra mexer nele.