O que voces acham do codigo do NB?

Pessoal dps de uma saudavel discussao com 1 amigo. Queria saber a opinião de voces, principalmente do pessoal mais experiente.

O que vocês acham do codigo das classes de interface grafica gerado pelo NB? E tb de outras IDE (eclipse, por exemplo)? É um codigo " bonito ou feio", legivel, segue o padrao correto?

Esse amigo meu, meteu o pau no codigo gerado das interfaces do NB, que era melhor fazer na mao e tals. Mas sinceramente, eu acho que o NB facilita infinitamente (principalmente p montar interfaces) e nao acho o codigo seboso nao (minha opinião). E ai o q vcs acham???

[quote=hlds]Pessoal dps de uma saudavel discussao com 1 amigo. Queria saber a opinião de voces, principalmente do pessoal mais experiente.

O que vocês acham do codigo das classes de interface grafica gerado pelo NB? E tb de outras IDE (eclipse, por exemplo)? É um codigo " bonito ou feio", legivel, segue o padrao correto?

Esse amigo meu, meteu o pau no codigo gerado das interfaces do NB, que era melhor fazer na mao e tals. Mas sinceramente, eu acho que o NB facilita infinitamente (principalmente p montar interfaces) e nao acho o codigo seboso nao (minha opinião). E ai o q vcs acham???[/quote]

Eu não uso o NetBeans exactamente porque ele cria codigo sozinho. Eu tinha esse problema com o VB e foi umas das razões que mudei para java. Usar UI para criar UI é interessante, mas não quando o IDE cria codigo automático. O problema desse codigo não é se é legivel ou não, porque em tese vc não precisar ler esse codigo. O problema é que ele é demasiado explicito. Não segue padrões de projeto de forma que vc possa intereagir em mais alto nivel. No fim, para mim, isso é uma desvantagem e prefiro não usar.

Não confio e não gosto.
Mas no apuro… recorro a ele.

http://blog.fragmental.com.br/2008/01/24/voce-pergunta-rad/
http://blog.fragmental.com.br/2008/01/20/programacao-radioativa/

Eu ate posso concordar c vc em relacao a nseguir padroes de projeto. Mas n concordo qnd vc fala “ser ruin quanto a uma IDE criar codigo automatico”, pq se vc ta usando uma IDE (ferramenta RAD), vc busca facilidade, criacao de codigo automatico msm pra n perder tempo em trabalho repetitivo, dsd q o codigo seja descente (acho q no NB dar pro gasto).

E outra coisa, o codigo de interfaces gerado pelo NB pode ser customizado sim, nao td, mas uma grande maioria pode. Mudar tipo de acesso de variavel, mudar qual layout usar, adicionar metodos antes/dps de declaracao/inicializacao de variaveis/objetos, mudar metodos de inntanciacao, ou seja, dar p mudar um monte de coisa daquele codigo (“azul”) q ele “nao deixa” mudar.

Qnd comecei a usar o NetBeans, tb achava mto ruin pq o codigo praticamente n era alterado, mas dps fui analisando q dava p mudar e hj acho blz.

Outro ponto interessante, se vc n gosta de usar uma IDE p gerar interfaces graficas, fazer isso na mao n fica meio demorado nao?

EDITADO PELA MODERAÇÃO!

Eu ate posso concordar c vc em relacao a nseguir padroes de projeto. Mas n concordo qnd vc fala “ser ruin quanto a uma IDE criar codigo automatico”, pq se vc ta usando uma IDE (ferramenta RAD), vc busca facilidade, criacao de codigo automatico msm pra n perder tempo em trabalho repetitivo, dsd q o codigo seja descente (acho q no NB dar pro gasto).

E outra coisa, o codigo de interfaces gerado pelo NB pode ser customizado sim, nao td, mas uma grande maioria pode. Mudar tipo de acesso de variavel, mudar qual layout usar, adicionar metodos antes/dps de declaracao/inicializacao de variaveis/objetos, mudar metodos de inntanciacao, ou seja, dar p mudar um monte de coisa daquele codigo (“azul”) q ele “nao deixa” mudar.

Qnd comecei a usar o NetBeans, tb achava mto ruin pq o codigo praticamente n era alterado, mas dps fui analisando q dava p mudar e hj acho blz.

Outro ponto interessante, se vc n gosta de usar uma IDE p gerar interfaces graficas, fazer isso na mao n fica meio demorado nao?[/quote]

Hids.
Eu particularmente as vezes não consigo fazer manutenção e evolução na GUI. De duas uma: ou fica “porco” ou eu recorro a refazer a interface inteira. E dependendo da interface isso é muito complicado.
Você sabe me dizer se tem como fazer com que aqueles javax.swing.JButton e coisarada não sejam gerados?

Abraço.

dedejava, pelo q vi acho q isso n tem como mudar. vc pode fazer +ou- assim, tipo:

a declaracao n tem como mexer(pelo menos n vi):
javax.swing.JButton button;

agora como instanciar o button, vc pode mudar sim:
button = new JButton;

(seleciona o componente, botao direito mouse, customize code no NB6, muda ate a visibilidade, essas coisas)

mas qto a isso, eu n acho relevante, comeco estranhei, mas hj ja estou acostumado, acho as vezes ate bom, me faz decorar os packages das classes.

outra coisa interessante saber eh…

a geracao do codigo dos eventos de uma JFrame eh interessante deixar na msm classe dela ou numa classe a parte? (isso as vezes dx a classe um pouco grande)

mas, se n me engane, no NB6 tem 1 opcao q ela cria em outro lugar separado da classe.

[quote=hlds]…
…[/quote]
Tente usar um Layout Manager diferente do GridBoxLayout para você ver. Ou melhor, usar um Layout de terceiros. Quanto tiveres essa experiência, a maravilha da customização vai por água abaixo. E várias vezes num sistema normal você não pode deixar o código criado da maneira que está ali. Não lembro de um projeto que eu não tive que abrir o código em outra ferramenta e não editar várias coisas do código azul do mal.
O Matisse ajuda a criar o básico? Ajuda. Fá-lo bem feito? Aí já bem duvidável.

Até!

[quote=maquiavelbona][quote=hlds]…
…[/quote]
Tente usar um Layout Manager diferente do GridBoxLayout para você ver. Ou melhor, usar um Layout de terceiros. Quanto tiveres essa experiência, a maravilha da customização vai por água abaixo. E várias vezes num sistema normal você não pode deixar o código criado da maneira que está ali. Não lembro de um projeto que eu não tive que abrir o código em outra ferramenta e não editar várias coisas do código azul do mal.
O Matisse ajuda a criar o básico? Ajuda. Fá-lo bem feito? Aí já bem duvidável.

Até![/quote]

Hids,

É isso que eu quero dizer. Em trabalhos da faculdade que preciso de uma boa customização uso o BlueJ. A GUI eu construo no NB, mas quando preciso fazer alguma coisa além eu faço no BlueJ (copio o form). Agora, se eu quiser evoluir ou fazer a manutenção naquela GUI eu terei que reescrever ela inteira, porque depois de mudar algo, acredito que o NB não consiga mais me deixar fazer o “Desenho”, entende?

dedejava…

Realmente se vc precisar mudar algo, acho q vai perder o “desenho” msm, isso eh uma desvantagem q precisa melhorar. Mas se der p vc usar sem ter q mudar p perder o “desenho” acho q te facilita bastante, ate agora ta valendo…

Uso o Visual Editor, plugin para o Eclipse…

Prefiro o código dele doque o NB!

Mas igual sempre dou uma revisada…

[quote=Quinger]Uso o Visual Editor, plugin para o Eclipse…
…[/quote]
Achei muito lento, redesenhava a tela toda hora. O Matisse é mais esperto nesse caso.

Até!

[quote=maquiavelbona][quote=Quinger]Uso o Visual Editor, plugin para o Eclipse…
…[/quote]
Achei muito lento, redesenhava a tela toda hora. O Matisse é mais esperto nesse caso.

Até![/quote]

vou dar uma olhada…

vlw

Criem apenas uma chamada para métodos seus dentro dos “códigos azuis”, ai o controle fica todo a cargo do SEU método.

ok :stuck_out_tongue:

Antes que pensem que sou xiita que defende linguagem ou IDE: eu gosto Eclipse, e sou obrigado a usar JDeveloper.

Mas ponho aqui meu comentario a favor do editor visual do NB: É o melhor, das 3 IDE’s citadas.
E, se é um Editor Visual, nada mais justo que ser mantido e alterado pela palheta tb.
O codigo gerado nao interessa.

Deixem seus codigos bonitos e elegantes pra camada de negócio.

[quote=maquiavelbona][quote=Quinger]Uso o Visual Editor, plugin para o Eclipse…
…[/quote]

Até![/quote]

Mas o MATISSE é pro NetBeans, num é…??

[quote=fabiocsi]
E, se é um Editor Visual, nada mais justo que ser mantido e alterado pela palheta tb.
O codigo gerado nao interessa.

Deixem seus codigos bonitos e elegantes pra camada de negócio.[/quote]

Se for o caso, a nova versão já permite editar o código se não me engano…

\o/

Já viram a possibilidade de fazer as telas no Delphi?

comunicação por WebService… é bem fácil!

Atualmente não sei se compensa mas antigamente quando Swing não tinha nada visual, o pessoal usava mto.