Obfuscation

Não é segredo que apartir de um .class podemos recuperar o código fonte original. Até aí legal. Agora imagine o seguinte: não quero que alguém veja meu código fonte. :!:

É … é egoista… li que isto é possível através de ferramentas de obfuscation. Alguém conhece alguma ? O que acham destas ferramentas ?

Exite várias ferramentas para ofuscar um código, segue abaixo um url de diretórios do google onde você pode encontrar várias ferramentas:
http://directory.google.com/Top/Computers/Programming/Languages/Java/Development_Tools/Obfuscators/

Espero ter ajudado :slight_smile:

Abre o codigo fonte dessas IDEs grandes que voce vaiv er. Eh ua comedia.

Alias, tem gente que fala que, fazendo isso, a performance do seu programa java aumenta, ja que os nomes de metodos e variaveis sao menors, tem nocao?

Na verdade um ofuscador cria 'goto’´s no java byte-code gerando com código intelectual e de difícil entendimento.Em questão velocidade provavelmente deve perder alguns milésimos. Para quem quer proteger um código contra a engenharia reversa um ofuscador faz o trabalho normalmente as vezes os decompilers bóiam na hora de ler o bytecode.

Ests ferramentas alteram os bytecodes, correto ? E a compatibilidade de compilar uma vez e rodar em qualquer lugar, é mantida ?

Valeu a ajuda ! :smiley:

fica mantido sim
o bytecode java eh sempre multiplataforma, se nao usa JNI

Me disseram que tem um que criptografa o bytecode e ai pra rodar tem que ter o programa que encriptou no pacote…

Estranho nao … ?