Obfuscators e IDE's

Pessoal,

    Tenho duas questões:

     1º ProGuard e RetroGuard realizam a mesma coisa(obfuscar)? vocês tem experiencia com algum deles, tipo, qual o mais usado ou  de preferência qual o mais recomendado.

     2º Quanto a IDE eu uso o eclipse, mas uma das exigências do meu projeto era o uso do sun ONE - ou netBeans(exigência negociável). Alguém já fez alguma comparação entre as IDE's, o eclipseXnetBeans por exemplo. Eu gosto muito do eclipse mas não quero me restringir a ele, caso os demais apresentem vantagens, em relação ao trabalho com j2me. A questão é que o negócio ta meio que na bucha, não vai dar para eu mesmo testar num tempo hábil.

    Desde já agradeço.

   p.s. e agradeço mesmo, todas as dúvidas que tenho postado foram rapidamente respondidas, mostrando a seriedade e comprometimento do pessoal que faz  e participa do "guj".

[]'s Tone

Os dos realizam a mesma tarefa.
Posso falar do Retroguard que é o obfuscator oficial do WTK.
Ele faz o papel dele, mas acontece que mesmo a midlet obfuscada pode ser descompilada e visto o código perfeitamente. :cry:

Não sei se o ProGuard faz alguma mágica adicional, mas o Retroguard não seria o suficiente para proteger o código da midlet de outros irem lá e dar uma olhada…

Quanto a IDE, me sinto confortável com o Eclipse e não trocaria pelo Sun ONE ou Netbeans, nem que rodasse no meu Atlhon 850 Mhz…
Não uso o EclipseME embora alguns falem dele.
Uso só o Antenna para automatizar a geração da midlet final, e quando preciso gerar uma midlet para testes, uso um script do Ant que é mais leve de ser executado repetida vezes do que se eu fizesse sempre uso do Antenna.

:scrambleup: Pra começar, gostaria de salientar que eu sou fã número 1 do Eclipse e tô com ele pro que der e vier. Mas já trabalhei bastante tempo com o NetBeans também… Algumas coisas a considerar:

:arrow: Código Java J2SE é com o Eclipse, como você deve saber. O NetBeans tem um completador de código mais chato e não tem o recurso QuickFix que o Eclipse tem.
:arrow: Para JSP e Servlets o NetBeans tem um suporte muito bom mesmo… O completador de código JSP é muito bem feito. Já o Eclipse precisa de algum plug-in e mesmo assim, completar código JSP como o NetBeans, até agora não vi ninguém.
:arrow: O NetBeans tem suporte a J2ME, o que ainda não vi no Eclipse.
:arrow: O NetBeans é mais pesado que o Eclipse.
:arrow: O Eclipse é lindo, bem feito e muito agradável de se trabalhar! :lol: O NetBeans não é ruim… Mas não é o Eclipse!! :lol:

Se você só quer mesmo J2ME, o NetBeans tem… Atualize-o e verá… Tem uns celularezinhos pra você testar suas aplicações, bem legal…

Mas nada é melhor que testar e ver… Isso vai muito de gosto… Apesar que o Eclipse é o Eclipse… :lol:

PS.: QuickFix ROCKALOTTA!

boone,

     Eu também uso o ant pra automatizar o deploy dos MIDlets, e já estou acostumado com o eclipse, só iria pensar em migrar pra outra IDE tipo netBeans caso ela  tivesse uma vantagem significativa em relação ao desenvolvimento de MIDlets. Quanto ao ProGuard e o RetroGuard,  acho que o melhor por enquanto é escolher o mais bem documentado. 
     A propósito, você tem problemas em relação ao uso de OO nas MIDlets que você desenvolve?
     Eu tava dando uma olhada, meio que superficialmente, e pelo que eu vi, esse conceito é quase que deixado de lado.  Em prol da otimização, questão da reusabilidade é meio que escanteada, ou estou falando besteira?

[]'s Tone

Uma coisa importante que o Netbeans tem que o Eclipse não tem é o debug de midlets.

Para debug no Eclipse, tem que ser na base do System.out…

Já no Netbeans, existe plug-in para isto que você pega e instala.

PS: Isto não diminui para mim, o valor que o Eclipse tem, portanto, continuo sendo fâ desta ferramenta. :lol:

martui,

   você não conhece o eclipseME?

[]'s Tone

Realmente OO é bonita para sistemas desktop e web.

Em dispositos móveis realmente a regra é otimizar tanto para se ter código pequeno, por causa do limite de tamanho da midlet que alguns celulares tem, como para se ter código rápido.

Não acho que vc deve deixar totalmente de lado OO, mas não comece um projeto usando tudo de OO que ao longo do tempo vc vai ver no que vai dar…

O ideal é usar talvez um pouquinho sim só onde realmente importa.

:scrambleup: Não conheço… Nunca trabalhei com J2ME a fundo, só olhei um pouco, vi uns exemplos e mais nada… Do EclipseME, infelizmente, só sei o nome! :?

martui,

     pois dê uma olhada no link abaixo, o plugin é bem interessante.

     http://eclipseme.sourceforge.net/

boone,

     eu já comecei a dar uma olhada sobre a questão de otimização, e achei uma materia bem legal, o link vai abaixo.

     http://www-106.ibm.com/developerworks/java/library/wi-devo/

[]'s Tone

Entre Proguard e Retroguard, prefiro Proguard.
Já esqueci o motivo exato, mas lembro que o Proguard tinha alguma coisa a mais.

E também uso Antenna.

Bani,

Faz uma forcinha para se lembrar o que era esse “algo a mais”, please ! :lol:

Bonne e Bani, vocês usam o Antenna com eclipse certo? Onde posso encontrar material de como utilizar essa combinação? Estou usando o eclipse + eclipseME mas está dando alguns problemas que não estou gostando. Gostaria de tentar trabalhar com o antenna + eclipse para ver se é melhor.

intehh

É praticamente certo de vc não encontrar tal material, pois embora o Antenna é uma ferramenta preciosa, pouquíssimos links vc encontra sobre ele que te esclareçam algo, muito menos em se tratando de Antenna + Eclipse.

O que acontece é que o Antenna é para ser usado pelo Ant, e este, já trabalha integrado com o Eclipse.

O que vc faz é ir no site do Antenna, baixá-lo, e criar um build.xml normal, referenciando as tasks do Antenna.
Ele possui várias e para os projetos tradicionais vc vai precisar somente de algumas.

Só complementando, o Antenna é particularmente interessante quando você vai trabalhar com vários modelos/emuladores de celulares.
Às vezes no EclipseME não é possível configurar o EclipseME para fazer o que você quer e no Antenna não só normalmente é possível usar qualquer emulador com facilidade como também é super fácil editar as classes para incluir algum parâmetro a mais na task.

Quanto ao obfuscator, o Proguard é cheio de opções, e muitas vezes também produz um resultado ainda menor que o do Retroguard.

Pessoal,

    Agora eu boiei, O que é esse Antenna? 

Bani,
Acho que você tem razão, pelo menos todo material de referência que eu achei pra uso de obfuscator cita o ProGurad, embora em nenhum deles haja uma citação ou comparação com o RetroGuard.

p.s. passei o fim de semana sem micro.

[]'s Tone

http://antenna.sourceforge.net/

Basicamente, são tasks do Ant para trabalhar com J2ME.

Se não conhecer o Ant, dê uma olhada nesse tutorial do GUJ

thanks bani, vou dar uma checada.

[]'s Tone