OOp… apesar desse topico ter de ser considerado BASICO no java to postando no AVANCADO pq preciso de ajuda de gente que saiba como argumentar.
Acontece que na minha empresa serei o responsavel pra ensinar pra galera “procedural” o porque eh vantajoso usar oop em java… detalhe que todos usam java, mas programam proceduralmente…
preciso de argumentos para combater as tendencias de criar uma classe que faca tudo, uma excecao que signifique tudo (sem ter filhas) e por ai vai…
preciso explicar a vantagem de usar objetos que representam coisas reais, como por exemplo Class Horse e Class Zebra extends Horse pra facilidade no entendimento quando outra pessoa tentar ler seu codigo.
Na hora de separar a implementacao da funcionalidade (interfaces contra classes abstratas) e por ai vai…
Alguem tem mais sugestoes?
Guilherme
Você vai ter bastante trabalho nessa tarefa.
Bem, acho que a maior idéia que você tem de passar, é porque usar objetos ao invés de apenas estruturas e funções. Hierarquia, delegação e encapsulamento vem como consequencia.
Eu tenho um livro muito legal, que mostra uma arvore (grafo, porque vai se juntando as vezes), e fala que eh programacao procedural, se voce quiser mudar alguma coisa, precisa mexer nesse NÓ! Da muito trabalho!
Quando eh objetos, vc mostra umas bolinhas com flechas uma pra outra. Eh muito facil voce trocar a bolinha. Alias, voce pode trocar uma bolinha, por varias outras dentro de uma grandona (encapsulamento). ou voce pode tirar uma bolinha, e usar em outro programa (reaproveitamento).
“Bolinhas versus arvorezinhas… tudo se resume a isso” Shakespeare. Talvez não tenha sido ele que falou isso :lol:.
Foi ele sim, eu lembro, tava la quando ele falou isso, 10 de outubro de 1983, tinha 2 anos, mas lembro…
Entaum, Paulo, me manda um pouco mais da explicacao do balao de festa junina q eh uma boa metafora pra usa no baguio sim… sei la, link pro site do livro, o nome do livro, o tipo, qq coisa
Valeu
Gui