Objeto Vector

Bom dia gente, estou tendo um probleminha dos mais básicos com meu início na programação Java.
Preciso acessar os atributos de um objeto que se encontra em um vector. Por exemplo: Tenho um Vector do “tipo” funcionário e preciso acessar a matrícula do funcionário de índice x. Como posso fazer isso?

myVector.add( new Funcionario() ); //adiciono um objeto ao Vector Funcionario func = (Funcionario) myVector.get( x );//pego um objeto do Vector

Assim eu pego um objeto do tipo Funcionario dentro do meu Vector.

Veja a documentação!!

Correto, mas eu preciso acessar um atributo da instância. Quero acessar o atributo “matrícula” do tipo int dentro do funcionário que está no vector.
Ex:
“public Vector funcionarios;
funcionarios = new Vector(10,1);”
aí quero agora acessar a matrícula da intância de índice 3…

voce tem um vetor que dentro dele tem um objeto do tipo funcionario que está dentro do vetor e dentro do funcionario há o atributo matricula é isso ?

Funcionario funcionario = vetor.elementAt(2); //retiramos o funcionario do vetor… [da posicao 3]

agora se voce fez um metodo na sua classe Funcionario chamado getMatricula(); faça algo do tipo

int x = funcionario.getMatricula();

espero ter ajudado…

Você não conseguiu ver isso no código acima? Que mal!

myVector.add( new Funcionario() ); //adiciono um objeto ao Vector Funcionario func = (Funcionario) myVector.get( x );//pego um objeto do Vector int i = func.getAtributoQueVoceQuiser( );

Mal é o seu comentário, que pode acabar desestimulando alguém que está tentando iniciar-se na programação java, o que acredito não ser o intuito deste fórum.

wow no flames! relaxa foi um ‘que mal :lol:’ nada de desistimulação… :smiley:
estamos ae pra ajudar… valeu ? :wink:

Ei Jefeson!!
Vc ainda tá ae?

O que exatamente vc quer fazer?
Do jeito que vc fez não tem sentido.

Vou tentar ser mais claro, ok?

Classe Funcionario:

public class Funcionario { private String nome; private int matricula; public void setNome( String a ) { nome = a; } public void setMatricula( int b ) { matricula = b; } public String getNome() { return nome; } public int getMatricula() { return matricula; } }

Agora vamos adicionar um objeto do tipo Funcionario em um Vector e depois retirá-lo:

[code].
.
.
//primeiro configuro meu objeto Funcionario
Funcionario func = new Funcionario();
func.setNome( “Lula” );
func.setMatricula( 12345 );

//adiciono em um Vector
Vector vt = new Vector();
vt.add( func ); //adicionei meu objeto Funcionario(func) no meu Vector(vt)
.
.
.
//retiro do meu vector o meu objeto Funcionario:
Funcionario fcn = ( Funcionario ) vt.get( x );//x é uma posição do meu vector… tem de ser um valor inteiro.

//agora basta utilizar seu objeto Funcionario (suponha que eu tenha adicionado somente o objeto acima)
System.out.println( fcn.getNome() ); //a saida será Lula
System.out.println( fcn.getMatricula() ); //a saida será 12345
.
.
.
[/code]

Tentei ser o mais detalhista possível. Uma dica de quem tb está aprendendo, leia bastante, leia muito, leia… pratique mais ainda.

Enfim, como dizem aqui no meu trabalho… perseverança… rsss

A propósito, um livro bom para vc ler q gostei muito é o livro dos irmãos Deitel, “Java como Programar 4ª edição”.

Apareça sempre qd precisar de ajuda!

blz!?
falou!!

ops… é Peterson… foi mau ae!!