Galera tudo tranquilo?
entaum me surgiu uma duvida cruel kkk
porem talvez eu esteja “viajando na maionese”,…
Para acessar metodos de uma classe é preciso instancia um objeto?
ou basta fazer isso:
ex:
Carro car;
car.andar();
//pq eu posso estar enganado mais eu vi isso funcionando hehehe..
pq eu tinha em mente que para chamar qlqer metodo da classe tinha q fazer isso:(intanciar um objeto);
Carro car = new Carro();
car.andar();
gostaria q me explicassem …
grato.
Para você saber isso vai um artigo do próprio GUJ sobre métodos static com eles não é preciso instanciar a classe, bom o tutorial irá explicar melhor que eu.
http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=121
Qualquer dúvida só falar.
Flw.
Cara vc precisa instanciar o objeto quando o método não é static, caso o método seja static não é necessário instaciar a classe…
Abraços…
Só para ressaltar o que nosso amigo lucas_carvalho100 falou. Se fosse instanciar mais de um objeto todos eles irão compartilhar os mesmos métodos e variáveis static.
Flw
e segunda forma está correta, quando declara uma variável para alguma classe ela é na verdade uma referência, i.e., o objeto ainda ñ existe e a referência tem valor igual a null
tem que sempre instanciar… SEMPREEEEEEEEE
Acesso a metodos static de variaveis de referencia nada mais eh do que um atalho da linguagem, voce nao estaria acessando metodo de um objeto, ate porque membros static sao de classes, nao de Objetos…
Abs 
[quote=adriano_si]tem que sempre instanciar… SEMPREEEEEEEEE
Acesso a metodos static de variaveis de referencia nada mais eh do que um atalho da linguagem, voce nao estaria acessando metodo de um objeto, ate porque membros static sao de classes, nao de Objetos…
Abs
[/quote]
Olá adriano_si
Não sou nenhum expert em java e achava que havia entendido os métodos static, com sua resposta acabei me confundindo, digamos que uma classe tenha somente métodos static:
Porque instância-las?
O que você quis dizer com atalho da linguagem? (atalho para mim é um caminho menor para se chegar a um mesmo lugar. No caso métodos static e não static seriam coisas diferentes logo na minha concepção não seria um atalho e sim um opção dependendo da necessidade do programador.)
Ficarei grato com suas respostas.
Flw.
[quote=adriano_si]tem que sempre instanciar… SEMPREEEEEEEEE
Abs
[/quote]
Uhum. Tanto que o aconselhável não seria car.andar() mas sim Carro.andar();

[quote=jakefrog][quote=adriano_si]tem que sempre instanciar… SEMPREEEEEEEEE
Abs
[/quote]
Uhum. Tanto que o aconselhável não seria car.andar() mas sim Carro.andar();
[/quote]
Entendi, eu acabei me equivocando na 2ª pergunta, o “atalho” seria as variaveis de referencia ou estou errado?
Flw.