Ola pessoal,
Tenho lido muitas msgs sobre este assunto aqui no forum. Tambem dei uma olhada boa no Hybernate e no Torque. Trabalho com Java Servlets usando JDBC/SQL direto desde 2000, e quando vi pela 1a. vez estas camadas de persistencia ainda estavam muito fracas. Hoje parece que o Hybernate é o que existe de mais interessante nisso.
Contudo, nao sei se é pelo fato que eu acho que “penso relacional”, mas nao consigo ver uma melhoria substancial em usar uma Camada de Persistencia. Fala-se muito que usando isso pode-se programar puramente OO e tudo mais, mas gostaria de uma opiniao sincera de voces se o topico “aumento de produtividade de desenvolvimento” é satisfeito ao usar esta camada. Ate o momento, parece pra mim mais um formalismo pra gente “nao ficar estressado” de misturar OO com relacional, do que propriamente para tornar o trabalho de desenvolvimento melhor. Podem “mandar bala” nas criticas, pois o que eu quero saber é se realmente meu pensamento é “retrogado/desatualizado/sem sentido” e que preciso “evoluir” para a Camada de Persistencia.
Eu fico olhando os codigos que faco, usando SQLs diretos (é claro que usando aquele esquema de colocar os SQLs em arquivo de properties, que da uma limpada boa no codigo), e depois comparo com exemplos que fiz com o Hybernate, que tem que criar uma classe bean, arquivo XML, etc, etc, etc, pra fazer exatamente a mesma coisa: inserir/alterar/remover/consultar! Qual é de verdade, “caso exista”, o pulo do gato desta Camada?