Hoje preciso fazer duas coisas que nunca fiz e preciso de uma ajuda pois não tenho idea de como começar.
Preciso obter dados dos funcionarios da minha empresa para alimentar um Projeto. Para tal, existem um Web Service que me disponibiliza via XML as informações dos mesmo.
Ai vem a parte que eu não sei fazer. Como eu…
Obtenho esse XML através de uma URL da intranet;
Como eu leio esse XML e retiro os valores dele.
Pelo que pesquisei, pouquissimas pessoas ja utilizaram tal WebService, então vou aproveitar que tenho um tempo livre para desenvolver um API esse serviço e por isso não queria utilizar pacotes externos para reduzir o numero de dependencias.
[quote=Mikhas]Pelo que pesquisei, pouquissimas pessoas ja utilizaram tal WebService, então vou aproveitar que tenho um tempo livre para desenvolver um API esse serviço e por isso não queria utilizar pacotes externos para reduzir o numero de dependencias.
[/quote]
Dependendo da versão do JDK que você for usar, os tais pacotes estão disponíveis na distribuição padrão e você não terá dependências a mais.
De qualquer maneira, se o tal web service for SOAP, então é muito complicado você invocá-lo ou obter as informações sem você usar os tais pacotes tradicionais. Se for REST até dá para “reinventar a roda”.
Para ajudar(facilitar e muito), de uma pesquisada(pai google) sobre apis como AXIS e XFIRE.
Creio que vai ajudar bastante no entendimento de como manipular dados do tal web service.
Agora não sei se eu sou noob demais a respeito de Web Services ou se vocês estão complicando uma coisa simples :shock:.
Esse WebService me disponibiliza, atraves de uma url na intranet, so dados dos funcionarios da empresa na forma de um XML e dependendo dos parametros que eu passo na url, o meu retorno(XML) será diferenciado.
Não imaginei que fosse algo tão complexo.
Para mim era simplesmente acessar a url, carregar os dados e parsear o XML.
No caso do REST você pode realmente “reinventar a roda”, já que a chamada é via POST ou GET através de uma URL simples, e a resposta costuma ser um XML simples, ou às vezes até JSON em vez de XML.
Se fosse SOAP, seria muito, muito mais complicado, já que as passagens de parâmetros e as respostas seguem uma especificação excessivamente burocrática e pesada; qualquer coisa fora da especificação costuma provocar uma resposta de erro, em vez da resposta esperada.