Ociosidade

Esse último mês tem sido assim no meu trabalho tbm “Nada pra fazer”…

Mas eu não vejo problema algum nisso pq meu salário está sendo pago
corretamente, tenho acesso a internet e materias para estudo e sei
q em breve os projetos vão sair do papel…

Só depende de cada um arrumar algo à fazer no tempo livre,
se ficar sem fazer nada é um tédio…

Hj em dia as coisas são muito corridas, não temos tempo pra
muita coisa, então tente aproveitar esse período “sem fazer nada”
pq provavelmente não vai durar pra sempre.

Bem, você pode seguir o conceito de “desligue a TV e vá ler um livro”.

Mas uma alternativa legal. A tão infame “pró-atividade” seria você aproveitar o tempo livre para pegar algum código que tenha algum bug que ficou para trás, ou então começar a refatorar sistemas já existentes para deixá-los melhor, ou então até mesmo identificar uma necessidade interna da empresa, analisar e partir para o código.

O verdadeiro funcionário “pró-ativo” é esse que sabe fazer algo legal enquanto de outra forma estaria ocioso, (seja se aperfeiçoando, seja melhorando alguma coisa existente ou criando algo útil por conta própria).

O problema da pró-atividade é que muitas vezes os chefes cobram e querem ver isso apenas quando o funcionário está sobrecarregado e trabalhando em “modo bombeiro”. Quando as águas estão calmas eles se esquecem disso.

Não ter o que fazer?

Somente vejo isso com estagiário ou funcionario público.

Falou tudo.

Bem, jah tive desentendimentos no trabalho por causa disso, no começo, nossa, nao fazia nada msm !!!
Briguei e insisti com meu chefe p me aloca algo, coisa q ele fez, apos mta insistencia…O fato eh q ha mtas pendencias no departamento, soh q os trabalhos ficam mais com os veteranos (30 anos de empresa, acreditem…), e nos, novatos, ficamos com “trabalhinhos simples”, telinhas de cadastro e etc…

Oi,

Qual a empresa que vocês trabalham? Tou doido por um emprego para ficar um tempinho “de boa”!!!

Tirando a brincadeira, acho legal você ter iniciativa e usar esse tempo para reciclagem do seu conhecimento, vc e a empresa ganham com isso.

Cara as vezes acontece.

Por exemplo eu quando comecei a trabalhar na minha antiga empresa, eu iniciei em um projeto, ai fiquei mais ou menos umas duas semanas so estudando o projeto, lendo umas documentacoes, dando uma olhada nos codigos etc… apos isso decidiram me colocar num outro projeto mas ia demorar mais umas 2 semanas. No final das contas o pessoal do projeto que eu estava nao queria me passar nada porque eu ia mudar em duas semanas, resumindo fiquei 1 mes “sem fazer nada”.

Quando eu mudei de projeto cai bem no meio do desenvolvimento todas as tarefas ja haviam sido distribuidas etc etc… fiquei mais 1 mes “esperando”, mas depois disso comecou a aparecer coisa pra caramba pra fazer.

Nestes 2 meses praticamente sem fazer nada, fiquei estudando bastante java afinal eu nao tinha muita experiencia, entao foi bem proveitoso.

No meu novo trampo tem muita mais coisas pra fazer mas tb nao eh nada absurdo, dificilmente eu tenho que trabalhar horas extras.

De qualquer forma, se vc ta trabalhando um tempo na empresa e nao tem coisas pra fazer e vc acha que eh sempre assim, talvez seja hora de conversar com o gerente do seu projeto pra ver o que esta acontecendo, se vc achar que vai ser sempre assim, considere trocar de emprego porque ficar 8 horas num lugar que vc nao faz nada e dificil.

//Daniel

Aqui é exatamente assim que funciona… grande parte do tempo fico ocioso e de uma hora pra outra aparece uma demanda pra semeana passada… isto é normal…

acontecia o mesmo comigo… realmente isto e algo q deixa vc muito puto…

OFF:
e sobre esse J.E.D.I ai… é impressão minha ou tem alguma ligação com starwars? :roll:

Olá! Fugindo um pouco do assunto do tópico, onde vc está fazendo estes cursos online. Está gostando? É pago, gratuito, comenta rapidamente pra galera aí.

Valeu!!![/quote]
Opa! O site dos cursos que eu faço já foi citado, é o www.javapassion.com. Lá tem muito material, eu fiz o curso de J2EE na turma passada e aprendi muito sobre diversas tecnologias. Recomendo! :thumbup:

[quote=erickles][quote=Rafael Nunes]Como a infinidade de coisas que tem aí para aprender você ainda consegue ficar ‘ocioso’?

Acho que assim cmo teu gerente, tá precisando gerenciar seu tempo melhor também.[/quote]

Logico, como postei antes, estou estudando c#…

Mas acho frustrante vc ser tratado q nein palhaço, ser deixado de lado, sem nda p fazer…nao eh soh por n ter oq fazer, mas sim, por ter o q fazer, e o seu lider n lhe passa nada, isso eh revoltante…[/quote]

q tal conversar com ele a respeito?

Como já disseram, tentem notificar seus líderes técnicos que estão de fato “sem o q fazer”, senão der resultado, escale. Infelizmente alguns problemas precisam ser levados para dentro da consultoria, pois depois todo mundo paga o pato.

Não adianta, então pegue aquele projetinho pessoal e comece a tocar. RubyOnRails na veia e vai que vai :slight_smile: Quem vai perder é a empresa, você pode aproveitar o tempo para evoluir algo seu, ou aprender sobre Scala, SOA, produtos , o que fazer tem galera :slight_smile: Acreditem, nossa áre não pára !!

exatamente, não para nunca…

por isso eu invisto em projetos pessoais…
estudo tecnologias desconhecidas… pois quem sabe amanha não estarei trabalhando com isso?
estudo para faculdade…
ou fico dando piruetas na cadeira… kkkkk

agora q “terminei” o jChat Malandrinho q aposto q vai virar moda na faculdade =P
qdo eu tiver tempo livre vou aproveitar para estudar algo novo, e desenvolver algum projeto para por em pratica o aprendizado…

Pois eh, jah conversei com meu chefe e meu gerente a respeito, mas vi q nao adiantou mta coisa…eles n se ligam nessas coisas…

e sempre akela coisa, qdo aparece trabalho, eh sempre p ontem…

[quote=erickles]Pois eh, jah conversei com meu chefe e meu gerente a respeito, mas vi q nao adiantou mta coisa…eles n se ligam nessas coisas…

e sempre akela coisa, qdo aparece trabalho, eh sempre p ontem…[/quote]

Fica em casa e pede pra eles te chamarem quando aparecer algo…devia ter feito isso na epoca das Olimpiadas…4 canais Sportv…nao teria perdido nada! :stuck_out_tongue: :lol: :wink:

ate mais…

[quote=richardpeder][quote=erickles]Pois eh, jah conversei com meu chefe e meu gerente a respeito, mas vi q nao adiantou mta coisa…eles n se ligam nessas coisas…

e sempre akela coisa, qdo aparece trabalho, eh sempre p ontem…[/quote]

Fica em casa e pede pra eles te chamarem quando aparecer algo…devia ter feito isso na epoca das Olimpiadas…4 canais Sportv…nao teria perdido nada! :stuck_out_tongue: :lol: :wink:

ate mais…[/quote]

Nao se a sua empresa eh dakelas “tradicionais”, onde trabalho caseiro eh piada por aki…agora, to um poko mais atarefado, pq ? pq eh pra ontem !!!

Aqui no trabalho eu não chego a ficar ocioso, o que não falta é ocorrência de implementação/correção. Uma dica de curso on line é o famoso javapassion (www.javapassion.com), vc ainda pode dar um lida em algum blog de java/tech, tem o de pcalcado (http://blog.fragmental.com.br/), sergio taborda (http://sergiotaborda.wordpress.com/), meiobit.com, blog de silvio meira daqui do CIn (smeira.blog.terra.com.br), blog da google entre outros. Uma coisa que eu faço quando estou esperando me passarem ocorrências é testar as funcionalidades do projeto e entender as regras de negócio (o que no atual projeto é muita coisa!) e as vezes acontece de achar alguns pontos a serem ajustados nesses testes.

Alguem conhece outros sites com curso on line?

[]'s