OCWCD - Ainda Compensa?

12 respostas
Jaba

E aew galera, fmz?

Bom, estive realmente pensando esses dias se ainda compensa passar na OCWCD 5. A gente ve muita coisa legal, como funciona o ciclo de vida das Servlets, detalhes sobre requisicoes, Listeners, mas no fundo, todo mundo sabe que podemos ter um Framework que encapsula tudo isso pra gente e faz com que apenas nos preocupemos com o Model. A questao e: conseguir essa certificacao hoje e so mais uma maneira de enfeitar o curriculo ou esse conhecimento realmente faz diferenca no dia a dia? Se sim, alguem tem um exemplo, ja que os Frameworks da vida ja facilitam nossa vida?

Valew!

12 Respostas

Diabo_Loiro

Faz muita diferença, uso o conhecimento dela todos os dias, trabalho com JSF e Spring.

Todos frameworks são baseados em servlets… quando voce nescessita resolver um problema, ou extender as funcionalidades dos frameworks é muito importante saber o que acontece de verdade.

E outra scwcd aborda muito mais que servlet, aborda segurança declarativa, criação de tags, jstl, EL e muitas coisas importantes ao desenvolvedor web.

um scwcd consegue entender como realmente funciona um framework, e até como construir um.

O servlet 3.0 ta com muitas novidades… fodas… vale lembrar a palestra do paulo silveira sobre o uso do servlet 3.0 assincrono no JavaOne semana passada, e outra do arun gupta, também sobre servlet 3.0.

Se não fosse um assunto importante não seria abordado em um Java One.

L

Cara,

Manda ver.

johnny_quest

Com toda certeza vale a pena essa certificação.

O conhecimento aprendido ao se tirar ela é formidavel.
Se aprende a fundo como é contruido tudo na parte web em java.

Eu tirei essa certificação mês passado e falo que valeu a pena.

P

Com certeza!

Jaba

Entao, DiaboLoiro, voce tem um exemplo de tipo de problema em que eu necessito desse conhecimento mais profundo? E desculpe a minha ignorancia, mas que tipo funcionalidades do framework a gente pode querer estender, e como o conhecimento da certificacao ajuda nessa “extensao”?

johnny quest:
O conhecimento aprendido ao se tirar ela é formidavel.
Se aprende a fundo como é construido tudo na parte web em java.

E ai johnny, no caso do conhecimento, tambem achei bastante legal, mais a questao e que eu nao estou conseguindo enxergar como essa certificacao pode agregar um valor no dia a dia, tanto que por isso que eu ate pedi exemplos para o Diabo Loiro acima.

johnny_quest

respondendo… simples…

essa certificação ajuda a aprender profundamente JSTL, EL, Tag Files, Simple e Classic Tag Handler,
Design Patterns, Autenticação, Autorização, Segurança, implantação.

Independente do framework utilizado, sempre se vê tais temas, e por essa razão estudar para a certificação é válido,
pelo conhecimento adquirido. Esses são temas que quem utiliza o JEE sempre encontra diariamente.

Jaba

johnny quest:
respondendo… simples…

essa certificação ajuda a aprender profundamente JSTL, EL, Tag Files, Simple e Classic Tag Handler,
Design Patterns, Autenticação, Autorização, Segurança, implantação.

Independente do framework utilizado, sempre se vê tais temas, e por essa razão estudar para a certificação é válido,
pelo conhecimento adquirido. Esses são temas que quem utiliza o JEE sempre encontra diariamente.

Ok, mais voce ainda nao me deu nenhum exemplo valido no dia a dia aonde esse conhecimento pode ser aplicado.

johnny_quest

pelo jeito você não conhece JEE,
todas essas tecnologias que eu disse são largamente utilizado no desenvolvimento WEB no java.
Páginas JSP em vários e vários projetos utilizam JSTL, EL, Tag Files, Simple e Classic Tag Handler
e também no web.xml se utiliza muito Autenticação, Autorização, Segurança.

Fica complicado explicar uma por uma das tecnologias e explicar tudo, é mais fácil
você dar uma pesquisada na internet sobre os temas que você desconhece.

Mas quando você começar no JEE, você irá ver todas essas tecnologias no dia a dia.

P

Ola,

Frameworks servem apenas para tornar o trabalho mais produtivo, isolando do desenvolvedor a necessidade
de ter que lidar com questoes de infraestrutura da aplicacao. Nao eh obrigatorio se utilizar framworks e muitas
vezes eh ateh indesejado, pois a complexidade e overhead do mesmo supera a da propria aplicacao, e com
isso o foco passa a ser o framework e sua utilizacao, e nao o negocio em si. Vale a pena obter essas certificacoes
pois o conhecimento fundamental adquirido (na SCWCD em particular) seria o suficiente para voce construir
seu proprio framework MVC e com isso compreender muito bem como funcionam e com isso, alem de voce ter
uma visao mais ampla (basicamente seria como voce enxergar a Matrix por traz dos frameworks :slight_smile: , voce tem
condicoes de avaliar melhor os frameworks e entende que eles nada mais sao que combinacoes de tecnologias
e componentes que voce ja conhece. Alem disso, frameworks vem e vao, ja uma plataforma como Java ja estah
bastante estavel. Frameworks sao baseados em Java e nao o contrario. Com relacao a parte pratica (se isso que
eu disse nao eh pratico), se voce for desenvolver uma aplicacao Web utilizando Struts, por exemplo, tera que saber
o que sao Actions (Design Pattern Command e Factory trabalhando juntos), o que eh um ActionServlet (FrontController),
o que sao View Helpers (Tags do Struts) e todo esse conhecimento eh basico. Conhecimento basico eh sempre importante
pois, como o proprio nome diz, todo o resto eh contruido sobre ele.

[ ]'s
Angelo

Jaba

Realmente eu nao conheco JEE.
Em relacao a JSTL, EL e CustomTag, eu acho legal ter um conhecimento diferenciado, mas sobre os outros conhecimentos, se eles forem realmente usados no JEE, pode valer a pena para referencia futura. Mas se esses conceitos sao usado no JEE, entao os mesmos caem tambem na OCBCD, correto?

P

Estude esse material e poste as duvidas.

http://download.oracle.com/javaee/5/tutorial/doc/

[ ]'s

Jaba

schranko:
Ola,

Frameworks servem apenas para tornar o trabalho mais produtivo, isolando do desenvolvedor a necessidade
de ter que lidar com questoes de infraestrutura da aplicacao. Nao eh obrigatorio se utilizar framworks e muitas
vezes eh ateh indesejado, pois a complexidade e overhead do mesmo supera a da propria aplicacao, e com
isso o foco passa a ser o framework e sua utilizacao, e nao o negocio em si. Vale a pena obter essas certificacoes
pois o conhecimento fundamental adquirido (na SCWCD em particular) seria o suficiente para voce construir
seu proprio framework MVC e com isso compreender muito bem como funcionam e com isso, alem de voce ter
uma visao mais ampla (basicamente seria como voce enxergar a Matrix por traz dos frameworks :slight_smile: , voce tem
condicoes de avaliar melhor os frameworks e entende que eles nada mais sao que combinacoes de tecnologias
e componentes que voce ja conhece. Alem disso, frameworks vem e vao, ja uma plataforma como Java ja estah
bastante estavel. Frameworks sao baseados em Java e nao o contrario.

Voce me convenceu pelo fato do conhecimento de base que eu posso adquirir. Acho que realmente so vou conseguir enxergar uma real utilidade desse conhecimento e o quanto ela sera importante pra mim no dia a dia.

Bom, Obrigado schranko e johnny quest! Voces me ajudaram a abrir “meio que uma porta” no meu cerebro.

Criado 14 de dezembro de 2010
Ultima resposta 15 de dez. de 2010
Respostas 12
Participantes 5