OCWCD - Ainda Compensa?

E aew galera, fmz?

Bom, estive realmente pensando esses dias se ainda compensa passar na OCWCD 5. A gente ve muita coisa legal, como funciona o ciclo de vida das Servlets, detalhes sobre requisicoes, Listeners, mas no fundo, todo mundo sabe que podemos ter um Framework que encapsula tudo isso pra gente e faz com que apenas nos preocupemos com o Model. A questao e: conseguir essa certificacao hoje e so mais uma maneira de enfeitar o curriculo ou esse conhecimento realmente faz diferenca no dia a dia? Se sim, alguem tem um exemplo, ja que os Frameworks da vida ja facilitam nossa vida?

Valew!

Faz muita diferença, uso o conhecimento dela todos os dias, trabalho com JSF e Spring.

Todos frameworks são baseados em servlets… quando voce nescessita resolver um problema, ou extender as funcionalidades dos frameworks é muito importante saber o que acontece de verdade.

E outra scwcd aborda muito mais que servlet, aborda segurança declarativa, criação de tags, jstl, EL e muitas coisas importantes ao desenvolvedor web.

um scwcd consegue entender como realmente funciona um framework, e até como construir um.

O servlet 3.0 ta com muitas novidades… fodas… vale lembrar a palestra do paulo silveira sobre o uso do servlet 3.0 assincrono no JavaOne semana passada, e outra do arun gupta, também sobre servlet 3.0.

Se não fosse um assunto importante não seria abordado em um Java One.

Cara,

Manda ver.

Com toda certeza vale a pena essa certificação.

O conhecimento aprendido ao se tirar ela é formidavel.
Se aprende a fundo como é contruido tudo na parte web em java.

Eu tirei essa certificação mês passado e falo que valeu a pena.

Com certeza!

Entao, DiaboLoiro, voce tem um exemplo de tipo de problema em que eu necessito desse conhecimento mais profundo? E desculpe a minha ignorancia, mas que tipo funcionalidades do framework a gente pode querer estender, e como o conhecimento da certificacao ajuda nessa “extensao”?

[quote=johnny quest]O conhecimento aprendido ao se tirar ela é formidavel.
Se aprende a fundo como é construido tudo na parte web em java.[/quote]

E ai johnny, no caso do conhecimento, tambem achei bastante legal, mais a questao e que eu nao estou conseguindo enxergar como essa certificacao pode agregar um valor no dia a dia, tanto que por isso que eu ate pedi exemplos para o Diabo Loiro acima.

respondendo… simples…

essa certificação ajuda a aprender profundamente JSTL, EL, Tag Files, Simple e Classic Tag Handler,
Design Patterns, Autenticação, Autorização, Segurança, implantação.

Independente do framework utilizado, sempre se vê tais temas, e por essa razão estudar para a certificação é válido,
pelo conhecimento adquirido. Esses são temas que quem utiliza o JEE sempre encontra diariamente.

[quote=johnny quest]respondendo… simples…

essa certificação ajuda a aprender profundamente JSTL, EL, Tag Files, Simple e Classic Tag Handler,
Design Patterns, Autenticação, Autorização, Segurança, implantação.

Independente do framework utilizado, sempre se vê tais temas, e por essa razão estudar para a certificação é válido,
pelo conhecimento adquirido. Esses são temas que quem utiliza o JEE sempre encontra diariamente.[/quote]

Ok, mais voce ainda nao me deu nenhum exemplo valido no dia a dia aonde esse conhecimento pode ser aplicado.

pelo jeito você não conhece JEE,
todas essas tecnologias que eu disse são largamente utilizado no desenvolvimento WEB no java.
Páginas JSP em vários e vários projetos utilizam JSTL, EL, Tag Files, Simple e Classic Tag Handler
e também no web.xml se utiliza muito Autenticação, Autorização, Segurança.

Fica complicado explicar uma por uma das tecnologias e explicar tudo, é mais fácil
você dar uma pesquisada na internet sobre os temas que você desconhece.

Mas quando você começar no JEE, você irá ver todas essas tecnologias no dia a dia.

Ola,

Frameworks servem apenas para tornar o trabalho mais produtivo, isolando do desenvolvedor a necessidade
de ter que lidar com questoes de infraestrutura da aplicacao. Nao eh obrigatorio se utilizar framworks e muitas
vezes eh ateh indesejado, pois a complexidade e overhead do mesmo supera a da propria aplicacao, e com
isso o foco passa a ser o framework e sua utilizacao, e nao o negocio em si. Vale a pena obter essas certificacoes
pois o conhecimento fundamental adquirido (na SCWCD em particular) seria o suficiente para voce construir
seu proprio framework MVC e com isso compreender muito bem como funcionam e com isso, alem de voce ter
uma visao mais ampla (basicamente seria como voce enxergar a Matrix por traz dos frameworks :slight_smile: , voce tem
condicoes de avaliar melhor os frameworks e entende que eles nada mais sao que combinacoes de tecnologias
e componentes que voce ja conhece. Alem disso, frameworks vem e vao, ja uma plataforma como Java ja estah
bastante estavel. Frameworks sao baseados em Java e nao o contrario. Com relacao a parte pratica (se isso que
eu disse nao eh pratico), se voce for desenvolver uma aplicacao Web utilizando Struts, por exemplo, tera que saber
o que sao Actions (Design Pattern Command e Factory trabalhando juntos), o que eh um ActionServlet (FrontController),
o que sao View Helpers (Tags do Struts) e todo esse conhecimento eh basico. Conhecimento basico eh sempre importante
pois, como o proprio nome diz, todo o resto eh contruido sobre ele.

[ ]'s
Angelo

Realmente eu nao conheco JEE.
Em relacao a JSTL, EL e CustomTag, eu acho legal ter um conhecimento diferenciado, mas sobre os outros conhecimentos, se eles forem realmente usados no JEE, pode valer a pena para referencia futura. Mas se esses conceitos sao usado no JEE, entao os mesmos caem tambem na OCBCD, correto?

Estude esse material e poste as duvidas.

http://download.oracle.com/javaee/5/tutorial/doc/

[ ]'s

[quote=schranko]Ola,

Frameworks servem apenas para tornar o trabalho mais produtivo, isolando do desenvolvedor a necessidade
de ter que lidar com questoes de infraestrutura da aplicacao. Nao eh obrigatorio se utilizar framworks e muitas
vezes eh ateh indesejado, pois a complexidade e overhead do mesmo supera a da propria aplicacao, e com
isso o foco passa a ser o framework e sua utilizacao, e nao o negocio em si. Vale a pena obter essas certificacoes
pois o conhecimento fundamental adquirido (na SCWCD em particular) seria o suficiente para voce construir
seu proprio framework MVC e com isso compreender muito bem como funcionam e com isso, alem de voce ter
uma visao mais ampla (basicamente seria como voce enxergar a Matrix por traz dos frameworks :slight_smile: , voce tem
condicoes de avaliar melhor os frameworks e entende que eles nada mais sao que combinacoes de tecnologias
e componentes que voce ja conhece. Alem disso, frameworks vem e vao, ja uma plataforma como Java ja estah
bastante estavel. Frameworks sao baseados em Java e nao o contrario.[/quote]

Voce me convenceu pelo fato do conhecimento de base que eu posso adquirir. Acho que realmente so vou conseguir enxergar uma real utilidade desse conhecimento e o quanto ela sera importante pra mim no dia a dia.

Bom, Obrigado schranko e johnny quest! Voces me ajudaram a abrir “meio que uma porta” no meu cerebro.