ODB: Nova versão do banco de dados Objeto

A versão 1.5.5 do banco de dados Objeto NeoDatis ODB foi liberada.

Esta versão traz grande melhora de desempenho : permite inserir 12000 objetos/segundo, atualizar 11000 objetos/segundo e recuperar mais de 110000 objetos/segundo.

ODB permite persistir e recuperar objetos Java de maneira totalmente transparente. ODB é Open Source LGPL.

Para obter mais informações,acesse http://odb.neodatis.org

Um mini-tutorial está disponível em http://odb.neodatis.org/1MTutorial.jsp

Baixei agora e já estou conseguindo usar! Muito fáci lde aprender, estou gostando muito!

Também estou testando e estou achando muito bom, só os DBAs acham ruim, pq eles vão ter que aprender mais heheheheheeh

Só fico na dúvida de como modelar um banco OO.

Poxa, já consegui ter uma boa idéia de como funciona. Fiz uma pequena classe pra fazer a interação com o BD. Agora to tentando melhorar minha aplicação pra ficar menos procedural.

Bem que alguns dos ‘Gurus’ deste portal poderiam mostrar seus conhecimentos nesta hora!

Gurus = Aqueles que ‘sempre gostam se mostrar’ poderiam trazer algo de valor para nós já que banco de dados OO ainda é um assunto desconhecido (praticado) pela maioria.

pra quem gostou, tem um outro também bastante similar… o DB4O

http://www.db4o.com/

Andei fazendo uns testes com esse db4o e gostei bastante.

O que você tentou dizer aqui?

Kknd ,

A ideia do ODB, ou de outro banco de dados Objeto Nativo, é que você se preocupa com suas classes de negócio. O Modelo do seu banco acaba sendo o seu modelo de classes: Fica totalmente transparente.

Olivier.

Hahaaa, sou fã de carteirinha de bancos de objetos e modelar um banco de objetos se resume a criar seus Value Objects, importanto um pouco do que o pessoal de brinquedos poderosos como Hiberante e etc. já fazem por aí.

Rapaz, achei esse dbatis interessante. Do Jeitinho que um dbOO deve ser. E o db4o eu já testei e aprovei, entretanto, o dbatis é gpl e talz hã? Uma comparação dos dois pode ser interessante.

Será?

Será?[/quote]

Ah, tá bom, tá bom, tem mais caroço nesse angú, :stuck_out_tongue:

mas me diz se vc sente tesão ao fazer um mapeamento hbm no hibernate, :twisted:

Será?[/quote]

Ah, tá bom, tá bom, tem mais caroço nesse angú, :stuck_out_tongue:

mas me diz se vc sente tesão ao fazer um mapeamento hbm no hibernate, :twisted: [/quote]

Não não. O que queria dizer é: será que projetar um banco OO é apenas criar Value-Objects-que-não-são-Value-Objects-de-verdade como se faz com Hibernate ou os Value-Objects-que-não-são-Value-Objects-de-verdade que usamos no Hibernate são apenas quebra-galhos para fazer um ORM funcionar? Aliás, “objetos de persistência” fazem mesmo sentido neste caso?

Pessoal, muito bom este banco, testei e gostei muito…

Mas alguém sabe como ele se comporta com um volume muito grande de dados? E qual o seu desempenho comparando com outros bancos mais usados?

[quote=danyelsanches]Pessoal, muito bom este banco, testei e gostei muito…

Mas alguém sabe como ele se comporta com um volume muito grande de dados? E qual o seu desempenho comparando com outros bancos mais usados?[/quote]

Quanto a este citado no tópico eu não sei dizer, mais quanto ao db4o ele tem vários comparativos no próprio site e parece ter um desempenho legal.

E já fiz alguns testes que me deixaram satisfeito, o problema é que ele tem um limite de 2GB para cada arquivo de dados :S .

Pelos testes que eu fiz, o desempenho do ODB é equivalente ao do DB4O. No próprio site do ODB, citam alguns números interessantes :

ODB can store more than 12000 objects per second, update more than 11000 objects per seconds and select more than 110000 objects per second (On Intel Core 2 Duo with 2Gb of Memory).

Lembrando também que as licenças do DB4o e ODB são diferentes:

ODB é LGPL, DB4O é GPL (com licença comercial para uso comercial).

Não encontrei as métricas utilizadas para realizar o teste no site, alguém sabe?

qual a REAL vantagem sobre o Hibernate ?

Bah, vou dar uma testada nesses brinquedos. O fato de sair dos xmls de mapeamento deve ser algo…

Como eles devem se comportar em casa de mundança de estrutura dos objetos ja persistidos?

voce pode usar annotations :slight_smile: