A versão 1.5.5 do banco de dados Objeto NeoDatis ODB foi liberada.
Esta versão traz grande melhora de desempenho : permite inserir 12000 objetos/segundo, atualizar 11000 objetos/segundo e recuperar mais de 110000 objetos/segundo.
ODB permite persistir e recuperar objetos Java de maneira totalmente transparente. ODB é Open Source LGPL.
Poxa, já consegui ter uma boa idéia de como funciona. Fiz uma pequena classe pra fazer a interação com o BD. Agora to tentando melhorar minha aplicação pra ficar menos procedural.
Bem que alguns dos ‘Gurus’ deste portal poderiam mostrar seus conhecimentos nesta hora!
Gurus = Aqueles que ‘sempre gostam se mostrar’ poderiam trazer algo de valor para nós já que banco de dados OO ainda é um assunto desconhecido (praticado) pela maioria.
A ideia do ODB, ou de outro banco de dados Objeto Nativo, é que você se preocupa com suas classes de negócio. O Modelo do seu banco acaba sendo o seu modelo de classes: Fica totalmente transparente.
Hahaaa, sou fã de carteirinha de bancos de objetos e modelar um banco de objetos se resume a criar seus Value Objects, importanto um pouco do que o pessoal de brinquedos poderosos como Hiberante e etc. já fazem por aí.
Rapaz, achei esse dbatis interessante. Do Jeitinho que um dbOO deve ser. E o db4o eu já testei e aprovei, entretanto, o dbatis é gpl e talz hã? Uma comparação dos dois pode ser interessante.
mas me diz se vc sente tesão ao fazer um mapeamento hbm no hibernate, :twisted: [/quote]
Não não. O que queria dizer é: será que projetar um banco OO é apenas criar Value-Objects-que-não-são-Value-Objects-de-verdade como se faz com Hibernate ou os Value-Objects-que-não-são-Value-Objects-de-verdade que usamos no Hibernate são apenas quebra-galhos para fazer um ORM funcionar? Aliás, “objetos de persistência” fazem mesmo sentido neste caso?
Pelos testes que eu fiz, o desempenho do ODB é equivalente ao do DB4O. No próprio site do ODB, citam alguns números interessantes :
ODB can store more than 12000 objects per second, update more than 11000 objects per seconds and select more than 110000 objects per second (On Intel Core 2 Duo with 2Gb of Memory).
Lembrando também que as licenças do DB4o e ODB são diferentes:
ODB é LGPL, DB4O é GPL (com licença comercial para uso comercial).