Pessoa do Forúm, vejo várias ofertas de emprego em vários sites como www.apinfo.com e www.catho.com.br e etc. Reparei que a maioria das vagas para Desenvolvedores ou Analistas-Desenvolvedores que pagam um valor razoavelmente bom. Exigem conhecido ao equivalente a 3 pessoas, ou seja, o cara é obrigado a saber o serviço do analista, do desenvolvedor, e algumas vezes dá uma de DBA. Vejam, são profissões totalmente separadas, cada uma tem seu objeto de trabalho e especializações próprias. Ou talvez exigem um DEUS ao invés de um desenvolvedor (o cara tem que saber tudo). Tudo bem, concordo que paga-se bem, mas para empresa é melhor pagar 4000 reais para um desenvolvedor que sabe tudo, ao invés de contratar 3 desenvolvedores que tem um especialidade diferente e pagar para cara 2500,00.
Existem desenvolvedores especialista em J2SE trabalhando com SWING, outros em padrão J2EE no MVC2, outros então somente com J2ME…e por aí. Sei que quem programa, não tem dificuldades em saber outras áreas…mas saber é uma coisa, ser especialista com qualidade é outra…então não interessa qualidade? somente interessa o salário e fazer o projeto de qualquer jeito?
Será que é por isso que sempre estão dizendo que o mercado está aquecido na área, sobram vagas e não tem gente capacitada para preenche-las, e uma porrada de gente desempregada ou ganhando mal? Será que não é culpa das próprias empresas que querem pagar razoavelmente bem, isso quando não for contratação por PJ, para um DEUS, ao invés de pagar o justo para cada especialista na área de Desenvolvimento?
Abro essas discussão para saber a opinião do pessoal!!
Abraços
Rodrigo Santik
pra um estagiário pede-se conhecimento para um salário de 1200,00
pra uma vaga de 1000,00 pede-se conhecimento para um salário de 2500,00
pra uma vaga de 2500,00 pede-se conhecimento para um salário de 4000,00
pra uma vaga de 4000,00 pede-se conhecimento para um salário de 7000,00
e assim vai…
REALMENTE O MERCADO ESTÁ FALTANDO GENTE QUALIFICADA OU É MARKETING DAS EMPRESAS?
*isso quando não pedem inglês
Então rsantik
Também já vi em vários sites de empresas, ótimas propostas, com salários super elevados, mas com requisitos também que surpreendem.
Sempre achei que muita especialização, visto do ponto de vista “busca de oportunidades”, sempre foi um ponto negativo.
Digo isso, porque vivo isso. Não estou dizendo que uma especialização em uma determinada área não ajuda!
Ajuda sim e como! Mas em uma única só? Lógico que não se consegue abraçar o “mundo de tecnologia”, pois existem várias áreas.
Mas uma abrangência maior, é conhecimento e conhecimento, não ocupa espaço
Uma vaga que encontrei, seus requisitos e uma breve explicação “interrogativa” (se é que existe rs) de um amigo, especialista na área de recrutamento em tecnologia:
Vaga: Programador Java (J2EE) Jr.
Salário: R$ 1.500,00
Requisitos:
Programação em linguagem Java, padrão J2EE (sem explicação)
Conhecimentos nos frameworks: JSF (ou Struts), Spring, Hibernate (hoje é o que temos no mundo Java Web e porque não conhecê-los?)
Conhecimento em banco de dados Oracle (quem desenvolve sistemas e não tem nenhum conhecimento em BD?)
Não é dificíl encontrar pessoas com esse perfil acima. Se o salário está abaixo, é porque a valorização do profissional não está em alta. E se aumentam o salário, é óbvio, que pedem mais e mais requisitos. Quando vejo uma empresa que pedem muitos requisitos, não perco meu tempo.
Porque empresas assim, ainda não saíram do pensamento da escravidão e precisam de mão-de-obra barata!
Flw, abçs!
Olá, quando abrir tópicos, por favor, não deixe o título inteiro com letras maiúsculas. Não há necessidade de tentar chamar mais atenção que os outros usuários, fora que ficaria realmente horrível ver a lista de tópicos se todos seguissem essa mesma filosofia.
Estou começando a ficar cansado de ver esse mesmo assunto no fórum. Parece que uma vez por mês alguém tem que postar um tópico aqui sobre o quanto a área paga mal, ou o quanto as empresas não sabem contratar, etc, etc.
Que tal ver a opinião do pessoal nos diversos tópicos já abertos sobre o assunto, ao invés de vir reclamar em mais um? Vou citar aqui apenas os tópicos que o título indica de cara de se tratar do mesmo assunto (ou de algo muito próximo):
http://www.guj.com.br/posts/list/201083.java
http://www.guj.com.br/posts/list/200992.java
http://www.guj.com.br/posts/list/202137.java
Sem falar nos diversos que o assunto começou com algo nada a ver, e descambou a discussão para esse mesmo tema.
Vai ver que, hoje em dia, não faça mais sentido ter um DBA, um Programador e um Analista separados, quiça Designer, Testador ou Implementador de html.
Por exemplo, imagine que eu tenha um portal de noticias sobre coisas nerdys. Meu competidores tem 10 vezes mais acessos que eu vindo do google e eu quero este acesso.
Se eu sei um pouco sobre SEO eu sei que é importante observar as palavras-chave, por exemplo preciso adiciona-las no META Keywords na sessão HEAD do HTML. Isso pode ajudar (junto de outras medidas). O lance é que se eu não tenho palavras-chave eu tenho que adicionar na minha aplicação de CMS para suportar isso. Quem gera a sessão HEAD deve ter acesso a elas. Se elas vem do banco e, por acaso, não existe nada parecido, eu terei que criar uma ou mais tabelas para armazenar tais informações. E tudo isso precisa ser testado.
Se eu precisar de um DBA pra criar as tabelas, um Testador pra verificar se esta ok, um programador para escrever codigo e um Analista que gere documentação eu tenho 5 pessoas que precisam trabalhar de forma bem integrada, o Analista analisa e passa por programador, e por ai vai. E o testador precisa esperar o DBA criar as tabelas, isso se ele não reclamar que o campo keyword esta em ingles e o resto das tabelas esta em português, ou que a tabela precisa se chamar 1232321_TABL_XPTO_444_PIPE_KEYW_KEY e por ai vai. Em dado momento o analista pediu para usar o pattern Strategy e o programador achou melhor fazer um ifzinho, causando burbulho no code review, fora os testes automatizados que tem um monte de assertTrue(true,“teste 123”). Varios ciclos de teste depois a coisa vai… até que uma emergência acontece e todo mundo para por 2 semanas para terminar outro projeto que ta indo pro buraco e… o que é mesmo que estavamos fazendo?? Enquanto isso os competidores estão avançando no hanking do google.
Se eu tenho 1 ou 2 caras que sabem muito, um pouco sobre cada área, eles implementam em uma tarde, cobrem 99% do codigo com testes dos mais variados tipos e logo pode ir pra produção. Provavelmente por estes 2 caras ganham bem mais pois eles entregam software e partem pra outra coisa, repetindo um ciclo valioso para a empresa. Não me admira que existam tais ofertas.
De fato, você não precisa ser “especialista” em tudo. Normalmente você tem de se virar bem (o que é diferente de ser especialista) em várias coisas - mesmo em lugares grandes. Até porque a tendência, para os especialistas em alguma área, é que essa área logo fique obsoleta e eles tenham de aprender sobre outra coisa.
Imagine um cara que era especialista em Progress; ele não teve de, para sobreviver, tornar-se especialista em Oracle ou outro banco de dados?
Você só para de estudar quando morrer (acho que Chico Xavier deve discordar de mim, mas não consigo me comunicar com ele.)
Se alguém deu uma olhada naquela prova de Analista de TI do Banco Central - pode ver qual é o nível de “especialismo” que as empresas querem. Basicamente, na prova, cobrou-se tudo que você possa imaginar - desde PMO até JavaMail.
Eu vejo a especialização da seguinte forma: cada vez menos temos especialistas em uma area como “analise”, “teste” ou “programação”.
Temos especialistas em sistemas web, sistemas embarcados, sistemas desktop, games.
Dentro destas areas temos muita coisa. Fazer um twitter é muito diferente de fazer um facebook, que é diferente de fazer um justin.tv – assim como temos games de todos os estilos, do 3D realista ao text-mode. Porem raramente vc encontra 2 “especialistas” que tem o mesmo conhecimento. Geralmente um conhece bem determinadas tecnologias que o outro.