[OFF] Compras online deverão ficar mais caras

Se você mora em um desses 18 estados: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia e Sergipe, além do Distrito Federal.

Veja o absurdo da bitributação: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/04/18-estados-assinam-protocolo-para-cobrar-icms-no-destino.html

A notícia tem 1 mês, mas acho que muita gente ainda não sabe, eu inclusive fui pego de surpresa.

caramba eu achei isso um absurdo também.

Indiretamente isso pode acabar afetando outros estados, já que as empresas que acabam pagando esse ICMS “extra”. É só ver a quantidade de processo que o walmart tem contra algumas secretarias da fazenda.

engraçado que pra cobrar mais imposto, qualquer coisa é aprovada rapidinho, né…

São Paulo e Rio de Janeiro não concordam… pode ser por defesa constitucional como eles dizem… espero que seja…

mas também, os 2 estados vão acabar ganhando menos por causa disso… ja que a maioria dos produtos online saem daqui… e menos pessoas vão comprar

Eu soube disso na época em que foi anunciado, mas está valendo mesmo?
A notícia disse que desde fevereiro a Bahia foi isso, mas fiz várias compras online e não houve acréscimo no preço.

Agora que li: diz que só vale entre os estados signatários. Então eu comprar algo de SP não afetaria, mas se SE sim?

Absurdo mesmo…

não… o estado de origem ainda cobra o imposto ICMS como ja fazia antes
agora o estado de destino que mudou

se você mora em SE, e compra de SP, vai pagar.

se mora em SP e compra de SE não paga o imposto adicional…

pelo menos é o que diz a notícia

[quote=Schuenemann]Eu soube disso na época em que foi anunciado, mas está valendo mesmo?
A notícia disse que desde fevereiro a Bahia foi isso, mas fiz várias compras online e não houve acréscimo no preço.

Agora que li: diz que só vale entre os estados signatários. Então eu comprar algo de SP não afetaria, mas se SE sim?

Absurdo mesmo…[/quote]
Pelo que eu li a compra entre estados signatários não tem acréscimos porque os estados repassam o ICMS entre si, mas entre estados não signatários é cobrado ICMS no destino, mas como eu disse quem tá pagando são as empresas.

Uma que já boicotou alguns estados é o fastshop.

Ah, eu tinha entendido o contrário.
Eu lembro de ter lido que a B2W (Submarino, Americanas) tinha conseguido uma liminar evitando isso.

Edit:
B2W consegue liminar e entra na briga por ICMS

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2674590/justica-de-ms-derruba-liminar-contra-cobranca-de-icms-em-compras-online/relacionadas/todas

[quote=Jairo Junior][quote=Schuenemann]Eu soube disso na época em que foi anunciado, mas está valendo mesmo?

Absurdo mesmo…[/quote]
Pelo que eu li a compra entre estados signatários não tem acréscimos porque os estados repassam o ICMS entre si, mas entre estados não signatários é cobrado ICMS no destino, mas como eu disse quem tá pagando são as empresas.

Uma que já boicotou alguns estados é o fastshop.[/quote]

Como que a fastshop conseguiu boicotar?

[quote=Arizoide][quote=Jairo Junior][quote=Schuenemann]Eu soube disso na época em que foi anunciado, mas está valendo mesmo?

Absurdo mesmo…[/quote]

Uma que já boicotou alguns estados é o fastshop.[/quote]

Como que a fastshop conseguiu boicotar?[/quote]

Não vende mais para alguns dos estados “signatários”.

É uma faca de dois legumes
Por um lado, os “signatários” são todos estados inexpressivos economicamente (sem preconceito, eu sei que isto está bem longe de ser culpa do povo, e é outra looonga discussão…), que historicamente muito mais gastam do que geram a receita dos impostos.
Por outro lado, antes do comércio eletrônico, o cidadão comprava na loja física e gerava receita para o seu estado, o que agora não ocorre mais. É uma perda considerável.
É assunto pra tal da reforma tributária, que deve sair logo, logo, nas próximas décadas… :lol:

Por isso que não levo fé em coisas como o tal do Preço Justo (http://www.guj.com.br/java/242219-preco-justo)

Acho que essa escalada de impostos mais caros e complexos é um caminho sem volta…

[quote=pinto]É uma faca de dois legumes
Por um lado, os “signatários” são todos estados inexpressivos economicamente (sem preconceito, eu sei que isto está bem longe de ser culpa do povo, e é outra looonga discussão…), que historicamente muito mais gastam do que geram a receita dos impostos.
Por outro lado, antes do comércio eletrônico, o cidadão comprava na loja física e gerava receita para o seu estado, o que agora não ocorre mais. É uma perda considerável.
É assunto pra tal da reforma tributária, que deve sair logo, logo, nas próximas décadas… :lol:
[/quote]
Sim, aparentemente essa união desses estados é uma tentativa de fazer os grandes estados ingressarem para dividir o ICMS ou de descentralizar os depósitos dessas lojas virtuais. Tudo isso faz sentido, mas o que mais me afeta nisso é o atraso nas entregas, tô com um produto preso na Receita Estadual há 3 dias.

Aqui é exatamente ao contrário dos EUA.

Quando você está em Chicago compra alguma coisa na Amazon (que tem escritórios em alguns estados americanos, como Nova York, mas não em Illinois), não paga imposto.

[quote=pinto]É uma faca de dois legumes
[/quote]

O amigo disse tudo.