Off: Conversa de Xiitas

Concordo em parte, conhecer seus limites faz parte da verdadeira grandeza! E convenhamos… aprender OO e Java em uma ou duas semanas não é fácil. Além disso, quando sugeri não depender de uma pessoa como essa, não estava me referindo à incapacidade dele aprender, mas sim à qualidade do código que o camarada irá produzir. Quando se está com pressa, não se busca APRENDER alguma coisa a fundo, mas sim RESOLVER, não importa como, e não importa também a que custo (seja em performance, seja em qualidade ou manutenibilidade etc.) Ok. Talvez importe… mas não muito!

Mas para não ficar só na fala: Já passei por uma situação parecida, (mas no meu caso a pessoa tinha alguns conceitos básiquíssimos que OO). Assim a participação dela foi muito reduzida quando formulando o sistema (criando as classes e interfaces) mas ela foi muito útil testando, documentando e também escrevendo um pouco de código (costumávamos dar as interfaces e/ou classes para que ele implementasse alguns métodos específicos, sem risco de “jogar no lixo” toda a arquitetura escolhida). O resultado foi muito positivo e o camarada em momento algum ficou desmotivado, pelo contrário, foi uma escola para ele, e virou Javanes de coração!

Puts! Agora acho que o q ele mais tem é coisa pra fazer!!!

Vou tentar aplicar umas teorias de OO nele e vamos ver como ele irá reagir…

Ei… qualquer coisa, manda ele pra matar as dúvidas aqui no GUJ :wink:

Diga Diogenes,
Meu velho, estava na mesma situação que vc a 4 meses atrás.
Na equipe eram 4. ( 3 Java e 1 VB).
Só pra resumir.
A gente deu ao cara 1 hora todo dia pra estudar Java. Nos fins de semana a gente se comunicava e tirava as dúvidas dele por email ou ICQ.
Davamosalguns problemas pra ele resolver… em VB inicialmente e depois migravamos pra Java,pois tenho conhecimento em VB.
Hoje o cara manda bem e nos ajuda pacas… :wink:

E que ele não ache esse tópico… hehehhe … :twisted:

E ai galera, blz? Tô de volta… heheheh :lol: :lol: :lol:

Coloca ele para fazer as tarefas que o pessoal falou. Em contra partida, ou em parte do tempo cria algum projeto paralelo, algum controle de qualquer coisa, algo como mapeamento de tarefas…
Fala pro kra que ele tem x tempo para aprender o básico de java, empresta uns 50 livros de java e se no tempo estipulado ele não virar. Troca…
Deixa seus superiores cientes da sua intenção… Afinal chance é uma coisa, cabide de emprego é outra… Uma pessoa ganhar o salário de um programado pra fazer documentação é blasfêmia…

Se o kra é bom como vc falow ele vai se virar.

Uma outra opção, muito mais prática, descola um trampo em VB pra ele em outra empresa e contrata um kra de Java… Simples, prático e limpo… :twisted:

Um abraço galera…

Olá

Ei, Rodrigo, concordo contigo:

Com o pouco de português que geralmente os programadores sabem, encontrar alguém que entenda de informática e que ainda saiba escrever é muito difícil. O cara que documenta deve ganhar muito mais.

[]s
Luca

Alguem ja tentou contratar um jornalista ou editor tecnico? Nao eh das experiencias mais agradaveis :smiley:

Ja rolou ate uma thread aqui no GUJ uma vez sobre a incompetencia generalizada (mas nao geral) do pessoal tecnico em escrever um bom Portugues (com P maiusculo e tudo ;)). Ai, se eu tivesse paciencia pra procurar… :smiley:

Olá

CV, você é um cara que escreve bem para caramba. Muitos outros aqui também escrevem bem. Mas já encontrei ótimos analistas/programadores que não conseguiam escrever nem um mísero “release note”.

A tarefa de documentar sempre foi desprezada pelos programadores. A documentação da maioria dos sistemas SEMPRE foi porcaria. Uma vez o Unibanco contratou uma empresa a peso de ouro para documentar seus sistemas. Mas era aquela coisa da documentação ser feita depois do sistema pronto. Ficou tudo muito bom, mas não ajudou em nada durante o desenvolvimento. Devido a este histórico passei a ser fã de XP onde pelo menos o código fica documentado e este é um documento sempre atual.

Mas de todo modo alguém escreverá algo para o cliente ou para o próprio depto de marketing. Isto precisará ser bem escrito.

[]s
Luca

Completamente de acordo… já passei por uma experiencia semelhante, de ter uma empresa contratada pra documentar sistemas depois q eles tao prontos, e foi a maior quantidade de dinheiro jogada no lixo que eu ja vi ate hoje. No exato momento em que alguem precisou atualizar alguma coisa no sistema, a documentacao inteira foi pro saco… :roll:

Mas taí, pra quem gosta daqueles testezinhos na hora de selecionar candidatos, peça pro cara fazer o release note do projeto onde ele esta pedindo uma vaga. Pode ser a versão 0.1 mesmo, só com as features que vc explicou ali, na hora. Dê meia hora e um Word pro caboclo fazer (assim pelo menos o corretor ortográfico do Word te ajuda a não jogar o cara pela janela quando ele escrever “esseção” :lol:)

PS: eu ja peguei e-mails com o conteúdo, literal: “Presado Carlos, segue meu curriculo em attachment”. A resposta foi um silencio retumbante. :smiley:

[quote=“cv”]
PS: eu ja peguei e-mails com o conteúdo, literal: “Presado Carlos, segue meu curriculo em attachment”. A resposta foi um silencio retumbante. :D[/quote]

Antes que questionem, não fui eu o autor da pérola.

Quanto aos testezinhos. Pq não fazer fazer algo mais simples? “Implementa um lista ligada com operações de inserçäo e remoção em ambas pontas e tempo O(1) para todas operações. Documente e teste direito, faça tudo como se esse emprego dependesse disso.”

Tem certeza de que não foi você mesmo, Louds? :wink:

som do cv caindo da cadeira e quase se mijando de dar risada

[quote=“Daniel Quirino Oliveira”]
Tem certeza de que não foi você mesmo, Louds? ;)[/quote]
çím

Falando em documentação, tou cada dia dando mais valor a unit tests como documentação.

Então colocar o neguinho do VB para escrever unit tests é uma boa. Ajuda a todo nós programadores folgados que não temos 100% de code coverage nos unit tests, ele aprende java e vai se manter em sincronia com o desenvolvimento do projeto.