Off: Conversa de Xiitas

Ae galera,

Tenho a seguinte situação:

Tenho um baita projeto pra iniciar…e o pior eh que o Management dele eh meu…
Tenho uma equipe com três programadores…dois em Java (eu + 1)…e um programador em VB…

O projeto vai ter uma estrutura distribuida entre um pouco mais de 25 pontos do estado…e eh um pouco complexo…
e o pior eh que não tenho tempo de treinar esse cara, novato aquih, q trabalha com VB, pra tentar fazer alguma coisa em Java…

E não tenho experiencia na utilização dessas duas tecnologias em um único projeto…e nem quero ter…mas tenho q usar esse cara pra fazer alguma coisa no projeto…mas o que?!

Alguém aí já passou por essa situação???

Eita … a última vez que eu vi misturando VB & Java o VB se deu mal, partiu pra “novos desafios” :shock: (ainda bem que o cara se virou bem, gente boa :wink: ).

Não acho que vai dar muito certo inventar algo em VB soh pra usar o rapaz. Manda ele fazer documentação, desenha tela, testes, essas coisas.

Se quiser mesmo inventar, faz a GUI em VB trabalhando com Webservices num servidor J2EE (nao vai ficar bao) … ou arranja um client corba pra VB (se eh que isso existe) e integra usando corba mesmo.

Olá

Há muitas coisas que ele pode fazer:

  1. QA, quality assurance, isto é, ficar responsável pela confecção dos programas de testes de integração e pela execução de todos os testes;

  2. Rollout, isto é, responsável pela distribuição entre os 25 pontos e tudo que for necessário para isto;

  3. Deployment, isto é, o cara só precisa aprender um roteiro para instalar o aplicativo. Mesmo na fase de desenvolvimento é bom que o tester faça isto também pois depois na homologação e produção será necessário existir procedimentos padronizados;

  4. Documentação, para mim o melhor é que seja feita em html com algum facilitador de conteúdo. Se o cara sabe um mínimo de XML e HTML pode ser tentado o uso do Forrest para um site de documentação;

  5. Por fim, ele pode ser responsável pelo CVS.

Se alguém lembrar de mais, será ótimo.

[]s
Luca

Diogenes,
Vc´s usam alguma ferramenta RAD?
Pow,dah para ele tentar montar uns componentes SWING para ele brincar…
Deixe a noção de POO avançada p depois… peça-o p/ler o tutorial da Sun de Swing e ensine-o algumas coisas básicas…não creio q possa ser tão difícil assim…

Voce pode ver as capacidades dele em solucoes - ignorando a linguagem utilizada - e tentar encaixar… ele vai ter que correr atras da bola tambem, e nao ficar esperando a magina acontecer ( ou seja, estudar, estudar e estudar mais um pouco )…

Se vc precisa mesmo colocar ele no projeto, se nao ha outra saida, o cara vai ter que aprender Java, nao?! ou ha algum motivo para querer utilizar codigos vb pra fazer alguma parte do sistema?

Alguma experiencia do cara tem que servir pra algo… veja o que ele sabe saber, se tem facilidade ou desenvoltura para algo em especifico… tipo, pergunte pra ele e tal, se for o caso… encaixar o carinha pra fazer algo que ele nao curte eh mto ruim, nao?! ( mas claro, as vezs nao tem jeito )

Rafael

eu nao sei o q voce vai montar, mas da pra fazer uma applicacao com jBoss usando EJB e tal, toda a regra de nogocio fica la, e a interface ao inves de ser jsp, vai ser desktop (em VB) fica bem legal, em algumas situacoes fica muito melhor que fazer a interface em wweb

Coloca ele pra fazer café :lol:

E se vc botasse o menino pra fazer umas interfacezinhas em VBScript?

Existe a Solução Lestat para esse problema:

“Vou te dar o direito da escolha, coisa que eu não tive:”

-escreve documentação, faz QA, unit/integration/client aceptance testing, deployment, layout de GUI e tudo quando é mais tarefa que seja ncessaria. Alem de ter que aprender java.

-buscar cafezinho, massagem nos pés dos desenvolvedores, comprar pastel na padoca, levar sobrinho no cinema, etc.

O importante é fazer ele sentir que tá fazendo oque é melhor para ele. :twisted:

ow, que vc tem contra os cara de VB - JAVA !? :twisted:
rs… Isso é comum… Eu passei por isso a uns 3 anos atras… Trabalhava com VB… Dai , de repente viraram e falaram:

  • " Este é o consultor java e vai desenvover um aplicativo pros clientes. Aprende com ele pra desevolver tb…" :shock: :cry:

Meu, e na epoca eu pensava que java era o bicho de sete cabeça que ficava na torre mais alta, na montanha mais alta…

Depois de 1 mes, eu tava desenvolvendo tela no swing, fazendo varias coisas. Resumindo: eu fui atras e aprendi, e nao tive problema algum de portar pro JAVA, alias, o unico problema foi que eu deixei o VB ( rs ) :smiley:

Se o cara ta interessado, e tiver oportunidade, em pouco tempo ele vai estar desenvolvendo… E ajuda principalmente se:

  • Inciar fazendo as telas em uma IDE
  • Se acostumar com as sintaxes do java ( De bastante codigo pra ele digitar, coisa boba mas que exija paciencia pra digitar )

Essas sao minhas dicas… Agora se o cara num quer aprender… em 1 mes vc vai saber…

Na minha opinião, aprender tudo só “na prática” tem alguns efeitos colaterias graves…

Ele vai querer fazer as coisas muito “a lá VB”, e isso fede
Vai achar que o jeito melhor de fazer algo é aquele “mais porcão”
e outros…

Se ele não tem noção alguma de Java, OO, Padrões de Projeto… vai ser muito foda ele acompanhar voces em alguma coisa…

Acho muito mais interessante ele ir fazendo essas outras tarefas que o pessoal aí em cima citou e em quanto isso vai estudando Java. E, conforme ele for pegando uma afinidade maior, vai tento uma participação maior no projeto.

Claro que isso não acontece do dia pra noite, leva um certo tempo.

[quote=“Vegetto”]Na minha opinião, aprender tudo só “na prática” tem alguns efeitos colaterias graves…

Ele vai querer fazer as coisas muito “a lá VB”, e isso fede
Vai achar que o jeito melhor de fazer algo é aquele “mais porcão”
e outros…

Se ele não tem noção alguma de Java, OO, Padrões de Projeto… vai ser muito foda ele acompanhar voces em alguma coisa…

[/quote]

Com certeza… Não menosprezando todos que viemos do VB, mas não é bom ele começar a desenvolver algo por si só no sistema logo de cara, isso com certeza, sem antes ter noções sólidas de OO.

Já vi um caso em que aconteceu exatamente isso que o Vegetto falou, lançarem um cara de linguagem estruturada para fazer OO e o rapazinho simplesmente não aceitou determinados aspectos da metodologia e somente os ignorou.

Como o oazuc disse, isso é bem comum… Eu mesmo vi acontecer.
Caso você queria, pode tentar experimentar e ver o que acontece. Mas, pode ter certeza que, você verá váaarios monstrinhos e anti-patterns. O único pattern que vai rolar mesmo vai ser o Chain of Esporro ( mencionado por um colega do GUJ, alguns posts atrás ) na sua equipe

Olha… se ele não entende nada de Java (e possívelmente nada de OO…o que é mais grave ainda) acho complicado forçar o cara a aprender tudo em uma semana, pode até ser possível mas a qualidade do código do rapaz será no mínimo sofrível.

Acredito que ele pode ser melhor aproveitado das maneiras que o Luca falou, documentando, e cuidando de partes mais burocráticas, ele pode ser perfeito para realizar testes nas aplicações.

Nada impede que ele vá aprendendo Java em paralelo à isso, mas não acho uma boa DEPENDER dele nesse sentido.

Abraço!

:smiley: Oba… Vai aplicar os conhecimentos do curso de GP. Você ainda lembra?

:arrow: Você já sabe dos riscos da equipe.

Ue? vai fazer desktop? Não da pra usar WEB?

Além de testar e buscar o cafezinho o cara pode manter seu legado em VB…
Vai dizer que o sistema de controle de repasse parou de dar pau? :twisted:

Não misture as coisas…
faça tudo em java mesmo…

No planejamento adicione muitas tarefas pro cara todo tipo:

Teste
Configuração de Ambiente
Manuais
Revisão de Artefatos
Imagens da Interface Grafica

Tem muita coisa para fazer…

Outra coisa… se não for confidencial conta pra gente qual a solução mirabolante que vc ta armando aí?

puts… aki soh tem xiita mesmo…
em momento algum o Diogenes escreveu q o cara num sabe nada de OO ou de Java… e todo mundo assumiu que o cara é um toperia… + beleza…

Diogenes, num rola um pair programming não? daí o cara aprende sintaxe e conceitos com vcs… é melhor que botar o cara em 2o plano, ele não vai se sentir nem um pouco motivado…

Pq vc não faz um sistema WEB que nem o RodrigoSol comentou? Ia ser bem melhor… quer dizer, se for possivel né…

Vc não tem que fazer um sistemas com 2 tecnologias tão diversas… é só fazer o cara aprender java, e rápido! recomenda livros, tutorias, ambientes de programãção, sites, frequentar o GUJ, esse tipo de coisa… se ele estiver afim, ele aprende…

bom, acho q ja chega… sem xingamentos por favor… (;

Concordo com o bAndrade…

Sabe, quando estamos focados em alguma coisa, no caso do cidadão, focado em VB, fica extremamente massante e indigesto tentar aprender alguma coisa sem apoio, nem que seja mínimo…

Largar o cara em 2º plano definitivamente não pode ser uma opção, se ele é um bom programador, independente de linguagem, creio que a solução seria jogar limpo com ele:

“-Amigo, é o seguinte: nada de VB aqui, vamos usar Java e OO, começa fazendo isso aqui (Interface ou qq outra coisa), e se dedique em aprender a linguagem, precisamos da sua força aqui.”

Se depois de jogar limpo com o cara, ele não entra no esquema… so lamentos…

Um abraço!

Hummm, não sei quanto a você, mas eu não peguei o conceito básico de OO assim, do dia pra noite. Depois que você tem alguma noção parece “simples”, mas no começo é muito foda!

Pro cara não fará sentido algum uma interface, ou uma classe abstrata e tantas outras coisas até que ele tenha o mínimo de conhecimento de OO

Acho que fazendo isso você está é jogando o cara na fogueira, isso sim

Normal, quem trabalha com informática é jogado na fogueira o tempo todo mesmo… parece bruxa na Idade Média…

[]'s

Normal, quem trabalha com informática é jogado na fogueira o tempo todo mesmo… parece bruxa na Idade Média…

[]'s[/quote]

Concordo, é verdade. Agente é jogado, normalmente, na fogueira por gerentes, coorenadores, e talz

Não há porque jogarmos uns aos outros (nesse caso estou falando dos desenvolvedores)

Normal, quem trabalha com informática é jogado na fogueira o tempo todo mesmo… parece bruxa na Idade Média…

[]'s[/quote]

Vou além… acho que é assim que os bons se diferenciam dos normais…

O cara quando é bom da um jeito de apagar o fogo rapidinho…

Na nossa area além de ser autodidata o cara tem que aprender rapido. Esses são requisitos basicos pra qualquer bombeiro, digo desenvolvedor…