Sonho antigo da humanidade: energia abundante e barata.
Há anos vem se tentando produzir fusão a quente com monstrengos chamados Tokamaks.
Em Junho de 1989, Pons e Fleischman anunciaram terem desoberto um método de Fusão a Frio. No dia seguinte, milhares de universidades em todo o mundo tentavam deseperadamente reproduzir o experimento.
Nos meses que se seguiram, a descoberta foi refutada, e o fato ficou conhecido como o maior fiasco científico do século.
Pois agora, um grupo de pesquisadores da UCLA, anunciaram discretamente um descoberta nesse sentido, que pode ser reproduzida. Eles conseguiram produzir a fusão nuclear num dispositivo que cabe na palma da mão. A energia produzida ainda é muito, muito pequena, mas a perspectiva, gloriosa.
http://www.aip.org/pnu/2005/split/729-1.html 8O
Vem Nobel por aí!!
Minhas próprias previsões: em quatro anos, teremos uma lanterna que pode ser deixada permanentemente acesa (ou uma bateria de celular inexaurível); em dez anos, um automóvel que jamais precise ser reabastecido; em quinze, uma central elétrica inesgotável para cada residência e com ela desapareceria a imagem ‘medieval’ de nossas cidades: um emaranhado de postes e cabos; em trinta anos, toda a poluição causada pelo lixo deixaria de existir, pois ele seria incinerado, transformado em substâncias químicas básicas, que seriam recicladas pela indústria.
Que sonho maravilhoso…