Estou procurando uma ferramenta UML que possa suprir não só as minhas necessidades mas acredito que a da maioria dos desenvolvedores do forum que são:
Suporte a java 1.5
Sincronização automática com o código fonte (classes)
Plugin para eclipse 3.2
Difícil, mas se fosse possível free
Já testei praticamente todas as que encontrei e a melhor foi o Together 2006 for eclipse, porém ele não funciona no eclipse 3.2
O Jude “INFELIZMENTE” não dá suporte a java 1.5.
O Eclipse UML (Omondo) não funciona no eclipse 3.2 nem por decreto.
Aí achei este aqui, bem simplizinho e objetivo, cumpre o que se propõe a fazer mas não oferece nada além do diagrama de classes.
Alguém pode fazer um comentário sobre a quantas anda as features UML do netbeans! Não sou muito fã desta ide mas confesso que a cada dia ela está melhor e mais completa.
Enfim, meu pensamento é que se utilizarmos qualquer uma das ferramentas atuais somente para projeto rapidamente vai acabar caindo no esquecimento porque é um porre ficar projetando o modelo e atualizando as classes na mão então pergunto aos meus colegas o que vocês utilizam do dia-a-dia para documentar e projetar seus sistemas de uma maneira um pouco mais sincronizada com os códigos?
renandemelo: Estou vendo o site dos caras e me parece realmente bem bacana o projeto, vou baixar pra avaliar! Só não ví nas features nada sobre suporte ao java 1.5 (generics por exemplo).
albiere: Eu acho que não baixei esta biblioteca pois pensei que viesse junto no .jar oficial do projeto. Vou dar uma olhada novamente.
victorhugomuniz: Já testei o “PESAIDON” aqui e ele não dá suporte a generics
Poxa se vc achar essa ferramenta ainda por cima FREE me avisa!
Já pedi uma dessa a Papai Noel mas ta dificil dele me dar…
Zoeira a parte
Já usei o Rose e foi a melhor ferramenta da minha vida!
Já usei o Poseidon e foi um Lixo pesado pacas cheio de bug!
To usando EA ta indo bem mais é muito complexo usar o bom dele que não é tão caro assim, ele parece trabalhar bem com round trip
Acabei de testar o StarUML e para minha surpresa “TCHAMMM” também não tem suporte a generics que saco…
É muito bonito e bem completo para uma versão open source.
brunohansen: Só me confirma uma coisa, o EA tb não tem suporte a generics certo!?!?! como você faz com suas classes quando elas tem o código abaixo por exemplo:
public class ClasseA {
private List<ClassB> listaB;
}
ao meu ver as ferramentas deveriam enchergar isso como uma associação 1 -> 0…*, mas não é isso o que acontece (quando acontece).
Já o rational eu já ví por cima uma vez mas acredito que seja extraordináriamente caro neh!!
[quote=rvaldomiro]Acabei de testar o StarUML e para minha surpresa “TCHAMMM” também não tem suporte a generics que saco…
É muito bonito e bem completo para uma versão open source.
brunohansen: Só me confirma uma coisa, o EA tb não tem suporte a generics certo!?!?! como você faz com suas classes quando elas tem o código abaixo por exemplo:
public class ClasseA {
private List<ClassB> listaB;
}
ao meu ver as ferramentas deveriam enchergar isso como uma associação 1 -> 0…*, mas não é isso o que acontece (quando acontece).
Já o rational eu já ví por cima uma vez mas acredito que seja extraordináriamente caro neh!!
Ohhh vida…
[/quote]
Bom o EA novo tem suporte a classes parametrizadas (Generics)!
Já utilizei calsses parametrizadas, porem ainda nao configurei para minhas associações 0…* ser representadas com generics
Não estou conseguindo utilizar o Omondo, já fiz tudo o que foi proposto para a utilização.
Seguindo o tutorial abaixo, o caminho descrito na instalação Help -> Softwares Updates -> [color=blue]Pending Changes[/color] não existe no eclipse 3.1 que estou utilizando. No entanto no menu Help -> About Eclipse Platform -> Plug-in Details Changes verifiquei e todas as entradas estão corretamente instaladas, mas a opção de diagramas não aparece no menu. File -> New -> Other -> [color=blue]UML Diagrams[/color] http://www.guj.com.br/content/articles/eclipseUML/eclipseUML.pdf
Agradeceria muito se alguém pudesse me explicar a melhor maneira de instalá-lo ou o motivo de não aparecer no menu a opção de diagramas.
rvaldomiro e albiere:
O Omondo, na sua versão free só funciona no 3.1.
Tem também a versão paga (Studio) que já tem suporte para o 3.2.
Eu já usei a versão free e ela funciona bem (e suporta generics ).
duda:
Você pode fazer o download do arquivo .jar que é um alto instalador. Então é só baixar o arquivo e executar (não lembro bem mas acho que o comando é “java -jar arquivo.jar”, se tiver errado da uma pesquisada no google ou aqui no forum).
Andei testando todos os softwares mencionados e nenhum deles está totalmente preparado para os requisitos que coloquei, o que chegou mais perto foi o MagicDraw porém ao importar um projeto nele o mesmo não reconheceu meus relacionamentos (Generics) e minhas classes apareceram todas isoladas no modelo, ele até reconhece o “tipo” mas não como relacionamento
Como disse no início, se for para usar estas ferramentas somente para “DESENHAR” não vejo muita vantagem pois terei que ficar me preocupando com sincronizações manuais ARGHHHHH
Lembro que o EclipseUML da Omondo fazia isso direitinho no eclipse 3.1 (não lembro de aceitava generics como relacionamento) mas hoje em dia não consigo mais usar esta versão pois a 3.2 matou a pau com o recurso de geração de equals e hashCode, organização do código, etc…
Neste cenário, será que devo desistir da procura e esperar pra ver o que o futuro nos reserva ou na opinião de vocês mesmo não tendo os recursos que desejo deveria usar uma ferramenta sem sincronização?