Oi gente =)
Eu tava programando aqui um sistema e me veio uma dúvida a respeito de qual seria o padrão, ou o mais certo tendo em vista as “best practices” das responsabilidades de cada classe e tudo mais…
A situação é simples, mas fiquei confuso: Tenho uma classe Cargo, e uma classe CargoDAO (que é a classe responsável por acessar o banco de dados para alimentar os atributos de um objeto Cargo). O ponto é o seguinte, existe uma tabela de cargos que possui dois campos. Um id, do tipo inteiro e um nome de cargo do tipo string… Quando busco os dois campos em um método pesquisaId em CargoDAO para retornar um objeto Cargo, no momento que estou alimentando a instância do objeto Cargo, existe o campo cargo.id que é inteiro. Até aqui é a descrição do cenário. A dúvida é, devo converter a informação do ResultSet para Inteiro dentro da classe CargoDAO ou dentro da classe Cargo criando um novo método setId que recebe string em vez de inteiro?
Os dois funcionam…mas gostaria de saber qual é a meneira padrão, pra desenvolver alinhado com o mercado…
Segue:
Fazer assim ->
Classe CargoDAO, no metodo de pesquisa:
System.out.println(rs.getString("Setando CD_CARGO"));
cargo.setCdCargo(rs.getString("CD_CARGO"));
System.out.println("Setando NomeCargo");
cargo.setNomeCargo(rs.getString("NOME"));
Classe Cargo, no metodo setCdCargo
public void setCdCargo(int cdCargo) {
this.cdCargo = cdCargo;
}
public void setCdCargo(String cdCargo) {