Onde fica a API?

Boa tarde,

Num programinha simples para exibir uma frase numa caixa de texto, começa com a seguinte linha:

import javax.swing.*;

Vi que esse javax.swing.* é uma API do Java… Minhas duvidas sao duas:

1-) Por que usar o asterisco? Ele substitiu o nome dos pacotes, como border, event, plaf, text???

2-) Bem, o comando import é pra importar né? Mas de onde vem esse javax.swing.*? Ele fica armazenado no computador quando instalamos o JDK? Ou ele (e outras APIs) precisa ser copiado para o computador?

Nao sei se deu pra entender as duvidas. Como sou iniciante, até formular as perguntas fica difícil…

Agradeço a ajuda…

Abraço a todos

Olá Syd.

Cara, me vi agora a um ano e pouco atrás, essas coisas me atormentavam. Mas vamos lá.

quando voce escreve

import javax.swing.*;

quer dizer que do pacote javax, vc quer apenas swing, e do swing, voce quer tudo. Entao, o * tem o significado que voce imaginava.

Por enquanto, todos o que voce precisa já vem quando vc instala o JDK. Todos os pacotes estão nele.

Depois de um certo tempo, vc vai sentir a necessidade de usar APIs externas. Digo, de outros distribuidores/desenvolvedores. Entao voce fará import para essas APIs, mas nao se preocupe com isso, uma coisa de cada vez.

Bom saber, é que voce faz vários imports para que sua aplicação rode apenas com os recursos que ela precisa. Entao, vc vai adicionando (fazendo import) recursos conforme desenvolve.

BOm, isso ajudou ou complicou mais?

[]s

Fala Vinicius…

Deu pra entender sim. Mas fiquei me perguntando:
Se eu fosse usar apenas o javax.swing.text e o javax.swing.plaf (só uma suposicao), compensaria importar APENAS esses dois, ou já colocar o asterisco e importar tudo?

Imagino que quanto mais se importa, mais pesado fica o programa… É isso mesmo? Se a resposta for sim, então eu teria que importar o minimo possivel para nao carregar demais.
É mais ou menos por aí?