OndeTrabalhar.com qualquer coisa de TI: novo portal de empregos

Poxa que legal, mais um site de emprego focado em TI!!!

Agora poderiam criar o ondeestagiar.com

Meu Deus! como é difícil entrar no mercado, já me cadastei em vários CIES da vida, mas não me chamam pra entrevista!
Não tenho network na área, quem souber de algo, me avise, por favor!

Abraços,

http://ondetrabalhar.com/estagio, resolve não? :slight_smile:

Também estamos trabalhando no ondeestagiar.com e provável que seja algo um pouquinho diferente.

Parabéns à Caelum pela idéia e pela ótima implementação. O site tem um layout muito bonito, e URLs realmente óbvias.

Confesso que estava pensando em fazer um site do tipo, só que focado em vagas para Rails. No entando, agora julgo desnecessário, embora fizesse o site ligeiramente diferente, justamente por ter planejado focar em vagas de emprego com uma tecnologia específica.

Seria interessante um post no blog da Caelum detalhando a implementação do site, dizendo coisas como plugins/gems utilizados, ambiente de deploy, entre outras características do projeto.

Por fim, uma sugestão um pouco mais extrema que eu daria seria disponibilizar o código fonte do site no GitHub, caso vocês não tenham intenções comerciais com ele. Seria uma ótima ferramenta de aprendizado, até mesmo para os cursos de Ruby on Rails na Caelum.

[quote=elomarns]Parabéns à Caelum pela idéia e pela ótima implementação. O site tem um layout muito bonito, e URLs realmente óbvias.

Confesso que estava pensando em fazer um site do tipo, só que focado em vagas para Rails. No entando, agora julgo desnecessário, embora fizesse o site ligeiramente diferente, justamente por ter planejado focar em vagas de emprego com uma tecnologia específica.[/quote]
Muito obrigado Elomar! Só por curiosidade (e querendo melhorar sempre), o que faria de diferente?

Com certeza, em breve!

Ótima sugestão. Precisamos pensar direitinho aqui, mas consideraremos com carinho.

[quote=Fabio Kung][quote=elomarns]Parabéns à Caelum pela idéia e pela ótima implementação. O site tem um layout muito bonito, e URLs realmente óbvias.

Confesso que estava pensando em fazer um site do tipo, só que focado em vagas para Rails. No entando, agora julgo desnecessário, embora fizesse o site ligeiramente diferente, justamente por ter planejado focar em vagas de emprego com uma tecnologia específica.[/quote]
Muito obrigado Elomar! Só por curiosidade (e querendo melhorar sempre), o que faria de diferente?

Com certeza, em breve!

Ótima sugestão. Precisamos pensar direitinho aqui, mas consideraremos com carinho.[/quote]
Eu entendi a idéia de manter o site simples, e concordo completamente, mas eu incluiria um formulário de cadastro de vagas um pouco mais detalhado, de forma que o candidato à vaga não tenha dúvidas sobre ela. Entre as informações extras que eu colocaria, incluiria um campo para salário (tendo também um check box indicando se ele é negociável), o local do trabalho (local ou remoto), o regime de trabalho (CLT ou PJ) e uma área para incluir conhecimentos relacionados ao Rails que são necessários ou desejáveis para quem pretende preencher a vaga.

Além disso, incluiria também um formulário de cadastro para railers, embora esse cadastro só seria necessário para se candidatar a uma vaga. ou seja, ele seria dispensável para a visualização e busca de vagas. Entre os campos do formulário de cadastro, eu incluiria o link para o perfil no GitHub, e uma área onde os usuários informariam os seus conhecimentos dentro do ecossistema do Rails. Dessa forma, o contratante poderia avaliar de forma mais fácil se os candidatos possuem os requisitos necessários.

Por exemplo, ao cadastrar uma vaga, o contratante, entre outras informações, adicionaria o RSpec, o Haml, o Saas e o Xapit como conhecimentos necessários para preencher a vaga. Ao visualizar os candidatos para essa vaga, ele veria os conhecimentos que eles informaram possuir, e então poderia analisar melhor qual se encaixa melhor à vaga. Opcionalmente, o site poderia ainda indicar a relação requisitos / conhecimentos de cada candidato a uma vaga, indicando a porcentagem dos requisitos da vaga que ele atende.

Por fim, incluiria uma busca avançada também, embora seria a busca simples que apareceria em todas as páginas.

Enfim, seria diferente em alguns aspectos do OndeTrabalhar.com, mas também tentaria manter a simplicidade, embora sei que este site hipotético seria menos direto. Além disso, é óbvio que muito do que eu disse não poderia ser aplicado no OndeTrabalhar.com, devido a sua abrangência.

Algo que eu esqueci de mencionar no post anterior, é que também incluiria a possibilidade do contratante marcar uma vaga como preenchida, já que muitas vezes eu mesmo fico na dúvida se uma vaga um pouco mais antiga já foi preenchida ou não. Usaria essa informação de forma a não listar as vagas já preenchidas na home do site, apenas as últimas 5 vagas que ainda não foram preenchidas.

Excelente Elomar, valeu! A grande maioria dos pontos levantados por vc nós decidimos mesmo optar pela simplicidade e a empresa consegue resolver apenas com a descrição da vaga (salário, remoto, requisitos, etc.). Quem quiser põe, quem não quiser não põe.

Buscas avançadas tb resolvemos de forma simples, como o Google faz. Busca textual e pronto. É simplesmente suficiente e resolve quase tudo (o resto é complicado demais para valer a pena e ser realmente importante para alguém) - YAGNI.

Algumas outras tem a ver mesmo com a filosofia do projeto e provavelmente nunca teremos. No ondetrabalhar optamos sempre pelo mais simples (famoso “menos é mais”), mas eu sei que vc já entendeu isso. É questão de foco diferente apenas.

Esse já temos. :wink:

Realmente o OndeTrabalhar ficou mesmo bem simples, e isso definitivamente é um ponto positivo. E apesar de eu ser partidário da simplicidade, do YAGNI, do “Start with No” (e do Getting Real como um todo), realmente acabo fugindo um pouco da simplicidade quando penso em um site de vagas para Rails.

Inicialmente também pensei em algo bem básico, apenas algumas poucas informações, como título e descrição das vagas, mas isso acabou soando insatisfatório, embora reconheça que as alternativas apontadas por você resolvem a maioria dos problemas. Enfim, deve ser o meu lado de desenvolvedor falando mais alto, e optando pela opção mais custosa apenas pela jornada.

De qualquer forma, desejo boa sorte para o OndeTrabalhar.

Oi pessoal, legal a iniciativa!

Estava pensando aqui, não sei se já existe essa feature, mas talvez um esquema de notificação por twitter ficaria bacana. Quem seguir o OndeTrabalhar pode receber as vagas através do Twitter.

Abraços,

Leo

Ta fora acho que desde ontem, ocorreu algo?

Dentre outras coisas, dá pra você avaliar o conhecimento+exp da pessoa e comparar com a pretensão salarial que ele pede pra ter uma idéia de como aquele profissional vê a si mesmo, se ele subvaloriza ou supervaloriza a si mesmo.

Ao menos eu(que sou técnico e não psicólogo) avalio dessa forma e de uns tempos pra cá tenho incluído essa solicitação nas vagas que exponho mesmo já tendo um salário fechado.

O problema é a quantidade de emails que você acaba recebendo por não limitar o teto e o piso, mas dependendo da vaga vale a pena.

Eu uso esses critérios, mas sinceramente duvido que o mercado o faça pelos mesmos motivos.

Abs

[/quote]

Complicado este tipo de definição… pois a maioria das empresas não usa o seu criterio e sim usa o criterio de menor (salario X experencia) e no mercado com tanta gente, sempre tera um individuo que manja mais que vc e pede bem menos $$ que vc… dai neste ponto a coisa fica tensa…