Open source - Como ganhar dinheiro com software/frameworks de código aberto?

Boa noite,

Gostaria de saber se têm gente ganhando dinheiro com open source. Mas não estou perguntando de projetos grandes e de empresas com grandes conglomerados de programadores (como o Mozilla, por exemplo).

Estou falando de pessoas comuns… como eu e você. Em projetos modestos, de pequeno a médio porte, disponibilizados sob licença open source, quem está ganhando dinheiro e qual o modelo de negócios que estão adotando para garantir um retorno financeiro?

Estão disponibilizando licenças pagas, mas com abertura de código? Licenças totalmente gratuitas com retorno através de doações? Licenças gratuitas para uso da comunidade e paga para uso comercial? etc…
Se é por meio de doações, essas doações dão algum retorno??

Estou falando de projetos próprios, disponibilizados pelo próprio programador e divulgado pelo mesmo (e não serviço prestado a alguma empresa, onde você recebe a remuneração da própria empresa).

Frisando outro aspecto, não estou falando somente de softwares prontos… mas sim de bibliotecas e frameworks também (produtos para profissionais de T.I. e usuário final).

OBS: Por quê estou falando de grana? Além do aspecto doutrinário do open source, acredito que algum retorno têm que ter…senão todos os programadores morreriam de fome… Tudo bem, nem em tudo têm que ter retorno…mas para você programar só open source, têm que ter um modelo de negócio para suster seu trabalho e garantir alguma remuneração…

A empresa onde trabalhei, recebe o produto e paga a manutenção mensal que dá direito a pedir aperfeiçoamentos dos produtos e suporte. E eles recebem o fonte do produto, mesmo assim paga para desenvolvermos.
Não ganhava dinheiro diretamente porque a empresa não era minha, mas éramos 30 funcionários, todos remunerados exclusivamente com a prestação de serviço de um produto com código aberto.

Ganhar dinheiro, seja com Open Source quanto com software proprietário, tem de saber ganhar.

Por definição, Open Source é… Open! e, portanto, não se ganha dinheiro diretamente com ele. Mas entendo que sua dúvida, no fundo, é se a receita de serviços em torno do projeto pode se tornar sua fonte principal de renda. Da mesma forma que um site de redes sociais tem um valor relacionado ao número de participantes, creio que um projeto OpenSource pode gerar na receita na medida em que for utilizado por muita gente.

No mundo do software pago, o custo da licença reflete em boa parte o custo da estrutura de distribuição, já que o custo marginal de produção é negligível - principalmente agora com os meios eletrônicos de distribuição. Como no OpenSource não há estrutura de distribuição, ele pode ser distribuído sem custo desde que a receita de serviços (suporte, consultoria, treinamento, etc) seja razoável. Lembro-me de ter lido uma vez entrevista do fundador da JBoss dizendo que o modelo de negócios dele se sustentava mesmo com uma taxa de usuários pagantes minúscula em relação ao número de downloads - mais ou menos a mesma lógica do spam…

O que nos leva à questão: como um projeto OpenSource consegue ser bem sucedido ao ponto de gerar esta demanda por serviços que irá sustentar aqueles que o desenvolvem ? Parte da resposta é: eles (quase) não conseguem. Basta ver qualquer um destes sites que hospedam projetos Open Source para perceber que apenas uma minúscula minoria consegue atingir este estágio.

Conheço várias empresas que pagam suporte pra JBoss, Digium, etc para suporte a produtos open source. Essas empresas ganham dinheiro com open source. A Digium começou como um projeto doméstico e hoje é referência em voip.

Agora, que existem muitos projetos open source que não dão retorno financeiro, é fato. Mas também existem muitos proprietários que também não se pagam.

[quote=marcosalex]A empresa onde trabalhei, recebe o produto e paga a manutenção mensal que dá direito a pedir aperfeiçoamentos dos produtos e suporte. E eles recebem o fonte do produto, mesmo assim paga para desenvolvermos.
Não ganhava dinheiro diretamente porque a empresa não era minha, mas éramos 30 funcionários, todos remunerados exclusivamente com a prestação de serviço de um produto com código aberto.

Ganhar dinheiro, seja com Open Source quanto com software proprietário, tem de saber ganhar.[/quote]

Pera aí… o sistema é open source igual o GUJ… que pode ser baixado e usado por quem quiser(se for, posta o site com os fontes)… ou você esta falando de sistema que alguma empresa comprou o fonte?

Na maioria das empresas que trabalhei o contratante compra o projeto inteiro… incluindo os fontes do sistema e a manutenção e evolução. Mas isso não significa que é open source…

Eu não conheço ninguém que ganha dinheiro com open-source… e sim ganha dinheiro por valor/hora… como qualquer outro profissional PJ. Eu mesmo já fiz freelance… mas o duro é encontrar alguém que paga mais do que uma empresa comum…

Isso de ganhar dinheiro com open-source na minha opinião é furada… é muito mais fácil ganhar trabalhando como um ser normal(alguém precisa de alguma coisa e paga pelo seu trabalho)… seja open-source ou não. Se eu pegar o código fonte do GUJ e instalar para alguma empresa e receber o valor/hora ou pegar o BEA e instalar para alguma empresa e receber o mesmo valor/hora… daria na mesma… o que importa é o valor/hora…

Poderia também customizar o sistema… mas é aquela história, o cara que fez o GUJ ganha muito mais trabalhando para uma empresa privada, eu presumo… assim como alguém que cria qualquer coisa open-source, ganha dinheiro com alguma empresa privada… o próprio Linux Torvalds falou isso… que ele ficou milionário com o dinheiro(ações) da Red-Hat… e mesmo antes de ficar milionário ele trabalhava normalmente para uma empresa privada e nem era com Linux.

Todo mundo aqui mexe com vários FrameWorks/Aplicativos open source… mas provavelmente ninguém deu 1 centavo explicitamente para quem criou. Mais que normal… eu já usei vários coisas open e nunca paguei nadinha… Empresa gosta mesmo de pegar de graça e ganhar em cima… assim como todo mundo. É igual mp3, Google e etc… todo mundo quer usufruir o máximo gastando o mínimo(muitas vezes nada).

open source != software livre

pra quem tem interesse em ler um pouco sobre software livre coloco a disposição meu humilde artigo:

http://artigocientifico.uol.com.br/artigos/?mnu=1&smnu=5&artigo=2797

[] ´s

Se a maioria das pessoas não paga nem pelos softwares pagos (pirataria) voce acha que vão pagar por aquilo que é de graça?

Eu também queria saber como ganhar dinheiro com projetos open-source.

Minha dúvida é com relação a sustentabilidade de projetos opensource.

Como os programadores que trabalham em diversos projetos opensource - de autoria própria ou projetos de pequeno-médio porte - ganham. Como tiram receita desse trabalho? E quem está tirando sua receita, para nos informar que modelo de negócios está adotando?

O mesmo se aplica ao software livre. De onde vêm a receita para sustentar esse modelo?

[quote=Felipe Kan]Pera aí… o sistema é open source igual o GUJ… que pode ser baixado e usado por quem quiser(se for, posta o site com os fontes)… ou você esta falando de sistema que alguma empresa comprou o fonte?
[/quote]
No caso, não estou falando de grandes projetos ou projetos vendidos a empresas. O projeto vendido a uma empresa é um serviço prestado, onde, dependendo do contrato firmado, você têm que disponibilizar os fontes (não se encaixa na questão porquê estou falando de projetos mantidos por um indíviduo, dois ou comunidade pequena). Os grandes projetos usados em larga escala e globalmente populares não servem em um primeiro momento como comparação porquê as empresas que os disponibilizam ganham mesmo que o código e o software sejam abertos e gratuitos - como é o caso do Firefox (Mozilla). Nesse caso, não têm como os caras não ganharem dinheiro…só disponibilizar ações na bolsa, prover suporte e soluções pagas e pronto: bilhões de dólares…

No caso, gostaria de conhecer, experiências de sustentabilidade e modelos de negócios mais modestos (já que poucos aqui devem ter uma empresa multinacional com grande aporte ou milhares de programadores trabalhando…)

O que eu acho é que se você criar e trabalhar em poucos projetos, realmente não terá como se suster disso… Como renda complementar (não a renda principal) talvez…
Mas eu não tenho nem base para calcular… por isso estou perguntando. Vejo muitos projetos onde são solicitadas doações…queria saber se isso funciona??

Que modelos de negócio existem para software open source e livre? E os de maior sucesso?

Quando vc disponibiliza os fontes de um software vc tem uma licença e nesta licença vc define como seu fonte pode ser usado. Por exemplo: podemos liberar os fontes de um ERP para os clientes que comprarem o produto tornando este software OPEN SOURCE. Esta licença permite o cliente alterar os fontes conforme suas necessidades porém com a restrição de não distribuir os fontes alterados. Isso não reduziria nem um pouco o seu faturamento, pelo contrário… seria uma vantagem competitiva do seu produto que em um caso poderia ser um dos critérios da empresa que está adquirindo o software para fechar um contrato.

Diego, aí vai a minha opinião.

Acho que não dá pra se ganhar dinheiro diretamente com software livre. Muitos projetos de software livre não se sustentam por que seus desenvolvedores são pagos, mas por que é do interese deles desenvolver certo software que o auxilia na sua atividade profissional.

Um exemplo: o Squid é mantido por administradores de rede que entendem de programação para os ajudar em tarefas que eles fazem. Eles não desenvolvem o Squid por que são pagos por isso, mas por que é uma ferramenta da sua atividade e interessa pra eles que o Squid seja melhorado.

O que eu vejo na maioria dos projetos de SL é isso, eles são ferramentas para outras atividades e não o fim em si. Mas existem exceções, como a biblioteca gráfica QT, que tem uma licença de código aberto para projetos de código aberto, mas para projetos comerciais é preciso outra licença.

De resto acho que só sobram mesmo o mercado de serviços, como a Red Hat, Novel e Canonical que vendem suporte para sua distribuições, a JBoss, etc.