OpenOffice.org abandona a Oracle e cria nova fundação e ramificação

Cara estou falando daqui a alguns anos… eles podem simplesmente suspender o serviço gratis… . como o google wave… ou seja voce fica a merce… e por exemplo o banco do brasil quantos documentos acha que eles não tem? uma grande dependencia neh? aqui nas agencias que conheço é linux e openoffice etc…

realmente não sei se vai acontecer… mais é uma possibilidade real suspenderem os serviços grátis um dia e so existirem pagos… a própria Oracle podia ter feito isso… com openOffice a diferença é que não é na nuvem então o serviço não é cortado que nen uma conta de luz, veja o exemplo do open solaris simplesmente ja era… e tantas outras coisas… é só dar na telha dos caras que o docs vira pago para todos.[/quote]

Ah cara se vc for pensar nisso tudo um dia pode ser pago, mesma coisa é o boato que o Android vai ser pago Eric falou com todas as letras “NAO VAI SER PAGO”, ai imagina se a motorola entra nessa paranoia ou a sony ericsson,htc etc…Se vc for pensar, vc nao estaria programando Java. Quanto a descontinuacao do servico, é para isso que serve contratos, os contratos cloud que sao assinados hj sao mais blindados dq carro forte. Quanto a gratuidade do servico, vc usa email?entao vc tem que tomar cuidado, pq é mesmo risco de um servico como google docs deixar de ter uma cota de “gratuidade”.

Cara estou falando daqui a alguns anos… eles podem simplesmente suspender o serviço gratis… . como o google wave… ou seja voce fica a merce… e por exemplo o banco do brasil quantos documentos acha que eles não tem? uma grande dependencia neh? aqui nas agencias que conheço é linux e openoffice etc…

realmente não sei se vai acontecer… mais é uma possibilidade real suspenderem os serviços grátis um dia e so existirem pagos… a própria Oracle podia ter feito isso… com openOffice a diferença é que não é na nuvem então o serviço não é cortado que nen uma conta de luz, veja o exemplo do open solaris simplesmente ja era… e tantas outras coisas… é só dar na telha dos caras que o docs vira pago para todos.[/quote]

Não não é uma possiblidade real! Nem o Wave é exemplo, pois n esta deixando ninguem a mercê, e estão dando tempo para as pessoas desvincularem do Wave.

E outra no GDocs vc pode a qualquer momento gerar o arquivo e ter no teu disco.

E é uma tendência clara, cloud é o presente/futuro. E um bom office em cloud é exencial.

O Google só tem a ganhar tendo as coisas abertas, pois assim as pessoas utilizam e alguns vão utilizar em grande escala e estes vão ter q pagar para isto. E quanto mais gente usar melhor.

Se vc olhar muito nesta perspectiva nem os e-mails vc deveria ter no GMail, a qualquer momento pode perder tudo, e pior o Google sabe tudo vc tem no e-mail e como eles n fazem nada, passam a vida fuçando no teu e-mail. Pior ainda tendo os docs confidencias da empresa! LoL teoria da conspiração! O GOOGLE SABE TUDO! Ninguem esta escondido do Google! Acho q isto é irrisório, quem n te garante q haja um spy no MSOffice q envia os conteúdo confidências para a Microsoft? LoL! Se começar a dar assas para a imaginação n confiamos em mais nada nem no governo nem em nada.

Tudo é possível… mas nem tudo convém.

Eu acho que essa “libertação” deles só dará certo se outras empresas resolverem financiar essa fundação. È muito bonito esse negócio de “ser livre” e ter algo para contar para o netos. Mas um projeto dessa magnitude precisa de desenvolvedores e infraestrutura full time. E isso custa dinheiro. Muito dinheiro. Esse não é o tipo de projeto que pode ser tocado com programadores voluntários que usam seu tempo livre. Resumindo: Na minha opinião, ao menos que apareça alguém para pagar a conta no fim do mês, o negócio não vai sair. Pelo o que li, algumas empresas se comprometeram com o projeto. Mas é esperar para ver no que vai dar.

Mas se o projeto acabar, não será algo que para mim fará alguma falta. Utilizo só Google Docs atualmente.

Não não é uma possiblidade real! Nem o Wave é exemplo, pois n esta deixando ninguem a mercê, e estão dando tempo para as pessoas desvincularem do Wave.

E outra no GDocs vc pode a qualquer momento gerar o arquivo e ter no teu disco.

E é uma tendência clara, cloud é o presente/futuro. E um bom office em cloud é exencial.

O Google só tem a ganhar tendo as coisas abertas, pois assim as pessoas utilizam e alguns vão utilizar em grande escala e estes vão ter q pagar para isto. E quanto mais gente usar melhor.

Se vc olhar muito nesta perspectiva nem os e-mails vc deveria ter no GMail, a qualquer momento pode perder tudo, e pior o Google sabe tudo vc tem no e-mail e como eles n fazem nada, passam a vida fuçando no teu e-mail. Pior ainda tendo os docs confidencias da empresa! LoL teoria da conspiração! O GOOGLE SABE TUDO! Ninguem esta escondido do Google! Acho q isto é irrisório, quem n te garante q haja um spy no MSOffice q envia os conteúdo confidências para a Microsoft? LoL! Se começar a dar assas para a imaginação n confiamos em mais nada nem no governo nem em nada.

Tudo é possível… mas nem tudo convém.

[/quote]

cloud vai ser futuro quando o país tiver infraestrutura para isso. Essas são as palavras de um dos gerentes da Apple em uma entrevista aqui no Brasil.
Boa parte da população nem tem acesso a internet. Falar em cloud aqui é no mínimo descabido.

Eu cada vez mais acredito que a tal “Cloud Computing” vai ser que nem o brasil… sempre “O futuro” , soh que nunca chega… hhehe

Na minha opnião não dá pra comparar GDocs com OO. Cada um atende a uma necessidade num ambiente diferente. É quase como aquela velha discussão web x desktop. Há espaço para ambos. E não acho o OO morto, é uma alternativa muito boa ao microsoft office. Tem suas limitações é claro, mas é um super programa.

[quote=juliocbq]cloud vai ser futuro quando o país tiver infraestrutura para isso. Essas são as palavras de um dos gerentes da Apple em uma entrevista aqui no Brasil.
Boa parte da população nem tem acesso a internet. Falar em cloud aqui é no mínimo descabido.[/quote]

Eu acho o contrário. São poucas pessoas das tem computador em casa que não tem internet. Poucas mesmo. As que não tem computador, normalmente acessam a internet em lan houses ou não acessam em lugar nenhum, pois nem sabem utilizar um computador(para essas sem ou com cloud não há diferença). E para essas pessoas que acessam somente em lan houses(que é um número bem grande) que acho que o benefício é maior com o cloud. Ela não tem um PC próprio. Ela acessa muitas vezes parte do tempo no seu trabalho e parte em lan houses ou casa de parentes. Para essa pessoa que não tem um PC em casa, não tem um disco rígido próprio, cloud traria grandes benefícios. Ela não precisaria ficar se preocupando em carregar pendrives e perde-lo com documentos importantes. Ela teria mais acessibilidade. E acho que tirando alguns estados como por exemplo o Amapá, Amazonas e cidades mais afastadas(que tem um custo de internet absurdo), todas tem uma internet com uma qualidade razoável o suficiente para suportar o básico, tipo um Google Docs.

[quote=Luiz Aguiar]
Mas o fato é que o projeto em si do OpenOffice vem capenga já tem uns 2 anos, alguns dos que sairam do projeto falavam muito sobre o estado de “bagunça” que se encontra o código e que precisaria quase que começar novamente, por isso a grande dificuldade em performance e adição de grandes novas funcionalidades que o projeto tem. [/quote]

Caramba, eu já acho completamente ao contrário: O OpenOffice vem a cada dia melhorando mais e é a única office suite que uso desde 2006. Será que estamos usando o mesmo OpenOffice? Ontem mesmo eu tive que baixar um broffice pra minha máquina recém formatada e a aplicação tava rodando perfeitamente e as features que preciso estão boas como sempre.

Como solução gratuita de outras office suites (como o ms office e o iWork) eu acho muito boa.

Agora querer dizer que o keynote é uma alternativa pro office, pra quem tem dinheiro, um MacBook Pro é uma alternativa de um NetBook, ou seja, comparações sem sentido nenhum a sua (Google docs OK, pra quem não tem uma internet bloqueada no trabalho). . Eu uso o iWork desde o ano passado e gosto muito, mas só uso quando estou no meu mac mesmo, e como o meu iWork é trial (…) open office vai até no mac ;D

[quote=Leozin][quote=Luiz Aguiar]
Mas o fato é que o projeto em si do OpenOffice vem capenga já tem uns 2 anos, alguns dos que sairam do projeto falavam muito sobre o estado de “bagunça” que se encontra o código e que precisaria quase que começar novamente, por isso a grande dificuldade em performance e adição de grandes novas funcionalidades que o projeto tem. [/quote]

Caramba, eu já acho completamente ao contrário: O OpenOffice vem a cada dia melhorando mais e é a única office suite que uso desde 2006. Será que estamos usando o mesmo OpenOffice? Ontem mesmo eu tive que baixar um broffice pra minha máquina recém formatada e a aplicação tava rodando perfeitamente e as features que preciso estão boas como sempre.

Como solução gratuita de outras office suites (como o ms office e o iWork) eu acho muito boa.

Agora querer dizer que o keynote é uma alternativa pro office, pra quem tem dinheiro, um MacBook Pro é uma alternativa de um NetBook, ou seja, comparações sem sentido nenhum a sua (Google docs OK, pra quem não tem uma internet bloqueada no trabalho). . Eu uso o iWork desde o ano passado e gosto muito, mas só uso quando estou no meu mac mesmo, e como o meu iWork é trial (…) open office vai até no mac ;D[/quote]
Por que comparação sem sentido?
Se eu tenho o Keynote porque eu usaria o OO ou outro pra fazer apresentações?
Então é sim uma alternativa ué, não entendi o seu ponto de vista, se foi apenas pelo fato do Keynote estar uma década a frente do “powerpoint” do OO rs

Já disse, não escolhe minhas ferramentas pelo fato de ser grátis ou não, se for, melhor ainda.

[]s

Não quero piorar a discussão, mas eu acho e sempre achei o Open Office uma porcaria.
A idéia é nobre, não podemos negar, mas toda a suite é uma porcaria. Estão longe, muito longe até do Office 2003.

Não sou fanboy da Microsoft nem de outra empresa, mas uma coisa que eu falo com absoluta certeza é que o Office é um dos melhores produtos da Microsoft. Podem falar o que quiser, mas eu não mudo minha opinião quanto a isso. E acho o preço justo tbm. Não gosto do Word para documentos muito grandes, nem com muitos recursos, então para esses tipos de documentos eu uso LaTeX. Uso diariamente o Word, Excel e o Power Point. Gosto dos três. Se quiser apresentações sem muitos recursos, posso usar o pacote beamer no LaTeX tbm.

O Open Office, querendo vocês ou não, nunca foi lá aquelas coisas e infelizmente nunca vai ser. Só é bastante usado pq é a suite de escritório padrão das distros Linux. Não torço contra, mas tbm acho que se até hoje nunca engrenou direito nem com o respaldo de alguma empresa, não é agora que vai engrenar.

Essa é MINHA opinião, ninguém precisa espernear tah bom? :smiley:

[]´s

[quote=davidbuzatto]
Não quero piorar a discussão, mas eu acho e sempre achei o Open Office uma porcaria.
A idéia é nobre, não podemos negar, mas toda a suite é uma porcaria. Estão longe, muito longe até do Office 2003.

Não sou fanboy da Microsoft nem de outra empresa, mas uma coisa que eu falo com absoluta certeza é que o Office é um dos melhores produtos da Microsoft. Podem falar o que quiser, mas eu não mudo minha opinião quanto a isso. E acho o preço justo tbm. Não gosto do Word para documentos muito grandes, nem com muitos recursos, então para esses tipos de documentos eu uso LaTeX. Uso diariamente o Word, Excel e o Power Point. Gosto dos três. Se quiser apresentações sem muitos recursos, posso usar o pacote beamer no LaTeX tbm.

O Open Office, querendo vocês ou não, nunca foi lá aquelas coisas e infelizmente nunca vai ser. Só é bastante usado pq é a suite de escritório padrão das distros Linux. Não torço contra, mas tbm acho que se até hoje nunca engrenou direito nem com o respaldo de alguma empresa, não é agora que vai engrenar.

Essa é MINHA opinião, ninguém precisa espernear tah bom?

[]´s [/quote]

poderia ser mais específico? não tá exagerando?

:edit ortografia

Nossa, faltou ser específico no que?
Que o Open Office é ruim? Eu acho ele ruim inteiro.
E não, não acho que estou exagerando. Como falei, tem seus méritos e é uma iniciativa nobre, mas infelizmente não presta.
Minha opinião :slight_smile:

[]´s

[quote=davidbuzatto]Nossa, faltou ser específico no que?
Que o Open Office é ruim? Eu acho ele ruim inteiro.
E não, não acho que estou exagerando. Como falei, tem seus méritos e é uma iniciativa nobre, mas infelizmente não presta.
Minha opinião [/quote]

Citar motivos sólidos por exemplo o que você não faz com o OO no dia a dia… no escritório…o que falta? para fala que algo é ruim você tem mostrar fatos.

eu gosto muito do office… mais nen por isso o open Office é ruim… na verdade tanto faz OpenOffice/Word ou Gdocs tudo faz a mesma coisa… documentos.

só como exemplo a namorada do meu pai comprou um note com linux no mesmo dia queria formatar e colocar o windows… ai fiz a pergunta por que não usa este… o que o windows tem que ele não tem e mostrei tudo equivalente no linux ao windows.

ela simplesmente respondeu eu “não sei o que falta” mais quero o windows … mais no caso dela ela é usuaria leiga…

por isso perguntamos os motivos, sobre latex só lembrando que é mo trampo para usar.

hehe “ruim inteiro”, eu acho exagero, uso ambos, e o ms office desde o 97, não acho o OO ruim não, principalmente o writer nao tenho do que reclamar. Se eu fosse citar pontos que não gosto do oo seriam: tudo em um programa só o que deixa ele um pouco pesado, os modelos não são tao legais quanto os do office, a atualização, no geral ele é um pouco mais lento q o ms office, e os marcadores (aquelas bolinha pretinha das lista) são muito grandes :slight_smile: . Além disso considero muito importante ter várias alternativas do que somente uma, por isso valorizo este trabalho. Acho que o oo tb contribuiu muito pra q o ms office melhorasse.

Você já precisou escrever uma dissertação no OpenOffice? Quando precisar fazer algo realmente grande, cheio de referências cruzadas, vários tipos de índice, seções com numeração diferente, sistema de revisão, entre alguns outros recursos que talvez você não tenha usado, ai a gente conversa. E olha que mesmo o MS Office tem lá seus problemas com documentos desse tipo. Eu tenho um amigo do mestrado que teimou em usar o Open Office por um bom tempo. No final ele viu a ferramenta de documentos dele (chama Writer?) não dava conta do recado. Ele arrumava o documento de um lado, estragava de outro. Sendo assim, fato mostrado ou precisa falar mais alguma coisa?

A é? Trocar cor e tamanho de texto qualquer processador de texto faz. A difereça é na hora que você precisa usar algum recurso diferente do trivial.

LaTeX é realmente complicado no começo, mas depois que você pega o jeito, é uma maravilha. É uma linguagem de marcação e para nós como desenvolvedores, aprendê-la não deveria ser uma tarefa tão árdua assim.

Já falei 2 vezes e vou falar de novo. Essa é minha opinião. Quer ficar batendo cabeça com o Open Office? Ótimo. Não sou eu que vou ficar passando raiva mesmo :wink:

[]´s

Sair da Oracle otimo !!
Ter mais Liberdade excelente !!
Mas quem vai custear as melhorias do OO agora ??
OO rumando a morte ? Não sei só futuro dirá !!
Mas dependendo do uso OO pode ser muito eficiente atividades mais simples.
Aqui do meu Job, alguns funcionários usam OO para atividade mais simples, agora pessoal do Administrativo/Financeiro usa Office porque o OO não suporta o que Excel faz.
Agora é inegável q Office da Microsoft é bem melhor que OO !!
Mas OO é 100% ruim também não acho !!

Nada que você falou ai é difícil cara. Seu argumento não procede, além disso, recursos avançados até no word não é todo mundo que acerta. Meu professor de metodologia, fazia tudo manual no word, os índices etc. Mas meu professor de informática gerava tudo automático. Tem gente que mesmo que você ensine o jeito fácil (automático) a pessoa nao usa quer fazer manua. vai entender. Meu na boa, dissertação de mestrado não é algo que se faz todo dia, vamos ser razoáveis. Nesse ponto que você falou ai não vi motivos pra o oo ser porcaria, ou todo ruim :D.

Respeitamos sua opnião, só queríamos enterder os motivos que levaram você a tê-la.

[]'s

Eu sei, eu sei Gilberto.
Eu só estou falando que não gosto. Não to querendo brigar com ninguém não.
Eu acho porcaria, você não acha, pronto, sem stress.

Eu gosto de comer feijoada, tem gente que não come pq acha uma porcaria. É a mesma coisa.
O que é bom p/ uns, não é para outros.

A iniciativa do Open Office é nobre, como falei, mas não gosto e pronto. Já usei e não gostei. :smiley:

[]´s

[quote=gilberto_oliveira][quote]
Você já precisou escrever uma dissertação no OpenOffice? Quando precisar fazer algo realmente grande, cheio de referências cruzadas, vários tipos de índice, seções com numeração diferente, sistema de revisão, entre alguns outros recursos que talvez você não tenha usado, ai a gente conversa. E olha que mesmo o MS Office tem lá seus problemas com documentos desse tipo. Eu tenho um amigo do mestrado que teimou em usar o Open Office por um bom tempo. No final ele viu a ferramenta de documentos dele (chama Writer?) não dava conta do recado. Ele arrumava o documento de um lado, estragava de outro. Sendo assim, fato mostrado ou precisa falar mais alguma coisa?
[/quote]
Nada que você falou ai é difícil cara. Seu argumento não procede, além disso, recursos avançados até no word não é todo mundo que acerta. Meu professor de metodologia, fazia tudo manual no word, os índices etc. Mas meu professor de informática gerava tudo automático. Tem gente que mesmo que você ensine o jeito fácil (automático) a pessoa nao usa quer fazer manua. vai entender. Meu na boa, dissertação de mestrado não é algo que se faz todo dia, vamos ser razoáveis. Nesse ponto que você falou ai não vi motivos pra o oo ser porcaria, ou todo ruim :D.

Respeitamos sua opnião, só queríamos enterder os motivos que levaram você a tê-la.

[]'s[/quote]

Sem querer botar mais lenha na fogueira…

Por que quando alguém não gosta de algo precisa dar detalhes técnicos, números precisos e argumentações objetivas para algo subjetivo e quando alguém gosta não precisa? Ninguém critica o simples fato de alguém dizer que gostou do OpenOffice sem dar argumentos para tal. Parece até que partimos da premissa “todo software opensource é bom, até que provem o contrário”.

Acho válidos os argumentos do David, afinal, quem usou e não gostou foi ele. Teve seus motivos (praticamente os mesmos que eu).

Espero que o projeto ganhe força. Alguém lembra do MariaDB? Até hoje não vi ninguém usando ele (infelizmente).

[/quote]

Concordo, já vi isso acontecer e é um stress danado. Quem precisa de recursos um pouco mais avançado eu não recomendo o OpenOffice.

E eu sinceramente acho o MS Office muito bem feito, melhor produto da MS pra mim. Nunca usei o iWork então não posso falar.