OpenOffice.org abandona a Oracle e cria nova fundação e ramificação

Falou tudo.

Eu observo um comportamento no GUJ bastante recorrente e gostaria muito de saber a razão. Por que sempre que sai alguma notícia e alguém expressa uma opinião, aqueles que discordam ao invés de se portarem de modo civilizado já saem dando voadora hein?

Eu fico imaginando, como é o dia a dia de vocês, por exemplo: em um restaurante…

Nerd 1 fala que gosta de arroz com feijão para o Nerd 2.
Nerd 2 responde: "ARROZ COM FEIJÃO É UMA BOSTA! BOM MESMO É BATATA FRITA SEU IGNORANTE!"
Nerd 1 retruca: “ARROZ COM FEIJÃO ROCKS, E VOCÊ DEVIA TER VERGONHA DE FALAR MAL DELE!”

Na boa? Como é que é hein? No trabalho também é assim? Chega alguém lá com algo novo ou diferente e automáticamente é morto a paulada?

Porque não são dignos de comparação. Qualquer ferramenta paga é melhor do que o Open Office (seja ms office, iWork etc), por isso que achei nada a ver a tua comparação e sem sentido.

Enfim, bora voltar pro assunto do tópico

O david foi convidado a expor sua opnião do que o levou a nao gostar do oo. ele responde se quiser. além disso o convite foi pra ele, não generalize.

além disso o post dele não tem a ver com o tópico, postou uma opnião controversa com altas probabilidades de gerar flame :smiley: o q tem a ver vc gostar ou não gostar com a separação da equipe de desenvolvimento do projeto da oracle. eu entendo q são assuntos diferentes

outra coisa, eu nao to tentando convencer ninguem de que oo é melhor q ms office, cada um tem sua opnião, respeito, com eu disse antes, so queria saber os motivos, so isso. E eu nao to estressado nao, seu post e o primeiro post do david estao numa linguagem mais de desabafo do que a minha, podem comparar.

e qt aos caras ai do “comportamento atira pedras” há casos e casos, alguém pedir para outro que fundamente sua opnião acho que é algo proveitoso, do mesmo modo como uns espressam desgosto por algo, outros expressam gosto, ambos tem o direito de se expressar. ou será q todo mundo tem q pensar igual? isso aqui é um forum, se esqueceu?

[quote=kicolobo]Eu observo um comportamento no GUJ bastante recorrente e gostaria muito de saber a razão. Por que sempre que sai alguma notícia e alguém expressa uma opinião, aqueles que discordam ao invés de se portarem de modo civilizado já saem dando voadora hein?

Eu fico imaginando, como é o dia a dia de vocês, por exemplo: em um restaurante…

Nerd 2 responde: "ARROZ COM FEIJÃO É UMA BOSTA! BOM MESMO É BATATA FRITA SEU IGNORANTE!"
Nerd 1 retruca: “ARROZ COM FEIJÃO ROCKS, E VOCÊ DEVIA TER VERGONHA DE FALAR MAL DELE!”

Na boa? Como é que é hein? No trabalho também é assim? Chega alguém lá com algo novo ou diferente e automáticamente é morto a paulada?[/quote]

pois é cara, observo isso tambem, parece que o forum virou o cano de escape para alguns frustrados, no trabalho é:“chefinho, vc pode tudo e faço tudo oq vc quiser”, aqui é “vc é burro nao sabe de nada, isto é uma completa bosta, nao presta…E PONTO FINAL”

[quote=Crown][quote=kicolobo]Eu observo um comportamento no GUJ bastante recorrente e gostaria muito de saber a razão. Por que sempre que sai alguma notícia e alguém expressa uma opinião, aqueles que discordam ao invés de se portarem de modo civilizado já saem dando voadora hein?

Na boa? Como é que é hein? No trabalho também é assim? Chega alguém lá com algo novo ou diferente e automáticamente é morto a paulada?[/quote]

pois é cara, observo isso tambem, parece que o o forum virou o cano de escape, no trabalho é:“chefinho, vc pode tudo e faço tudo oq vc quiser”, aqui é “vc é burro nao sabe de nada, isto é uma completa bosta, nao presta…E PONTO FINAL”[/quote]
esqueci de falar do novo bordao do guj…isso é minha opniao

Exatamente por ninguém respeitar a opinião de ninguém, se alguém for contrário já vira briga de rua a coisa, o guj ta terrível viu.

[]s

[quote=Luiz Aguiar]

Exatamente por ninguém respeitar a opinião de ninguém, se alguém for contrário já vira briga de rua a coisa, o guj ta terrível viu.

[]s [/quote]

Sem falar que também não se pode discordar educadamente :roll:

Na época da aquisição a Oracle cogitou manter a versão free do jeito que está e direcionar o StarOffice (versão comercial do OO) pra ferramentas de BI e outras coisas que interessassem a empresas e não interferisse na versão livre nos recursos de uso pessoal. Mas não sei se seria suficiente pra bater o MS Office.

Sempre torci pro OpenOffice porque ele é o concorrente que chegou mais próximo do MS Office, que é excelente.

Não gosto da MS por diversos motivos que já postei, mas é inegável que o MS Office é a melhor Suite de escritório atualmente. Quando o preço dela era 800 reais 10 anos atrás, podia-se argumentar que não valia o preço no Brasil, mas agora encontrando por 150 a 200 reais a versão mais simples, é difícil convencer alguém a usar o OpenOffice.

Ele não é ruim, mas como o Luiz disse, tem mais de 2 anos que está a passos de tartaruga, talvez por causa da situação financeira da Sun. E como pra recuperar o tempo perdido exige muito investimento e dificilmente vai ter um retorno, o pessoal está fazendo um favor pra Oracle de tomar a iniciativa de se desvincular, um abacaxi a menos. Se fosse pra eu citar limitações do OO ia virar um post enorme, mas só pra não falarem “você nao deu argumentos técnicos” vou dar alguns:

1 lento e comedor de memória, tanto no Windows quanto no Linux, que perde até pro MS Office rodando sob Wine. Tenso :shock:
2 arquivos grandes, complexos ou com muitas imagens e desenhos tendem a se corromper ou desconfigurar
3 não tem acentuação automática, que é uma mão na roda
4 não consegue identificar em tempo real os itens numerados, e não permite mudar o modelo padrão de hiearquia de ítens numerados, que pelo menos quebraria um galho
5 referência cruzada nem sempre atualiza os dados quando inserimos alguém no meio
6 capitualação automática falha quando o último elemento da frase anterior não é um texto
7 ferramenta de fórmulas falta muitos símbolos e é lentra pra caramba (pelo menos tem a vantagem de se digitar comandos)
8 Pega um conjunto de figuras agrupadas, seleciona um subconjunto e tenta agrupá-las entre si dentro do grupo principal: dá crash e você perde o documento. Adivinha como descobri? :cry:
9 Planilha dele não permite agrupar linhas agrupadas.
10 Marcadores grandes que ficam desproporcionais com a tabulação, quando você chega no número de dois dígitos a primeira palavra “pula” lá pra frente
11 Ferramenta gramatical é piada, melhor desabilitar do que passar raiva
12 Faltam modelos bonitos e temas concisos
13 Alguém já conseguiu acessar banco de dados por ele? Tirando, ironicamente, o Oracle, que sempre funionou bem, ou dá erro ou dá crash comigo, em qualquer SO.
14 Mala direta: é incrível, mas ele se embanana demais com margens e quebras de páginas. Tem bug relatado de 2004 sobre isso e até hoje não foi corrigido.
15 Ferramentas de desenho bem mais limitadas e com menos recursos

[quote=serathiuk][quote=juliocbq]cloud vai ser futuro quando o país tiver infraestrutura para isso. Essas são as palavras de um dos gerentes da Apple em uma entrevista aqui no Brasil.
Boa parte da população nem tem acesso a internet. Falar em cloud aqui é no mínimo descabido.[/quote]

Eu acho o contrário. São poucas pessoas das tem computador em casa que não tem internet. Poucas mesmo. As que não tem computador, normalmente acessam a internet em lan houses ou não acessam em lugar nenhum, pois nem sabem utilizar um computador(para essas sem ou com cloud não há diferença). E para essas pessoas que acessam somente em lan houses(que é um número bem grande) que acho que o benefício é maior com o cloud. Ela não tem um PC próprio. Ela acessa muitas vezes parte do tempo no seu trabalho e parte em lan houses ou casa de parentes. Para essa pessoa que não tem um PC em casa, não tem um disco rígido próprio, cloud traria grandes benefícios. Ela não precisaria ficar se preocupando em carregar pendrives e perde-lo com documentos importantes. Ela teria mais acessibilidade. E acho que tirando alguns estados como por exemplo o Amapá, Amazonas e cidades mais afastadas(que tem um custo de internet absurdo), todas tem uma internet com uma qualidade razoável o suficiente para suportar o básico, tipo um Google Docs.[/quote]

De acordo com as estatísticas o número de pessoas plugadas vem subindo exponencialmente, mas mesmo assim a maioria das pessoas usam internet com banda inferior a 10Mb, o que torna inviável serviços como hds virtuais como o exemplo que você citou.

Eu acreditaria em cloud quando o plano de inclusão digital que tornaria a internet acessível para as pessoas(mais barata e mais robusta) fosse incluíudo no governo. Por enquanto a idéia é muito vaga. Eu por exemplo uso o ubuntu em casa, mas não consigo usar os serviços de cloud por casa da minha banda. E olha quie o ubuntu é inteiramente integrado com isso.

http://www.tobeguarany.com/internet_no_brasil.php

[/quote]
[/quote]

Com os investimentos previstos com a Telebrás pode ser que melhore a velocidade de conexão… mas é ver pra crer.

Att.

[quote=eduveks]Ya! Google Docs Rules!

Isto do OpenOffice vai se tornar cada vez mais obsoleto mesmo… e “infelismente”??? Talvez :twisted:

Por exemplo nas distribuições Linux onde o OpenOffice em teoria domina, as distribuições mais recentes baseadas em cloud usam o Google Docs, além dos dispositivos Andoid. (Para quem tem netbooks e afins vale a pena conferir: http://www.jolicloud.com/)

O argumento de não ter acesso a internet é cada vez menos válido… pois hoje em dia n ter boa internet é como n ter eletricidade! Se não tem internet e não tem eletricidade o computador n serve para nada :smiley:

É claro que a eletricidade chega aos confins da terra mais rápido que a internet (depende :P), mas nestes casos o OpenOffice sempre terá mercado. Des que se aguentem e continuem ativos já é uma vitória louvável, já os louros não sei.[/quote]

Vai nessa, com a internet lixo que nós temos não dá pra confiar deixar tudo na internet, google docs? se for pra usar isso é melhor usar no wordpad, tem muito mais recursos.

[quote=knowledgebr][quote=eduveks]Ya! Google Docs Rules!

Isto do OpenOffice vai se tornar cada vez mais obsoleto mesmo… e “infelismente”??? Talvez :twisted:

Por exemplo nas distribuições Linux onde o OpenOffice em teoria domina, as distribuições mais recentes baseadas em cloud usam o Google Docs, além dos dispositivos Andoid. (Para quem tem netbooks e afins vale a pena conferir: http://www.jolicloud.com/)

O argumento de não ter acesso a internet é cada vez menos válido… pois hoje em dia n ter boa internet é como n ter eletricidade! Se não tem internet e não tem eletricidade o computador n serve para nada :smiley:

É claro que a eletricidade chega aos confins da terra mais rápido que a internet (depende :P), mas nestes casos o OpenOffice sempre terá mercado. Des que se aguentem e continuem ativos já é uma vitória louvável, já os louros não sei.[/quote]

Vai nessa, com a internet lixo que nós temos não dá pra confiar deixar tudo na internet, google docs? se for pra usar isso é melhor usar no wordpad, tem muito mais recursos.[/quote]

1. Você pode usar o Google Docs pra fazer o seu documento (assim como vc usa o Word) e depois pedir para salvar o arquivo gerado em “.doc” na sua máquina. Então você não é obrigado a confiar e deixar na internet.

2. Melhor você primeiro usar o Google Docs, pra depois vir comentar. Não dá nem pra comparar Google Docs com Wordpad.

[quote=juliocbq]
De acordo com as estatísticas o número de pessoas plugadas vem subindo exponencialmente, mas mesmo assim a maioria das pessoas usam internet com banda inferior a 10Mb, o que torna inviável serviços como hds virtuais como o exemplo que você citou.

Eu acreditaria em cloud quando o plano de inclusão digital que tornaria a internet acessível para as pessoas(mais barata e mais robusta) fosse incluíudo no governo. Por enquanto a idéia é muito vaga. Eu por exemplo uso o ubuntu em casa, mas não consigo usar os serviços de cloud por casa da minha banda. E olha quie o ubuntu é inteiramente integrado com isso.

http://www.tobeguarany.com/internet_no_brasil.php[/quote]

Mesmo aqui no Brasil já tem muito projeto utilizando cloud. Muitas das aplicações cloud tem processamento no lado servidor e/ou no cliente mas traficam muito pouco dado, então nossa banda larga não é o fator crítico.

Eu sei que muitos lugares a internet é instável e cara, mas onde ela tem uma qualidade aceitável, cloud já é realidade. Além do mais, o mundo sempre segue quem olha pra cima, não os que olham pra baixo.

[quote=marcosalex][quote=juliocbq]

http://www.tobeguarany.com/internet_no_brasil.php[/quote]

Mesmo aqui no Brasil já tem muito projeto utilizando cloud. Muitas das aplicações cloud tem processamento no lado servidor e/ou no cliente mas traficam muito pouco dado, então nossa banda larga não é o fator crítico.

Eu sei que muitos lugares a internet é instável e cara, mas onde ela tem uma qualidade aceitável, cloud já é realidade. Além do mais, o mundo sempre segue quem olha pra cima, não os que olham pra baixo.[/quote]

Pode até ser, mas é um pensamento singular. Cloud só para mim ou para outro não é realidade.

[quote=lavh][quote=knowledgebr][quote=eduveks]Ya! Google Docs Rules!

Vai nessa, com a internet lixo que nós temos não dá pra confiar deixar tudo na internet, google docs? se for pra usar isso é melhor usar no wordpad, tem muito mais recursos.[/quote]

1. Você pode usar o Google Docs pra fazer o seu documento (assim como vc usa o Word) e depois pedir para salvar o arquivo gerado em “.doc” na sua máquina. Então você não é obrigado a confiar e deixar na internet.

2. Melhor você primeiro usar o Google Docs, pra depois vir comentar. Não dá nem pra comparar Google Docs com Wordpad.[/quote]

Eu uso cara, e achei muito palha, a idéia de estar tudo na web é febre hoje, depois de ver invasões, dados detonados nas últimas semanas de grandes provedores, é melhor ver o lado real da coisa, ainda não há um padrão no cloud, só há um movimento de que tudo vai estar na web, quem quiser se arriscar, boa sorte, mas dizer que broffice/openoffice é morto, está por fora e só vê que solução real é aplicativos na web, veja mais outros ângulos, se for assim, joguem fora os notebooks e desktops e fabriquem de vez thin clients, tudo em flash, já que não vamos precisar armazenar nada, com nossa internet linha discada com pedalada de bicicleta vamos chegar longe.

O OpenOffice está muito longe de ser descontinuado. É só olhar as empresas que o suportam no site da the document foundation.

http://www.documentfoundation.org/supporters/

Bom eu particularmente utilizo só BROffice, acho q é um ótimo editor
Mas o q importa mesmo é não MS, rsrs.

http://espacoliberdade.blog.br/blog/2010/10/oracle-convida-membros-comunitarios-do-openoffice-a-se-retirarem/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+espaco_liberdade+(Espaço+Liberdade)

O capitalismo é um sistema cruel e incompatível com a humanidade, se temos a necessidade de ter softwares livres, então a comunidade é quem dita o rumo que deverá ser tomado. Mas parece que as corporações não entenderam até hoje que os seus lucros não são do interesse da comunidade. O que eles querem fazer é pegar tudo que for livre e transformá-lo em proprietário, e se ninguém abrir o olho, aos poucos eles vão comprar as empresas que dão o suporte às aplicações livres e se tornarão “donas” do projeto. Ainda bem que existem desenvolvedores independentes que podem tocar o barco sem precisar de uma empresa por trás.
Dá a impressão que o pessoal da Oracle não tá nem aí pra comunidade, querem é lucrar a qualquer custo, doa a quem doer. É por essa e outras que eu digo, corporações que adquirem outras empresas com o intuito de lucrar em cima do trabalho da comunidade são inimigas, coitado de quem acredita nas “promessas” delas.
Libreoffice será a suite padrão das distros Linux, que sirva de lição pro imbecil do Larry Ellison.
[]s