Opinião: como trabalhar com equipe que sabe menos e quer mais?

Bom dia a todos, recentemente entrei em uma empresa como um estagiário através de uma universidade, em uma empresa em Lisboa, só que estou com muita dificuldade, sempre fui digamos um programador “Nutela” nas outras empresas em que trabalhei, era com Scrum, havia um time, pessoas ensinando como funcionava todo o sistema, o código era “clean” a arquitetura era MVC, então me acostumei com isso, só que agora estou passando por dificuldade, primeiro, aqui tem uma pessoa para ensinar, que é o chefe, mas ele não é muito sociável, ele acha que tenho que saber de tudo, e a arquitetura e código aqui, é bem confusa e antigo, não tem documentação do software, não tem nada, só tenho acesso á um banco de dados de teste, e uma aplicação de teste que não tem interface, porque esse software que estou mexendo, é de integração com marktplace, ele pediu para eu fazer uma integração com o PagSeguro, eu nunca fiz uma integração, estou pesquisando aqui, parece simples, só que a arquitetura aqui está bem confusa, o que vocês fariam no meu caso? por onde eu começo, Obrigado

1 curtida

Eu resolvi mudar o titulo da sua pergunta acho mais válido


As empresas querem métrica na sua Conta Bancário, poucas importam com quem o Sistema de Informação faz (pessoas envolvidas), ou seja, importam quanto o sistema imprime de nota fiscal.

Outros pontos são pessoas que não sabem nada, mas, todavia são Chefes (e isso foi bom dizer porque existe a diferença entre Lider(liderança) e CHEFE). A maioria dos responsaveis por setores de informação (exceções existem) só sabem pedir, mas, nunca colocou a mão na massa, não sabem ensinar e não sabem codificar. Vale lembrar que cargo é diferente de saber e o saber é aquele que ajuda, ensina, começa, verifica etc.

Eu tive experiência desagradável em uma empresa, onde o CHEFE só sabia falar do seu ego, eu sou CHEFE e pronto.

O que fiz: Eu não cabia dentro desse meio, não existe uma formula mágica quando você entra dentro de uma empresa, você precisa de um treinamento (poucas empresas dão treinamento hoje em dia e querem um profissional FULL STACK, palavra ridicula, não existe esse profissional, um profissional que faz tudo não faz nada, estão acabando com os cargos de tecnologia por causa dessas classificações que ao meu ver são injustas).

O seu questionamento é verdadeiro e complicador, todo mundo se acha o FULL STACK mas, na minha visão e opinião não existe um cara que faz tudo, não dá tempo o ser humano precisa de tempo para trabalhar, religião, praticar esporte, namorar a sua mulher ou namorada e viver a vida que é curta, não se pensa no ser humano mais …

Eu fique triste com essa realidade, não sei a opinião dos demais, mas, a nossa área é uma área difícil, baixos salários e competências altas … Não sei onde vamos parar.

Eu amo Formula 1:

hqdefault

Isso me resume no que eu penso.

1 curtida

Importante é o resultado, não gaste seu tempo se preocupando em mudar o mundo, isso é problema dos empresários. Foca no que foi pedido e vai levando nas 8hrs de trabalho. Se reclamarem de algo começa a ver outra oportunidade.

Tecnicamente, dentro do possível faz um módulo separado pra essa finalidade. No meio de campo segue do jeito que existe hoje, nem esquenta…

Eu me pergunto sempre Omissão também não é ruim? tudo bem que talvez você não possa perder o serviço afinal precisamos da grana, mas, eu fico sempre pensativo nos aspectos de deixar do jeito que está, não mudaremos o mundo concordo, mas, também tipo que se dane?

Obrigado pela resposta Dragoon, é aqui está bem complicado, eu nunca fiz uma integração, o chefe disse que no site do PagSeguro tinha toda a documentação, e realmente tem a documentação lá, só que ela está em um nível de alguém que já trabalha com isso e já sabe como é, só que eu não sei o caminho das pedras, eles falam tudo em base de códigos. To tentando me virar aqui, já vi alguns vídeos no YT, li alguns artigos, estou juntando informações aqui.

Integração é a parte mais ruim de fazer, é complicado mesmo.

Triste realidade né, não posso abandonar a empresa por 1 ano, é um contrato de estágio, eles pagaram tudo para eu vir para Portugal, então estou muito dependentes deles. Preciso me adaptar ao estilo de trabalho deles, não vou seguir a risca, vou tentar fazer do meu jeito mesmo, quando eu descobrir esse jeito rsrs. Obrigado

No caso de um “chefe” do jeito que ele falou, já deve ter tentado e não teve sucesso.

1 curtida

Tem vários tutorais sobre integracao com pagseguro, só não sei qual linguagem está usando. Se for PHP é mais tranquilo achar mais exemplos. Pra facilitar faz as coisas por partes. Faz do jeito que achar mais fácil pra atender minimamente o que for mais prioritário, e sem firulas técnicas que atrapalhem. A partir dai fica mais fácil.

Acredite, isso é quase um padrão.

Cara, implementa um padrão. MVC pode ser aplicado em sistemas sem uma interface gráfica. É meio bizarro pensar, mas, funciona. Afinal, a ideia de distribuir coisas correlatas em packages/projetos correlatos é universal.

Além disso: se está insatisfeito, pede a conta. Procura outro.

É só você de estagiário? Um poderia tentar documentar o sistema, enquanto outro buscava informações de como integrá-lo. Às vezes, a melhor defesa é o contra-ataque. Cobre da chefia um supervisor ou o acesso a profissionais que construíram ou fizeram manutenções anteriormente. Não seja orgulhoso. Peça o modelo de dados, os casos de uso, máquinas de estado. O seu chefe deve direcioná-lo a um profissional mais experiente para tirar as suas dúvidas. Boa sorte.

Passei por isso no meu primeiro estágio, era eu sozinho no projeto. Na primeira colaboração que pedi meu chefe deu a entender que eu tinha que me virar. Entao foi o que fiz, e na época nem tinha essa molezinha de infinitos materiais na internet, tive que gastar dinheiro com um livro e cair dentro de documentação offline. Aprendi muito, mas depois disso nunca mais quis trabalhar em empresa pequena. Quanto maior mais dividido é o trabalho.

“Quanto maior mais dividido é o trabalho.”
Até certo ponto. Se tiver muita gente, às vezes, tem aqueles que ficam na aba dos outros.

Ai já é um problema de gerenciamento.

1 curtida