[quote=vanessasouza]Ola a todos,
Gostaria de uma opinião de todos que fazem programas utilizando o eclipse com jme, pois devo implementar uma funcionalidade na empresa que trabalho para o celular e estou muito em duvida do que utilizar para implementar.
Fiz tcc em jme mas utilizei lwuit, porem to achando a api um pouco pesada e gostaria de saber como estão sendo feitos os programas para celular.
Muito obrigada pela opinião de todos.[/quote]
Olá,
Sua msg é meia vaga do que você precisa, mas vamos lá.
Sim, a LWUIT (de light para nós não tem nada…) é pesada para a grande maioria dos celulares do mercado brasileiro.
Veja, a API pode se sair bem no mercado Americano, Europeu,etc, onde a realidade (potência) dos aparelhos é outra, mas a nível de (adoro esta expressão) Brasil, pra mim ela não vinga.
No desenvolvimento para J2ME tupiniquim, ainda sou a favor do bom e velho LCDUI (parte nativa) e nada de usar LWUIT.
No máximo uma costumizaçãozinho usando Canvas ou CustoItem quando não se tem um componente nativo com a funcionalidade que se deseja ou se quer dar uma nova roupagem.
É isso. Daqui um tempo, quando o N95 e outros deste naipe, dominarem o cenário, daí é interessante usar LWUIT pois você terá por aí, celulares parrudos o suficiente para rodar a LWUIT sem dar gargalo na aplicação.
Ah sim, também tem o fator custo. Se a pessoa ou empresa tiver um plano de dados ilimitado ajuda muito, já que ficar fazendo download de uma aplicação de 200Kb que diz somente “Olá Mundo” na tela é só para quem não tem amor ao dinheiro. Hj em dia,este é outro fator que decepciona ao usar LWUIT. Imagine um parque de 100 celulares onde vc usasse sua aplicação LWUIT. Imagine agora que irá lançar um novo release com correções e funcionalidades.
Num plano de dados normal, vc será honerado nestes 200Kb da tua aplicação, sendo que só usasse o que nativamente o J2ME te oferece, seria em torno de 50 Kb ou menos, depende da aplicação. Aí é só fazer as contas e ver que a gordura que o LWUIT custa não só processamento do celular, que se não for parrudo não aguenta, como também custa nestes downloads que terá que fazer. E isto porquê estou falando de plano corporativo, imagine linha pessoal onde os 200Kb vão comer créditos do coitado…então ajude ele e faço algo sem gordura, please…