opinião: eclipse + jme

Ola a todos,

Gostaria de uma opinião de todos que fazem programas utilizando o eclipse com jme, pois devo implementar uma funcionalidade na empresa que trabalho para o celular e estou muito em duvida do que utilizar para implementar.

Fiz tcc em jme mas utilizei lwuit, porem to achando a api um pouco pesada e gostaria de saber como estão sendo feitos os programas para celular.

Muito obrigada pela opinião de todos.

Eu fiz uns testes com o LWUIT muito interessante… Mas é muito pesado… Não roda em alguns aparelhos…
Intão preferi fazer tudo no braço mesmo :smiley:

Sobre IDE eu ja usei o NetBeans e hoje uso o Eclipse

O NetBeans traz muitas facilidades com certeza… Mas ele também polui bastante o código…

Se vc usar o VisualMidlet vc tem uma unica classe para todas as suas telas… Imagina só a bagunça…

Mas isso vai do gosto de cada um

[quote=vanessasouza]Ola a todos,

Gostaria de uma opinião de todos que fazem programas utilizando o eclipse com jme, pois devo implementar uma funcionalidade na empresa que trabalho para o celular e estou muito em duvida do que utilizar para implementar.

Fiz tcc em jme mas utilizei lwuit, porem to achando a api um pouco pesada e gostaria de saber como estão sendo feitos os programas para celular.

Muito obrigada pela opinião de todos.[/quote]

Olá,

Sua msg é meia vaga do que você precisa, mas vamos lá.

Sim, a LWUIT (de light para nós não tem nada…) é pesada para a grande maioria dos celulares do mercado brasileiro.
Veja, a API pode se sair bem no mercado Americano, Europeu,etc, onde a realidade (potência) dos aparelhos é outra, mas a nível de (adoro esta expressão) Brasil, pra mim ela não vinga.

No desenvolvimento para J2ME tupiniquim, ainda sou a favor do bom e velho LCDUI (parte nativa) e nada de usar LWUIT.
No máximo uma costumizaçãozinho usando Canvas ou CustoItem quando não se tem um componente nativo com a funcionalidade que se deseja ou se quer dar uma nova roupagem.

É isso. Daqui um tempo, quando o N95 e outros deste naipe, dominarem o cenário, daí é interessante usar LWUIT pois você terá por aí, celulares parrudos o suficiente para rodar a LWUIT sem dar gargalo na aplicação.
Ah sim, também tem o fator custo. Se a pessoa ou empresa tiver um plano de dados ilimitado ajuda muito, já que ficar fazendo download de uma aplicação de 200Kb que diz somente “Olá Mundo” na tela é só para quem não tem amor ao dinheiro. Hj em dia,este é outro fator que decepciona ao usar LWUIT. Imagine um parque de 100 celulares onde vc usasse sua aplicação LWUIT. Imagine agora que irá lançar um novo release com correções e funcionalidades.
Num plano de dados normal, vc será honerado nestes 200Kb da tua aplicação, sendo que só usasse o que nativamente o J2ME te oferece, seria em torno de 50 Kb ou menos, depende da aplicação. Aí é só fazer as contas e ver que a gordura que o LWUIT custa não só processamento do celular, que se não for parrudo não aguenta, como também custa nestes downloads que terá que fazer. E isto porquê estou falando de plano corporativo, imagine linha pessoal onde os 200Kb vão comer créditos do coitado…então ajude ele e faço algo sem gordura, please… :wink:

obrigada pela opinião.

Preciso utilizar interface gráfica, nesse caso a melhor opição seria canvas?

[quote=vanessasouza]obrigada pela opinião.

Preciso utilizar interface gráfica, nesse caso a melhor opição seria canvas?[/quote]

Canvas se quiser fazer tuuuudddoooo customizado ou CustomItem só para as partes onde o LCDUI não te ajuda ou com componentes que vc precisa e não tem (Ex: gráfico de pizza dentro de um Form).

Da uma lida na documentação do JME no site da SUN, acredito que ele vai te ajudar bastante principalmente com a questão das imagens.

Na firma em que trabalho usamos o Netbeans, mas não para fazer interfaces, e sim pelas facilidades do editor de códigos entre debug e outras coisas.
Em minha opinião qualquer programa que desenha interface faz um código muito poluído.
Portanto fazemos nossos códigos todos da unha mesmo. (Acho que fica mais leve e mais rápido), utilizamos canvas onde precisamos de uma tela mais personalizada, customItens quando algum detalhe de um formulário vai ser personalizado.
Ao longo prazo estamos criando um pacote de itens, telas, e todas as outras parafernálias que usamos aqui.

Qualquer duvida sobre como fazer posta ai.
Boa sorte e um abraço a todos.

[quote=ricoldi]Na firma em que trabalho usamos o Netbeans, mas não para fazer interfaces, e sim pelas facilidades do editor de códigos entre debug e outras coisas.
Em minha opinião qualquer programa que desenha interface faz um código muito poluído.
Portanto fazemos nossos códigos todos da unha mesmo. (Acho que fica mais leve e mais rápido), utilizamos canvas onde precisamos de uma tela mais personalizada, customItens quando algum detalhe de um formulário vai ser personalizado.
Ao longo prazo estamos criando um pacote de itens, telas, e todas as outras parafernálias que usamos aqui.

Qualquer duvida sobre como fazer posta ai.
Boa sorte e um abraço a todos.[/quote]

Se não fosse o fato de ainda trabalhar com Netbeans, diria que vc está fazendo a lição de casa direitinho. :wink:
Tá certo, eu puxo sardinha para o Eclipse, então vamos deixar de lado a disputa.

O ideal é isto mesmo. Código gerado pelo Netbeans não compensa.O que compensa é fazer na unha,linha a linha, enxergando as optimizações que dá pra fazer e fazendo um código enxuto. Canvas e CustomItems são nossos amigos e podem e devem ser usados. O que percebo é que tem muita gente com preguiça de usar porquê vai ter que fazer tudo no braço, já que estas classes te dão uma superfície para desenho e o aspecto da mesma é vc quem tem que desenhar. Isto sem contar com a entrada (input) caso o componente necessite intereção com o usuário.
Enfim, eu sempre digo, tem gente que vê que compensa e faz (como eu e vc) e tem outros que choram e deixam pra lá.
Cada um avalia o que precisa e o que é melhor.