Olá Galera, não sei se esse assunto pode ser postado aqui, mas tem a ver com desenvolvimento de Sistema.
Hoje compensa mais desenvolver aplicações para Desktop ou usando J2EE?
To pensando em desenvolver um pra um trampo de Iniciação Cientifica.
Valeu a força.
Isso é uma decisão que não tem uma escolha única para todos os casos. Ex: Você não vai desenvolver um e-commerce como uma aplicação desktop, pois o propósito do negócio não seria atendido. Já se você for desenvolver um software que manipule imagens, gráficos vetoriais, e coisas do tipo, com certeza não vai fazer uma aplicação web.
Existem ainda casos de aplicações que podem ser desktop ou web, ficando a escolha livre, pois tratam-se de Entrerpise Applications. Essas, são aplicações cujo Client não importa muito, web ou desktop, da pra atender os requisitos. De fato, hoje em dia as Entrerpise Applications são mais web que desktop pela facilidade de atualização e utilização de um cliente leve que é o browser. Mas nada impede que essa aplicação seja uma aplicação desktop que se comunique com um servidor por algum protocolo de comunicação.
Acho que você deve analisar esses pontos para cada aplicação que for desenvolver.
Que tipo de aplicação é essa? Ela é multi-usuário? Ela tem de ser acessada via Internet? Ela vai realizar uma série de operações que consomem muito processamento? Ela vai manipular uma grande quantidade de dados? Que forma de interação o usuário terá com ela?
Eu não vou falar pra você usar um stack JEE se de repente tudo o que você precisa dá pra fazer com um programinha batch.
[quote=rubinelli]Que tipo de aplicação é essa? Ela é multi-usuário? Ela tem de ser acessada via Internet? Ela vai realizar uma série de operações que consomem muito processamento? Ela vai manipular uma grande quantidade de dados? Que forma de interação o usuário terá com ela?
Eu não vou falar pra você usar um stack JEE se de repente tudo o que você precisa dá pra fazer com um programinha batch.[/quote]
Vamos começar a pensar um pouco mais no modo SOA. Ai isso passa a não ser mais um problema… mas sem duvidas (e sem modestia), o desenvolvimento web tende a crescer tomando espaço das aplicações stand-alone. Ainda mais com a fusão do RIA perante o mercado… basta ver o que pede as vagas de emprego…
Bem to pensando em algo relacionado a um sistema de cadastro, acho melhor mesmo desenvolver usando Swing.
Sobre SOA, seria igual a algum tipo de modelagem?
[quote=bsatrianim]Bem to pensando em algo relacionado a um sistema de cadastro, acho melhor mesmo desenvolver usando Swing.
Sobre SOA, seria igual a algum tipo de modelagem?
[/quote]
Uma vez utilizando serviços, te da a libertade de escolha de quem vai usar os serviços… pode ser tanto web qnt swing, qnt mobile… sem precisar re-escrever seus componentes de negocio
Ah valeu a opinião de vocês.
Vo usar o Livro Dominando Netbeans que eu comprei e me basear nele…
8)