Todos sabem da dificuldade em utilizar EntityBeans em um banco de dados que não foi desenhado para tal, ainda mais agora com a especificação 2.0 e todos as melhorias e novos problemas que ela trouxe.
Houvi falar sobre Java Data Object ( JDO ) como uma alternativa ao EntityBean em algumas situações, e gostaria de saber a opinião de quem já usou ou pelo menos conhece mais profunamente, e se é realmente viável e em que situações.
Já que a situação de uso é importante, a minha situação é a seguinte :
* Aplicação muito grande feita em Delphi com Oracle/Interase/SQLServer
* DBA's pouco propensos a mudar o banco por causa do J2EE.
* Preciso dos principais serviços que o container EJB me fornece no quesito EntityBean.
Obrigado desde já.
o JDO tem quase tudo isto, mas você perde o controle de transações feito pelo container, suporte a falhas, …
tudo o que o container faz para você você tera que fazer na mão
achei um esquema muito legal hoje, chamado middlegen, que faz o inverso do que gosto de fazer, mas é bem util, ele gera JDO, ou CMP2.0, ou Hibernate, …
ahh, esqueci de um esquema, o JDO tem a vantagem de tem uma linguagem de consultas muito mais flexivel que o EJB-QL e super parecida com a linguagem java em si
sobre o midlegen, vc chegou a testar com banco oracle ?
eu achei muito interessante a ferramenta, como vc mesmo disse, mas tive bastante dificuldade de fazer o exemplo que vem junto com ele rodar no oracle, foi uma briga e tanto…
achei algumas dicas de como fazer funcionar usando oracle num site e apenas então consegui roda-lo…