E aí pessoal, blz?
Bom, este tópico vou colocar em Off, pois é um assunto que gostaria de debater sobre um TCC que estou desenvolvendo.
O tema do meu TCC é sobre “Design Patterns com desenvolvimento em Java” na qual vou procurar demonstrar exemplos de alguns padrões. Na bibliografia mais conceituada do assunto (acredito que seja) o livro do GOF na qual separa os padrões de projeto da seguinte forma:
Padrões de criação
Factory Method
Abstract Factory
Builder
Prototype
Singleton
Padrões de estrutura
Class Adapter
Objetct Adapter
Bridge
Composite
Decorator
Facade
Flyweight
Proxy
Padrões de comportamento
Interpreter
Template Method
Chain of Responsibility
Command
Iterator
Mediator
Memento
Observer
State
Strategy
Visitor
Como podemos ver, existem muitos padrões. Estes padrões são muito bem detalhados pelo livro “Padrões de Projeto: soluções reutilizáveis de software orientado a objetos” do GOF. Mas hoje, estou chegando a conclusão de que não vou querer abordar todos os padrões no meu TCC. Porém não estou conseguindo enxergar critérios para escolher quais padrões abordar no TCC.
Em um primeiro momento: na opinião de vocês, quais padrões vocês julgam mais importantes o desenvolvedor de sistemas conhecer a príncipio? Se for possível justificar.
Em um segundo momento, gostaria de debater, o impacto do uso de padrões de projeto no desenvolvimento de sistemas, tendo em vista a qualidade de código que eles proporcionam ou até mesmo o impacto no grupo de desenvolvimento.
Espero que eu tenha conseguido passar a ideia e me corrijam caso eu esteja errado.
Obrigado.
Abraços