Tem hora que me bate um sentimento de desespero quando paro pra olhar tudo o que gostaria de estudar. Conheço razoavelmente JSF e gostaria de me aprofundar, gostaria de estudar um framework como Struts e relembrar coisas como JavaScript, Jquery, CSS que praticamente não precisei mais usar após o JSF, gostaria de estudar CDI, EJB, TDD, etc…
Frente a todo este contéudo, penso que pra executar um plano de estudo legal, deveria estudar / praticar todos os dias entrando madrugada afora… Tipo, iniciar os estudos às 20:30 / 21 hs e parar por voltar das 00:30 hs.
Enfim gostaria de saber qual a dedicação diária de vcs? Acham que este plano de estudo tá tranquilo de ser executado, ou por ser diário tá meio pesado?
* OBS: este plano de estudo envolve estudar a teoria e praticar em projetos.
A principio bate um desespero qdo ver um mooonte de siglas Java…
A melhor forma de pegar isso mesmo, acho que é trabalhando com isso…
Claro que da pra pegar estudando, mas o esforço é maior
Depois que vc tem conhecimento sobre eles, vc ve que nem é tanta coisa assim, e nem são coisas de outro mundo não
Bom, para planos de estudo, acho que é legal pensar em pequenos projetos, envolvendo várias tecnologias
Pensando em algo para voce agora, faço:
Crie alguns projetos web de cadastrinho simples qualquer com as seguintes tecnologias:
1º Projeto:
JDBC Puro,
banco de dados qualquer (pode ser hsqldb, ou ate mesmo postgres),
Servlet
JSP
Javascript
JSTL (não utilize scriptlets)
CSS (opcional)
2º Projeto:
Hibernate
Spring Framework
JSF 2.0 (primefaces, richfaces, icefaces)
JSTL
CSS (opcional)
3º Projeto:
Maven
Hibernate
EJB 3.1
JSF 2.0
JSTL (sempre né)
CSS (opcional)
Claro que aí tem muito trabalho e muita coisa para ver, mas caso veja alguma sigla que não conheca, vá atrás e leia sobre.
Perceba que EJB e Spring, um está em cada projeto, ou seja, uma tecnologia substitui a outra, da mesma forma que JSF substituindo Servlets e JSP. (É possível ter EJB e Spring no mesmo projeto, mas ai depende da necessidade do projeto)
Nao sei se entendi, mas voce parece querer sair justamente dos vicios dos componentes JSF e ir pro desenvolvimento web de verdade. Além do JSP puro, procure aprender algum framework web action based que você venha a gostar mais e frontend nao intrusivo como bootstrap ou jqueryui, assim será mais natural conforme o que for necessitando ter que aprender bem Html, Css e jquery.