Eu sou iniciante em jAVA e estou querendo algumas opiniões do pessoal que já trabalha com a linguagem…
Pesquisando a linguagem no forum e nos sites percebi que o pessoal custuma muito criar tudo via código… exemplo: Criar jFrame, jButton, jTable, etc
Vocês não usam nenhum programa que possa criar o layout do programa via mouse ou coisa parecisa como o Netbeans?
Porque estou encontrando uma certa dificuldade… porque os códigos que eu vejo são criados os componentes tudo via código e eu estou utilizando o Netbeans ai fico sem entender como fazer.
Porque eu acho pouco prático e com baixa produção ficar criando o jFrame e seus compoentes tudo via código e se for um formulário grande?
Porque hoje em dia tudo gira em torno de produção, rapidez… vc tem que produzir em menos tempo o serviço pra pegar outro e assim ganhar “dinheiro”.
Queria saber como vocês estão trabalhando ou qual seria o melhor caminho a seguir?
Fala cara… no meu caso, quando tramapava com Desktop, dependia muito do Projeto… criar tudo na mão a priori pode parecer custoso, mas se precisares de uma customização muito grande e de um controle sobre o código gerado, sem sombra de dúvidas ainda é a melhor solução… Porém em 90% do tempo eu fazia tudo pelo Editor do netBeans mesmo… e me preocupava mais com as regras de negócio… qualquer dúvida sobre como fazer algo no NetBeans, vai na documentação do mesmo que tem uma porrada de exemplos prontos e uns tuto bacanas ensinando como ter o controle dos Eventos e dos Modelos…
Bem… você deve ter visto as razões pelas quais o pessoal prefere - na fase de aprendizado - trabalhar sem um IDE. Usando uma ferramenta que faça todo o trabalho pra você, o que é que você vai aprender de verdade? A clicar e arrastar? E no dia que você não tiver essa ferramenta? Ou no dia em que sua ferramenta tiver um bug??? Acho que isto é o que separa os caras que realmente dominam a linguagem daqueles que sabem por cima. Não tome isso como ofensa e não ache que me incluo no primeiro grupo, muito pelo contrário.
Respondo por desenvolvimento WEB, pois não tenho experiência em Desktop/JSE -> Não, não tem uma IDE que “abrace” o java e gere código de componentes, forms e tal, vc vai encontrar algum plugin para determinado framework (ex. tem plugins para Eclipse que vc consegue arrastar componentes do Struts para a tela, mesma coisa para JSF) e fica por ai, em JAVA, quase tudo é feito na mão, dai o motivo, na minha opinião, do java ser “menos” produtivo que outras linguagens, esta “improdutiviade” abriu caminho para outras linguagens e geradores de códigos que agilizam algumas etapas do desenvolvimento, como RubyOnRails, Grails e outras.
[quote=alexpassos]
Porque estou encontrando uma certa dificuldade… porque os códigos que eu vejo são criados os componentes tudo via código e eu estou utilizando o Netbeans ai fico sem entender como fazer.
Porque eu acho pouco prático e com baixa produção ficar criando o jFrame e seus compoentes tudo via código e se for um formulário grande?
Porque hoje em dia tudo gira em torno de produção, rapidez… vc tem que produzir em menos tempo o serviço pra pegar outro e assim ganhar “dinheiro”.
Queria saber como vocês estão trabalhando ou qual seria o melhor caminho a seguir?[/quote]
Continuo respondendo por web:
Tente focar em algum framework MVC, aprenda realmente o que é MVC, para quem desenvolve para web, este é um dos principais patterns que vc deve conhecer bem, pois conhecendo bem o conceito, vc vai aprender fácil fácil a mexer com qualquer framework MVC.
JSF segue-e-não-segue o patter mvc, ele é-e-não-é baseado em request, tem que se conhecer “algo” a mais, tome cuidado para não misturar conceitos ao utilizar JSF.
Espero ter ajduado e que alguêm com mais experiência em desenvolvimento GUI possa te dar mais “conteúdo” para te ajudar.
Eu sou iniciante em jAVA e estou querendo algumas opiniões do pessoal que já trabalha com a linguagem…
Pesquisando a linguagem no forum e nos sites percebi que o pessoal custuma muito criar tudo via código… exemplo: Criar jFrame, jButton, jTable, etc
Vocês não usam nenhum programa que possa criar o layout do programa via mouse ou coisa parecisa como o Netbeans?
Queria saber como vocês estão trabalhando ou qual seria o melhor caminho a seguir?[/quote]
Bom eu tambem sou iniciante, fiz um curso em Julho de programador Java, e acho que a melhor forma de começar mesmo é com a IDE do Netbeans para fazer formulário no famoso “Arrasta e solta”, dessa forma ´voce foca mais e se preocupa com a lógica do seu programa, mas é interessante também voce conhecer um pouco como faz “na mão” o código, pois quando voce for fazer um teste por ai de java, pelo menos no meu caso eu ainda não fiz em nenhum computador …rsssss, foi tudo no lápis mesmo, por isso é bom criar no papel e depois passar para a IDE.
Geralmente as empresas não usam o Netbeans para desenvolvimento, utilizam o Eclipse.
Eu usava o Visual Editor do Eclipse para fazer interfaces gráficas. Também já usei o Matisse do Netbeans em outro projeto.
Jamais desenvolvo código na mão, embora saiba como fazer isso (já arrisquei alguma coisa com o MigLayout, na mão).
É muito importante saber fazer manualmente as coisas para entender corretamente os conceitos do Swing e saber o que procurar nas IDEs.
Elas automatizam a tarefa, mas você tem que saber exatamente do que precisa. Nem todas as opções são tão óbvias, e alguns conceitos (como os de gerenciadores de layout ou models) são bastante difíceis de aprender simplesmente clicando e arrastando.
Trabalhei com Swing 3 anos e tb não gostei muito. Trabalho há 1,5 anos com Adobe Air, o desktop do Flex, e acho muito melhor. Seja gerando tela com código ou modo design ele funciona bem, tem um instalador bonito e fácil de usar, bem como update automático. Mesmo alterando o código, o modo continua funfando numa boa. A única desvantagem é o Flash Builder ser Pago (mas tem licensa pra desempregado) e ser meio pesadinho.
Se kiser ver umas amostrar, baixa o Tour de Flex, que também possui versão on-line, e se kiser veja o vídeo do Revelação Virtual, aplicação que fiz usando a tecnologia.
Minha intenção com o post é apenas mostrar outras alternativas e não gerar flames.
Sem falar que se seu código não for 100% Flex, tem mais um monstrenguinho pra instalar.
Outra ótima alternativa para Desktop, se você for desenvolver só para Windows é o C#. Não sei como está a parte de Windows Forms no mono, por isso não me arrisco a dizer para outras plataformas.
[quote=ViniGodoy]Eu usava o Visual Editor do Eclipse para fazer interfaces gráficas. Também já usei o Matisse do Netbeans em outro projeto.
Jamais desenvolvo código na mão, embora saiba como fazer isso (já arrisquei alguma coisa com o MigLayout, na mão).
É muito importante saber fazer manualmente as coisas para entender corretamente os conceitos do Swing e saber o que procurar nas IDEs.
Elas automatizam a tarefa, mas você tem que saber exatamente do que precisa. Nem todas as opções são tão óbvias, e alguns conceitos (como os de gerenciadores de layout ou models) são bastante difíceis de aprender simplesmente clicando e arrastando.[/quote]
Aqueles códigos doidos que as IDEs com recurso D&D geram, não deixa o Sistema mais pesado , já que geram coisas demais? E a manutenção?
Se misturar flex com Java, por exemplo, você terá que instalar além da VM Java, o player do Flex. São 2 monstrengos no lugar de 1.[/quote]
Continuei sem entender. Java, ou qq outra tecnologia, vc teria como back end, no servidor. Não teria que instalar nada no cliente, apenas o Adobe Air. Só se vc quer misturar mesmo, colocando algum programinha Java pra rodar no cliente que o Air não dê conta. Mas depois do lançamento do Air 2.0, sinceramente não surgiu essa necessidade ainda.
Se misturar flex com Java, por exemplo, você terá que instalar além da VM Java, o player do Flex. São 2 monstrengos no lugar de 1.[/quote]
Pode ser que esteja falando do densenvolvimento. Se for no desenvolvimento, aí sim tem que ter os dois mostrengos mesmo. Mas já to tão acostumado a instalar um monte de coisa: IReport, Eclipse, PDF creator, Flash Builder, NotePad++, Tomcat, Maven…etc que um mais não está fazendo diferença…
Servidor? Você está falando mesmo de tecnologia desktop?[/quote]
Sim estou. no link que passei do revelação virtual o programa é desktop, mas acessa dados de um servidor. Estou tentando entender sua colocação sobre Java mais Air. Se for deskop puro mesmo, só uma app local, não vejo necessidade de usar Java + Air. Só o Air da conta. É que como Flex e Air são praticamente a mesma coisa, é muito comum vc ver app desktop air acessando o servidor. O Tour de Flex é assim, tem tb o Yammer, um twitter corporativo feito el Air…
Ah sim, usar Java e Flex seria ruim mesmo, aumentaria a complexidade de bobeira. Também já ouvi falar muito bem do C#, dizem que as ferramentas da Microsoft são boas. Mas ainda não tive tempo para tirar minhas próprias conclusões.
[quote=alexpassos]certo… vocês discutiram vários assunto que não entendi nada… rsrs
Então qual a melhor saída? Usar IDE qual usar?
Eu hoje estou utilizando o Netbeans 6.9.1 (em português)
Continuo com ele ou tem outro melhor?[/quote]
Para quem esta começando como nós o melhor e ir utilizando o Netbeans, estou dizendo isso na visão dos professores, mas acho melhor “ir pro arrebento” e fazer com o Eclipse Ganymede, se mata ai pra instalar os plugins e manda bala…rsss
Só assim mesmo pra aprender, pois não é fácil…rsss