Opiniões sobre a ética dessa situação

Boa tarde aos amigos do fórum,

Gostaria de uma opinião dos colegas sobre uma situação de mercado de trabalho onde um comportamento ético, ou não, está envolvido.

Consegui uma oportunidade em um projeto e em uma empresa que gostei muito. Fui até lá, fiz entrevistas e testes, e me chamaram. Confirmei que aceitei a proposta.

No dias que passaram entre a minha entrevista e a empresa me informar que fui aprovado, participei de outro processo seletivo que gostei muito, até mais do que esse anterior. O valor é um pouco maior também.

Também fui aprovado nessa segunda oportunidade…porém, depois de já ter fechado com a primeira!

Verdade seja dita, eu gostei mais dessa segunda, mas estou me questionando sobre a ética de deixar uma vaga para o qual eu já confirmei que aceitava. Quer dizer, não é necessariamente uma “sacanagem” da minha parte pois estaria partindo para outra vaga que julguei melhor pra mim. Mas…ainda há o fato de que eu já disse SIM para a empresa!

Não há falta de ética em procurar o que é melhor pra nós…mas e nesse caso, há, uma vez que eu deixaria a primeira empresa “na mão”?

O que acham, amigos? Agradeço opiniões pois estou matutando sobre isso…

Obrigado.

Eu já fiz isso. Liguei para a primeira q eu havia passado e falei: “po, recebi uma proposta melhor em outra empresa e decidi fechar com eles. Desculpe qualquer coisa e saiba que fiquei muito honrado com a proposta de vocês”.

[=

você já começou a trabalhar nessa primeira empresa? se não, a quanto tempo disse sim e quando começaria?

sempre que for considerar ética, tente se colocar no lugar de quem está do outro lado, a complicação que seria ou deixaria de ser… eu por exemplo penso da seguinte forma, se você disse que sim a tipo 3 semanas e começaria daqui 3 dias por exemplo você está avisando meio em cima, não é legal (mas a empresa conta com vários funcionários, enquanto que cada um “normalmente” trabalha somente para aquela empresa, o que torna a situação menos ruim), agora se você avisar que não irá mais com alguma antecedência, então eu não vejo mal, justamente pela empresa conter vários funcionários e dar tempo de ela procurar outro.

Eu ja vi caso de que uma pessoa entrou aqui na empresa onde estou, ficou quase um mês e depois saiu por causa de proposta que veio depois dela ter começado, relativa a processo seletivo que tinha começado antes dela vir trabalhar aqui… a pessoa saiu e não vi nenhum comentário negativo quanto a ela…

editando… eu não veria problema em dizer exatamente isso que o jakefrog disse, inclusive assim talvês eles assim até melhorem a proposta…rs

Eu iria pessoalmente na empresa e agradeceria a oportunidade. Falaria que recebi uma oferta melhor, que me dará melhores condições de trabalho e etc. Mas não falaria de maneira alguma para qual empresa estava indo.

Dificilmente você irá achar uma empresa que se preocupa com o funcionário… Então, onde você se sentir mais a vontade, fique. :slight_smile:

Obrigado pelas opiniões, amigos. Obrigado MESMO.

Eu concordo com o que foi dito. Pelos depoimentos, acredito que estão pensando em si, o que náo é de forma alguma errado…

Mas o fato inegável é que há um compromisso meu com outra empresa, e também vejo a coisa da perspectiva deles. “Pronto, preenchemos a vaga, o menino vai começar tal dia. Vamos providenciar equipamento, crachá, bla bla bla…”

E no outro dia eu ligo, voltando atrás? Como foi dito, por um EXCELENTE MOTIVO, mas ainda assim…

[quote=maior_abandonado]você já começou a trabalhar nessa primeira empresa? se não, a quanto tempo disse sim e quando começaria?

sempre que for considerar ética, tente se colocar no lugar de quem está do outro lado, a complicação que seria ou deixaria de ser… eu por exemplo penso da seguinte forma, se você disse que sim a tipo 3 semanas e começaria daqui 3 dias por exemplo você está avisando meio em cima, não é legal (mas a empresa conta com vários funcionários, enquanto que cada um “normalmente” trabalha somente para aquela empresa, o que torna a situação menos ruim), agora se você avisar que não irá mais com alguma antecedência, então eu não vejo mal, justamente pela empresa conter vários funcionários e dar tempo de ela procurar outro.

Eu ja vi caso de que uma pessoa entrou aqui na empresa onde estou, ficou quase um mês e depois saiu por causa de proposta que veio depois dela ter começado, relativa a processo seletivo que tinha começado antes dela vir trabalhar aqui… a pessoa saiu e não vi nenhum comentário negativo quanto a ela… [/quote]

Obrigado colega.

Eu fechei com a empresa anteontem, e fiquei de começar na próxima semana. Ou seja, ainda está “fresco” e há tempo pra cancelar tudo.

E o cara da segunda empresa me ligou hoje de manhã, que porra :lol: (na verdade eu perdi a ligação do cara, mas ele ligou em casa e falou pra minha esposa que fui aprovado e que vai me ligar a tarde. Enquanto ele não liga estou pensando neste dilema socrático)

Eu concordo contigo, que a empresa não vai falir porque eu não vou mais trabalhar lá. As empresas tem muito mais poder de fogo que nós, a vida deles vai continuar, vao selecionar mais pessoas, etc…por isso não acho que seja “errado” eu partir pra outra, como disseram.

Por outro lado, com todo o respeito ao jakefrog, me ocorre que se poderia questionar a ética desse comportamento…

Não vou dizer que não concordo com você, que pode ser anti-ético uma ação assim.

Mas por outro lado, se você se preocupar com o seu lado, com certeza não é a empresa que vai se preocupar.
Igual tanta gente que participa de um processo seletivo onde a empresa nem se dá ao trabalho de dar uma resposta. Contratam os que querem, e o resto nem notícia tem.

Também não estou dizendo que a falta de ética da empresa justifica a falta de ética do funcionário, não é assim que funciona.

Mas as vezes você tem que se priorizar.

Vivenciei os dois lados e posso dizer que realmente é uma “experiencia” complicada. Primeiro vendo pelo lado da empresa, eu trabalhava em uma empresa e estavamos precisando desesperadamente de mais um programador para completar o time, porém sabiámos que o valor que a empresa queria pagar para esse programador era bem abaixo do valor que ele realmente merecia ganhar com isso tivemos duas desistencias de ultima hora, uma delas inclusive aconteceu no dia em que o funcionário deveria começar, isso é chato, por que acabar por abalar o time que estava na certeza de receber um novo membro, porém a equipe se for bem estruturada passa por cima disso e supre a ausencia do membro até que ele seja contratado. Por outro lado, a pouquissimo tempo passei pela situação de ter praticamente fechado com uma empresa e surgir um chamado de um concurso público que era mais interessante, tive que pensar em mim e deixar a empresa na mão para assumir o cargo, é dificil passar essa noticia, mas a empresa normalmente não vai pensar em você se precisar cortar custos e tal, então acho válido você pensar na melhor opção para você!

Pois é, amigos, novamente obrigado…suas palavras me fizeram pensar (e estou quase mudando de opinião :lol: )…

Como disse, acho que nao há nada de errado em buscarmos o que é melhor pra nós…é fato que somos muito menos poderosos que as empresas. Se eu fui avaliado e aprovado, provavelmente não fui o único que foi lá e fiz entrevistas e testes. E mesmo que fosse, certamente há mais profissionais por aí tão ou mais competentes quanto eu e que seriam igualmente bem avaliados.

Por outro lado, a empresa ME selecionou…então, procurar o que é melhor pra mim pode prejudicar outrem.

“Prejudicar” aqui é subjetivo, como os colegas disseram…certamente a empresa e o projeto não vão afundar por causa da minha desistência. Mas…se fosse o contrário? Se a empresa confirmasse minha aprovação, eu me desligasse do meu atual trabalho e a empresa desistisse…certamente seria um absurdo. Mas é o que estou cogitando fazer, em uma escala menor, não é?

Por outro lado, é o que as empresas fazem…pensam em si primeiro, e depois nos que pra ela trabalham…é anti-ético a empresa dispensar um pai de familia? Não!..porque a empresa está tomando a decisão que ela julga ser melhor.

Realmente…acho que não é anti-ético buscar o que é melhor pra nós.

Aliás, nenhuma opinião no fórum favorável a permanecer no emprego já confirmado? :lol:

Obrigado amigos.

[quote=alias]…
“Prejudicar” aqui é subjetivo, como os colegas disseram…certamente a empresa e o projeto não vão afundar por causa da minha desistência. Mas…se fosse o contrário? Se a empresa confirmasse minha aprovação, eu me desligasse do meu atual trabalho e a empresa desistisse…certamente seria um absurdo. Mas é o que estou cogitando fazer, em uma escala menor, não é?
…[/quote]

na minha opinião, isso se encaixa naquilo que disse, é diferente você avisar que não vai mais em cima da hora e com uma certa antecedência, se você avisar em cima da hora, estará deixando eles em uma situação complicada assim como eles te deixariam se mudassem de ideia depois de você pedir demissão no emprego anterior como você citou (na verdade a situação deles nem seria tão complicada no caso ruim pra eles quanto a sua no caso ruim para você mas estou comparando por que em ambos um complica para o outro), mas você disse sim na segunda feira… não acho que seja este o caso… a menos é claro que você seja o único candidato a vaga…

Se você acabou de ser chamado, entre em contato com a empresa e negue a vaga que você já aceitou.
Explique a situação.

Eles provavelmente ainda terão candidatos do processo de seleção para chamar.

Minha opnião:

1. Se você participou de um processo seletivo, foi contratado e até mesmo começou a trabalhar… vamos dizer que esteja até mesmo na primeira semana, onde dificilmente você terá se comprometido com alguma coisa, não vejo problema você sair, dizendo que estava participando de outro processo seletivo e tal. Pois terá de falar não em um dos 2 lugares. Acho bom deixar claro neste caso que agradece a oportunidade, mas irá para outra melhor e também recusar qualquer contra oferta da empresa, pois se a empresa podia pagar mais, por que não fez isso logo de cara???

2. Leilão, jamais! Se você aceitou uma oferta de trabalho e foi chamado para outra, cai fora, nunca tente fazer leilão para ficar na primeira por mais que já tenha começado a trabalhar. Da mesma forma que se não esta contente em sua empresa e teve outra oportunidade, caia fora… não use isto como motivo de leilão, tentando aumentar o salário, pois você acaba se queimando… Tente almejar salário antes. Mesmo o "Recebi uma proposta de um xpto… não estava procurando… não queria sair… " acaba não caindo bem e gera uma desconfiança que você fará isso novamente. Da mesma forma penso que a empresa deve te valorizar no dia-a-dia de trabalho e não sair cobrindo oferta quando você disser que vai sair pois arrumou algo melhor!

3. Se você se comprometeu, seja homem e assuma o compromisso. Se você entrou em uma empresa que sejam 15 dias e ja assumiu algum compromisso que irão levar que sejam alguns meses… Mesmo que tenha recebido uma proposta muito melhor não é legal sair fora… Eu sempre que assumi um compromisso, neguei as ofertas que vieram depois, independente de valor, condições etc… óbvio que nenhuma delas era a “oportunidade da minha vida”.

ou seja…

Mas sempre devemos considerar que empresas não são boazinhas e também que muitas vezes temos filhos, contas, uma vida lá fora, e muitas vezes não podemos deixar de escapar “a oportunidade de nossas vidas”… se esse for o caso… as vezes não vale a pena considerar a ética. O detalhe é que, até que ponto essa “oportunidade de nossa vida” existe!
Aquela velha história, você trabalha na fabrica de software zé da esquina, ta trabalhando fazem 2 meses, e assumiu um projeto que precisará trabalhar 3 meses e entregar… recebe uma proposta para trabalhar em um google da vida… que irá abrir diversas outras portas! Até que ponto vale a tal ética ?

E as vezes pode não ser um google da vida mas um salário muito maior que dificilmente conseguirá novamente… tudo é preciso analisar, afinal… trabalho é uma troca e vivemos em um mundo capitalista.

e ah…
Se realmente vai se desligar, independente de qualquer coisa.

Acho extremamente ético você fazer de tudo para não deixar a empresa na mão…

Alguns pontos chaves:

• Jamais se desligue do dia para a noite, tente sempre ficar pelo menos 15 dias a mais para “passar a bola”…
  • Se mantenha disponível, nem que seja fora de horário de trabalho e até mesmo sem cobrar nada pelo suporte. Costuma valer a pena manter o bom relacionamento!
  • Se for preciso e a nova empresa “permitir”, ofereça para trabalhar como free-lancer por um tempo após o desligamento!
  • Evite ser uma pessoa centralizadora. Você só perde com isso, quanto mais centraliza, menos tempo tem para crescer.

Tem pessoas que se queimam por tão pouco… conheço pessoas que ficaram anos em uma empresa e se queimaram por causa de alguns dias, um pequeno sacrificio que poderiam ter feito!

Pois é, amigos, refleti, pensei, tomei cafés, fumei cigarros, e por fim…fiquei mesmo com a segunda oportunidade. Por julgar que é melhor para o momento da minha carreira (na real o dinheiro, mesmo que um pouco maior, foi o que menos contou aqui).

Mas provavelmente continuarei pensando no assunto…minha esposa me encheu o saco defendendo que eu fosse com a empresa que eu já havia fechado :lol: . Por outro lado, considerei que não estava prejudicando a empresa, visto que minha confirmação à vaga era recente e ainda iria começar apenas na próxima semana. De fato, havia um compromisso firmado, sem dúvida…por outro lado, o cancelamento de tal compromisso não traz danos à empresa, não obstante o incomodo causado.

O que também espero é que não traga danos ao meu nome no mercado de trabalho; certamente seria complicado “me queimar” com uma empresa por ela considerar que tive um comportamento anti-etico…não seria NADA bom. Não acho que seja o caso…mas acredito que a situação está aberta à várias interpretações :lol:

Enviei email à empresa explicando os motivos que me levaram à desistir da oportunidade…

A primeira oportunidade era excelente, e este segunda excelente e mais um pouco. Agora é trabalhar direito e torcer pra tudo dar certo; de qualquer forma, espero não ter motivos pra pensar “o que teria acontecido se eu tivesse ido praquele outro trabalho?”, e de qualquer forma só arriscando mesmo pra gente saber se vai rolar ou não.

Obrigado a todos os colegas.

Empresas também fazem isso, sabia? Elas dão esperanças a um candidato e, quando aparece um muito melhor cobrando o mesmo ou menos, elas inventam alguma desculpa e contratam o segundo. Já vi isso acontecer. Eles dizem que o projeto foi adiado, que estão aguardando o projeto fechar, que analisaram melhor seu currículo e você pediu muito, que estão sem orçamento… Ou simplesmente dizem que acharam alguém melhor e/ou mais barato. E você já viu alguma delas se arrepender disso?

Eu já tive que fazer isso com uma empresa. A empresa A me ofereceu uma vaga até boa, mas PJ. A empresa B, 3 dias antes de eu começar a trabalhar, me ofereceu uma vaga 400 A MENOS, mas CLT. E no pacote de vantagens, tinha seguro de vida e bom plano de saúde. Como eu estava doente, não pensei duas vezes e fui pra B. Expliquei ops motivos pra A (eu precisava de um pouco mais de estabilidade e o plano de saúde faria bastante diferença em meu tratamento) e assinei com B. E não me arrependo. A empresa A tanto entendeu que, 8 meses depois me chamaram pra outra entrevista.

Não se preocupe, você não fez nada de errado. Se a empresa não tem maturidade pra entender isso, então não valeria à pena trabalhar lá.

É interessante esse tipo de preocupação, mostra, que ao menos, há uma preocupação em não “ferir as partes”, isso é interessante. Mas, veja, você nem começou a trabalhar na primeira empresa, portanto, não vejo problema em você ser franco e falar que recebeu uma proposta melhor. Lembre-se também o que Josenaldo disse, empresas também fazem isso e muito pior. :wink: Good luck!

Aproveitado para falar uma anedota minha!

Uma entrevista que eu fiz, a cerca de um mês atrás. Eles pediram para desenvolver um projeto, fiz tal projeto em menos de 4 dias, pois bem, enviei o projeto e nunca tive nenhuma resposta, não faço a mínima ideia se gostaram ou não, nem um mínimo de comentário foi atribuído, nada. Acredito que isso foi uma tremenda falta de consideração, levando-se em conta o trabalho despojado e à atenção que tive com eles.

Acredito que esse tipo de diálogo é o mínimo exigido. Ser sincero e explicar as situações. Infelizmente não tive uma sorte com essa empresa. Mas enfim, estou numa outra agora.

Novamente, obrigado à galera do fórum…bom, decisão tomada e comunicada, agora vamos que vamos pro novo trabalho :stuck_out_tongue:

A empresa que cancelei o meu inicio me retornou e foram bacanas…disseram que era uma pena e tal mas entendiam, inclusive a moça do RH disse que foi mesmo melhor eu ter comunicado agora do que depois de uma semana na empresa, como dissemos aqui. E desejaram boa sorte…então, parece que saí da situação sem muito estrago. :lol:

Realmente não é um pecado avaliarmos as oportunidades que temos e escolher o que pensamos ser o melhor pra nós. Pode até ser que depois se revele a pior escolha :lol: , mas pelo menos tentamos…baseados em nossos valores e convicções. Então eu escolhi e espero que tudo dê certo no novo trampo.

Cara eu pensei justamente nesse cenário, pensei “ia ser foda se a empresa me sacaneasse depois de confirmar minha aprovação, então como eu posso fazer isso?”…nunca vi isso acontecer, e seria uma sacanagem sem tamanho! Por outro lado, a empresa tomaria essa decisão considerando o que segundo eles seria o melhor pra empresa. Então a empresa estaria com a razão?

Obrigado amigos.

Nao existe falta de etica no que vc fez. Avisando, conversando, tudo se resolve.
Falta de etica seria vc ficar na primeira, e depois ficar “lamentando” quando nao aumentassem o seu salario, e trabalhar mal por isso. Ai sim seria falta de etica.

Outra falta de ética seria aceitar o segundo emprego e simplesmente desaparecer do primeiro.