Estou pensando em migrar pro OpenSolaris. Andei vendo umas coisas nele que me deixaram animado pra projetos futuros. E eu também tô meio estressado com umas coisas no Linux.
Gostaria de saber quem usou se acha confiável, estável, como é para desenvolvimento. Etc.
Recebi o DVD do OpenSolaris faz pouco tempo e achei parecido com um Ubuntu, só que com bem menos coisas.
Se você tiver a placa de vídeo correta, dá para usar até o Compiz. (Infelizmente, como estava usando sob o VMWare não deu para saber essa parte de compatibilidade de hardware).
Pelo menos na versão que recebi, no entanto, o ZFS é o filesystem padrão (se você pegar um Solaris 10 normal, o ZFS não é bootável e você precisa criar uma partição adicional para poder usar com ZFS. )
Uma coisa que vai sempre ser fraca no Solaris (e no OpenSolaris) é a compatibilidade com hardware, já que normalmente os fabricantes não escrevem drivers para Solaris, nem se dignam a deixar a documentação disponível livremente.
O DTrace é uma das ferramentas mais legais que vi até hoje para desenvolvimento e troubleshooting em produção. Com ele é muito mais fácil identificar os hotspots do teu programa.
No linux você tem que usar oprofile, strace e uns scripts em cima do /proc para extrair informação com a mesma qualidade. Tem o SystemTap, mas esse ainda está longe de ser usado em massa.
Nunca usei o ZFS, mas deve ser muito melhor que o LVM, que é o equivalente linux, que já corrompeu feio varias vezes comigo devido a blackouts.
Acho o Open Solaris uma boa alternativa para desenvolvimento. Utilizo o Linux como plataforma de desenvolvimento, e nunca percebi nenhuma limitação. Muito pelo contrário, percebi um leque muito grande de possibilidades.
O OpenSolaris!!, já tomei uma decisão final que ele vai ser minha plataforma para sempre.
gente nunca vê sistema mais estável como OpenSolaris, praticamente usei a maioria das distribuiçôes LINUX, e no UNIX usei Solaris 10 por mais de um ano mais nunca fiquei satisfeito 100%.
a questão das drivers vai ter e vai sobrar :lol: , porque a cumunidade da OpenSolaris esta crescendo muito rápido e os fabricantes vão ser obrigados de criar os drivers além de participação da comunidade.
um exemplo prova que realmente vai sobrar os drivers : antigamente pra instalar o driver da placa de rede VIA Rhine II/III (que eu uso e a maioria de nos usa também) tem que baixar o código fonte e compilar, depois instalar e configurar, era muita coisa, mas agora tem um driver via-rhine-ethernet.pkg foi criado pela comunidade OpenSolaris, basta pkgadd -d via-rhine-ethernet.pkg e voila o driver instalado e configurado e tu ta conectado, então o antigo driver da NIC via_rhine_nic está sobrando
então pra saber de que estou falando você tem que instalar o OpenSolaris, vale a pena.
Eu não acredito muito nisso. Se o Linux, que tem muito mais usuários, é ignorado pelas empresas, imagino como o OpenSolaris não é…
Eu também pedi os DVDs. Veio o Nexenta, Bellenix e Schillix. Ainda não tive tempo de testar, acho que só rodei o live cd de um deles. Mas pretendo instalar em breve.
O DVD que recebi há alguns dias é o tal de “Projeto Indiana”, que é coordenado pelo Ian Murdock (criador da distribuição Debian e agora funcionário da Sun). O Nexenta/Schillix/Bellenix são distribuições mais antigas.
O OpenSolaris!!, já tomei uma decisão final que ele vai ser minha plataforma para sempre.
gente nunca vê sistema mais estável como OpenSolaris, praticamente usei a maioria das distribuiçôes LINUX, e no UNIX usei Solaris 10 por mais de um ano mais nunca fiquei satisfeito 100%.
a questão das drivers vai ter e vai sobrar :lol: , porque a cumunidade da OpenSolaris esta crescendo muito rápido e os fabricantes vão ser obrigados de criar os drivers além de participação da comunidade.
um exemplo prova que realmente vai sobrar os drivers : antigamente pra instalar o driver da placa de rede VIA Rhine II/III (que eu uso e a maioria de nos usa também) tem que baixar o código fonte e compilar, depois instalar e configurar, era muita coisa, mas agora tem um driver via-rhine-ethernet.pkg foi criado pela comunidade OpenSolaris, basta pkgadd -d via-rhine-ethernet.pkg e voila o driver instalado e configurado e tu ta conectado, então o antigo driver da NIC via_rhine_nic está sobrando
então pra saber de que estou falando você tem que instalar o OpenSolaris, vale a pena.
um abraço[/quote]
Cara,
como é a parte de instalação de softwares?
No Ubuntu por exemplo, pra instalar MSN, eMule, Firefox ou qlq outro desses softwares mais populares é muito fácil. É até gráfico, vc seleciona o programa e instala. Como é isso no OpenSolaris? Simples assim tbm? No Ubuntu ele tbm detecta quando você coloca um pendrive, ou máquina digital ou qlq coisa do genero, o OpenSolaris tbm faz isso?
Tenho vontade de experimentar o OpenSolaris, mas não estou mais disposto a perder essas facilidades…