Opiniões sobre OpenSolaris: entrem e sejam bem vindas!

E ai pessoal,

Estou pensando em migrar pro OpenSolaris. Andei vendo umas coisas nele que me deixaram animado pra projetos futuros. E eu também tô meio estressado com umas coisas no Linux.

Gostaria de saber quem usou se acha confiável, estável, como é para desenvolvimento. Etc.

Obrigado!

Recebi o DVD do OpenSolaris faz pouco tempo e achei parecido com um Ubuntu, só que com bem menos coisas.
Se você tiver a placa de vídeo correta, dá para usar até o Compiz. (Infelizmente, como estava usando sob o VMWare não deu para saber essa parte de compatibilidade de hardware).
Pelo menos na versão que recebi, no entanto, o ZFS é o filesystem padrão (se você pegar um Solaris 10 normal, o ZFS não é bootável e você precisa criar uma partição adicional para poder usar com ZFS. )
Uma coisa que vai sempre ser fraca no Solaris (e no OpenSolaris) é a compatibilidade com hardware, já que normalmente os fabricantes não escrevem drivers para Solaris, nem se dignam a deixar a documentação disponível livremente.

O DTrace é uma das ferramentas mais legais que vi até hoje para desenvolvimento e troubleshooting em produção. Com ele é muito mais fácil identificar os hotspots do teu programa.
No linux você tem que usar oprofile, strace e uns scripts em cima do /proc para extrair informação com a mesma qualidade. Tem o SystemTap, mas esse ainda está longe de ser usado em massa.

Nunca usei o ZFS, mas deve ser muito melhor que o LVM, que é o equivalente linux, que já corrompeu feio varias vezes comigo devido a blackouts.

Acho o Open Solaris uma boa alternativa para desenvolvimento. Utilizo o Linux como plataforma de desenvolvimento, e nunca percebi nenhuma limitação. Muito pelo contrário, percebi um leque muito grande de possibilidades. :wink:

boa noite alera

O OpenSolaris!!, já tomei uma decisão final que ele vai ser minha plataforma para sempre.
gente nunca vê sistema mais estável como OpenSolaris, praticamente usei a maioria das distribuiçôes LINUX, e no UNIX usei Solaris 10 por mais de um ano mais nunca fiquei satisfeito 100%.
a questão das drivers vai ter e vai sobrar :lol: , porque a cumunidade da OpenSolaris esta crescendo muito rápido e os fabricantes vão ser obrigados de criar os drivers além de participação da comunidade.
um exemplo prova que realmente vai sobrar os drivers : antigamente pra instalar o driver da placa de rede VIA Rhine II/III (que eu uso e a maioria de nos usa também) tem que baixar o código fonte e compilar, depois instalar e configurar, era muita coisa, mas agora tem um driver via-rhine-ethernet.pkg foi criado pela comunidade OpenSolaris, basta pkgadd -d via-rhine-ethernet.pkg e voila o driver instalado e configurado e tu ta conectado, então o antigo driver da NIC via_rhine_nic está sobrando :smiley:

então pra saber de que estou falando você tem que instalar o OpenSolaris, vale a pena.

um abraço

Já teste 3 “versões” do OpenSolaris.

A última recebi semana passada. Gostei, mas minha internet com fio não funcionou nem no meu laptop e nem em um desktop (a sem fio funcionou hehe).

Deixei de lado, mas vou continuar experimentando quando saírem novas versões.

Ganhei um DVD mais ainda não tive tempo de instalar…

Já ouvi falar muito bem e parece ser uma boa opção para desenvolvedores.
:smiley:

"

Eu não acredito muito nisso. Se o Linux, que tem muito mais usuários, é ignorado pelas empresas, imagino como o OpenSolaris não é…

Eu também pedi os DVDs. Veio o Nexenta, Bellenix e Schillix. Ainda não tive tempo de testar, acho que só rodei o live cd de um deles. Mas pretendo instalar em breve.

O DVD que recebi há alguns dias é o tal de “Projeto Indiana”, que é coordenado pelo Ian Murdock (criador da distribuição Debian e agora funcionário da Sun). O Nexenta/Schillix/Bellenix são distribuições mais antigas.

[quote=Hayan]boa noite alera

O OpenSolaris!!, já tomei uma decisão final que ele vai ser minha plataforma para sempre.
gente nunca vê sistema mais estável como OpenSolaris, praticamente usei a maioria das distribuiçôes LINUX, e no UNIX usei Solaris 10 por mais de um ano mais nunca fiquei satisfeito 100%.
a questão das drivers vai ter e vai sobrar :lol: , porque a cumunidade da OpenSolaris esta crescendo muito rápido e os fabricantes vão ser obrigados de criar os drivers além de participação da comunidade.
um exemplo prova que realmente vai sobrar os drivers : antigamente pra instalar o driver da placa de rede VIA Rhine II/III (que eu uso e a maioria de nos usa também) tem que baixar o código fonte e compilar, depois instalar e configurar, era muita coisa, mas agora tem um driver via-rhine-ethernet.pkg foi criado pela comunidade OpenSolaris, basta pkgadd -d via-rhine-ethernet.pkg e voila o driver instalado e configurado e tu ta conectado, então o antigo driver da NIC via_rhine_nic está sobrando :smiley:

então pra saber de que estou falando você tem que instalar o OpenSolaris, vale a pena.

um abraço[/quote]

Cara,

como é a parte de instalação de softwares?

No Ubuntu por exemplo, pra instalar MSN, eMule, Firefox ou qlq outro desses softwares mais populares é muito fácil. É até gráfico, vc seleciona o programa e instala. Como é isso no OpenSolaris? Simples assim tbm? No Ubuntu ele tbm detecta quando você coloca um pendrive, ou máquina digital ou qlq coisa do genero, o OpenSolaris tbm faz isso?

Tenho vontade de experimentar o OpenSolaris, mas não estou mais disposto a perder essas facilidades…

[]'s