Bom,sou iniciante em Java e comecei meus estudos faz uma semana,não trabalho e não faço curso ou algo semelhante,tenho apenas 17 anos,e vejo vídeo tutorial na internet,um que anda me ajudando mundo é os da UNIVERSIDADE XTI disponível no youtube. Como amo programação,eu dei iniciativa e pretendo seguir adiante. Mais alguns dias atrás me apareceu umas dúvida,pode ser meio besta pra vocês,é sobre Orientação ao objeto, INSTÂNCIA … Alguém ai pode me ajudar a explicar detalhadamente oque é uma Instancia,pra que serve e como faço pra instanciar? agradeço desde já pela atenção de todos vocês e obrigado !
Você já deve ter classificado animais na biologia certo? Toda classificação agrupa objetos em diferentes classes, de acordo com suas características e ações similares.
Por exemplo, você aprendeu na escola, que todos os mamíferos tem glândulas mamárias. Essa é uma das características que DEFINEM um mamífero. Mas, você ainda foi mais longe, e dividiu a classe dos mamíferos em outras, mais específicas, como a dos caninos, humanos, felinos, etc… Cada uma dessas com suas características próprias.
Essas características definem um conjunto de propriedades que as espécies tem em comum. Mas observe que, a classificação refere-se a TODOS os indivíduos de uma raça, e não a um indivíduo específico.
Não é só características físicas que usamos para definir as coisas. Por exemplo, nós classificamos as armas das forças armadas em Marinha, Aeronáutica e Exército. Observe que essa classificação está relacionada as ações que cada força armada faz: A marinha é capaz de se deslocar pelo mar, a aeronáutica de voar, e o exército de se locomover pela terra.
Vemos então, que podemos classificar objetos quanto suas propriedades (características), ou suas ações, chamadas também de métodos, ou mesmo pelas duas coisas.
No computador, classificamos os dados do nosso programa da mesma forma. As classes definem como estamos fazendo a separação dos dados. Por exemplo, digamos que você vá fazer um cadastro de livros. A primeira classificação que você vai fazer, é dizer o que diabos é um livro. Nesse caso, você criaria uma classe para dizer isso:
[code]public class Livro {
//As propriedades (características) do livro, são expressas por variáveis
private String nome;
private int numeroPaginas;
private String autor;
//E as ações que podem executar (métodos) são expressos por funções
//Omiti a implementação dos métodos por não ser relevante para explicação
public Livro(String nome, int numeroPaginas, String Autor);
public String ler(int pagina);
}[/code]
No caso desse sistema, um livro é qualquer coisa com nome, autor e um certo número de páginas. Observe que para um livro ser um livro, temos também que ser capazes de ler uma das suas páginas, como indica a ação de ler, dentro do livro. Mas aqui, não estamos falando de um livro específico, e sim, do que se tratam TODOS os possíveis livros.
Nós podemos criar objetos que vão representar livros específicos.
Por exemplo:
Livro asDuasTorres = new Livro("As duas torres", 312, "J.R.R.Tolkien");
Livro Duna = new Livro("Duna", 612, "Frank Herbert");
Livro Amanhecer = new Livro("Amanhecer", 212, "Stephanie Meyer");
Aqui, estamos dizendo para o java que existem 3 livros diferentes. E, por serem livros (observe que Livro é o tipo da variável), todos eles tem nome de autor, número de páginas e um título. Cada livro é chamado de instância da classe. Essa palavra significa “ocorrência” ou “exemplo”. Ou seja não se trata mais de uma definição genérica do que é um livro, e sim de um livro concreto, existente na aplicação.
ViniGodoy,agora faz sentindo pra mim de todos os exemplos que vi sobre isso,o seu foi o melhor e que me fez entender bem. Agradeço pela ajuda,sabia que aqui poderia receber auxilo. Agradecido !