Oque é mais facil aprender JAVA, PHP ou ASP?

O problema dele não é o template engine, e sim aprender como funciona as requisições dentro do Java. O que ele vai ter que aprender bem é como funcionam as Servlets. JSP/Velocity/Freemarker, isso não é irrelevante, mas pode ser colocado em segundo plano.

Até!

[quote=luidhi]…
Ruby on rails pode resolver isso não? [/quote]

RoR, Perl, PHP, ASP, Python, ColdFusion… todos esses resolvem. O problema é em quanto tempo e se ele tem interesse em aprender.

té!

entre os 3, para isso que você quer acho que o PHP

Ruby com o framework ruby on rails . Rápido para a Web e garantia de boa qualidade no seu projeto :-).

Eu mexo com asp e java no meu estágio. Acho o asp muito tranquilo e não muito dificil de se aprender. O legal que ja teve este comentário tem bastante apostilas de asp espalhadas pela net. * Esta seria ao meu ver.

{
Lembrando que realmente o asp é meio limitado em algumas coisas, se vc tem alguma coisa de grande porte para vc fazer, use o jsp
}

Apos ler todos esses comentários e dicas, bem trabalho com jee e asp.net com c#, bem se vc quer aprender alguma linguagem que seja bem aceita vc deve escolher java ou c#, so php e asp são para aplicações menores, além disso se for fazer algo bem simples, html e javascript e pronto.

ASP.NET: Você deve usar o Visual Studio 2005 ou 2008(já está disponível versão express"grátis"), muito fácil para ver os erros “CLARO QUE O ECLIPSE NESSE TÓPICO É MELHOR”, mas não fica tão para trás o vs2005, muito fácil de usar, integrado, trabalha bem com banco de dados como mysql e postgree, sql server e oracle nem se fala, muito rápido e produtivo, nem precisa programar tanto como no java, o vs2005 usa o framework2.0, que é muito seguro comparado com o 1.1. Utilize c#, muitas melhorias estão fitas nele, sabe como é, o principal concorrente da microsoft é o java, então o c# é um “copia, ou baseado no java” e algumas coisas são melhores, fácil de aprender sozinho.

JEE: Não tem o que falar, eu adoro o Eclipse, porém recomendo o netbeans para quem esta começando, por ser fácil instalar e o tutorial e os exemplos são mais claros que do eclipse, enquanto a qualidade, o jee é o preferido das instituições, muita coisa pronta, muita gente para te ajudar, por todo lugar, sistemas grandes e bem fácil de debugar o java é realmente uma linguagem muito boa que esta em constante desenvolvimento, muito bom, aconselhavel e digo mais, quando você aprender o Java, vc realmente não vai querer mexer com outra coisa, e se com tudo isso vc precisar trabalhar com c#, digo que 50% pelo menos os códigos são identicos, ou seja, vc já saberá, e uma questão de tempo, um pouco mais dificil de aprender, mas compensa no fial.

Essas são realmente dicas verdadeiras, java ou c# não importa, as duas são as melhores, prefiro dizer, tente fazer uma página en visual studio e depois no netbeans ou eclipse, e tire a conclusão! O melhor para vc e aquele que vc conseguir independente da linguagem!!!

Depende do que você quer fazer…
mais no geral PHP é mais fácil.

Discondando um pouco, vide a necessidade dele o ASP atenderia, fora que você praticamente encontra sistemas prontos pela internet, vide planet souce code.

Para os que disseram que asp é para sistemas pequenos é pq não participou do boom da internet, na epoca das .com. ASP atende tanto quanto as outras opções e te garante produtividade.

Porém, se você tiver um pouco mais de tempo, recomendo partir pro rails, já que está assumindo o mercado de aplicações web e a curva de aprendizado não é das maiores.

na minha opiniao depende bastante no quanto o cara conhece a area de programacao, e quanto ele ja programou na vida… pois isso facilita o aprendizado de uma nova linguagem… agora para algo de curto prazo… o php é mais rapido de se aprender… alem de como o thingol falou tem muita coisa ja pronta e ai o cara cai naquela questao de nao querer reinventar a roda…

flw! Agora para tendencia e aplicacoes mais complexas o java dar conta o php… é limitado para algumas aplicacoes alem de quanto mais complexo o sistema em php o codigo nao vai ficando tao claro assim nao, e se ficar claro depende do nivel do programador caso contrario vira uma gambiarra de maneira muito facil e rapida…

hehe