ORA-00907: parêntese direito não encontrado

Olá pessoal, estou começando agora a trabalhar com banco de dados e não estou conseguindo identificar o erro.

create table cliente(
codigo smallint not null constraint cCliente primary key,
nome varchar(255)null,
logradouro varchar(5)null,
numero varchar(5)null,
complemento varchar(10)null,
bairro varchar(10)null,
cidade varchar(30)null,
cep char(8)null,
rg char(8)null,
cpf char(11)null,
foneRes char(10)null,
foneCom char(10)null,
foneCel char(10)null,
email varchar(255)null,
dtNascimento date(8)null,
obs varchar(30)null,
foto varchar(30)null);

O Erro é o seguinte: ORA-00907: parêntese direito não encontrado

Bom dia.

Amigo, o que diz o erro? ORA-00907: parêntese direito não encontrado

Em outras palavras, você abriu o parenteses para o create mas não fechou ele, feche ele após foto ok? Assim:

create table cliente( codigo smallint not null constraint cCliente primary key, nome varchar(255)null, logradouro varchar(5)null, numero varchar(5)null, complemento varchar(10)null, bairro varchar(10)null, cidade varchar(30)null, cep char(8)null, rg char(8)null, cpf char(11)null, foneRes char(10)null, foneCom char(10)null, foneCel char(10)null, email varchar(255)null, dtNascimento date(8)null, obs varchar(30)null, foto varchar(30)null); )

Abraços.

Na verdade o erro é por causa do date(8), isso não existe, deixa apenas date.

Falou.

[quote=nel]Bom dia.

Amigo, o que diz o erro? ORA-00907: parêntese direito não encontrado

Em outras palavras, você abriu o parenteses para o create mas não fechou ele, feche ele após foto ok?[/quote]

Amigo,
não sei se vc se deu ao trabalho de ver o create do Fernando, mas ele fechou corretamente o create sim…

Dica: Primeiro análise o problema, depois critique.

E Fernando, para te responder corretamente isso, primeiro seria bom se vc falasse qual o banco que vc está usando… assim ajudaria a responder mais corretamente a sua dúvida…
mas, aparentemente o problema é o date(8 ) mesmo… até hj não vi um banco que use essa construção para a declaração do tipo date…

Valeu pela ajuda de todos, o banco que estou utilizando é o oracle, mas o erro foi detectado pelo clone_zealot , era o date.

Obrigado a todos.

Quero deixar claro que eu analisei o erro, porém, não percebi devido ao fato da posição do parenteses. Eu sempre analiso antes de comentar qualquer coisa, mas todos podemos cometer equívoco ok?

Podes usar TIMESTAMP no Oracle também, acredito que vai ajuda-lo.
Abraços.

Valeu ajudou e muito com um erro aqui

Esse erro é do ORACLE e ocorre por conta da linha dtNascimento date(8) esta incorreta .
Coloque apenas dtNascimento date null

Por favor, não desenterrem os tópicos.

Pessoal,

Por favor me ajudem! Tentei um outro código meu aqui, que dá o erro de parênteses direito faltando. Estou tentando fazer o insert na minha base oracle e dá esse erro …

Desde já agradeço.

"INSERT INTO GEADE_TBL_CALCULOS_NOVOS ( NUM_CONTROL_CALCULO, COD_PRODR, COD_MARCA_TIPO, FLG_VEICULO_NOVO, IDC_TIPO_OPER_SEG, SIG_REGIAO_TARIFA, DAT_CALCULO, DAT_ENVIO_CALCULO, ANO_MODELO, NUM_CEP_TARIFA, NUM_COMPL_TARIFA, DAT_NASC_SEGDO, IDC_SEXO_SEGDO, COD_CLASSE_BONUS, NUM_PROPOSTA, COD_CIA_EMIS, COD_PROD, NUM_CNPJ_CPF_SEGDO, NUM_CPF_CONDUTOR, DAT_NASC_CONDUTOR, IDC_SEXO_CONDUTOR, COD_TIPO_ANTIF_ESP, COD_MODELO_ANTIF, COD_SEGMENTO_AUTO, COD_TIPO_QAR, COD_TIPO_RENOVACAO, SIG_CHASSI, COD_USO_VEIC, FLG_PRODUTO_FLEX, IDC_FRANQ, FLG_ISEN_FRANQUIA, FAT_COTACAO_ONLINE, VAL_CREDITO_UTILIZ, FLG_PREMIO_MIN, VAL_PREM_CASCO_MIN, VAL_PREM_CASCO_RNV_PROTEG, VAL_PREM_CASCO_TOTAL, VAL_PREM_CASCO_COMERC, VAL_PREM_CASCO_COMERC_SOL, VAL_PREM_RCF_TOTAL, VAL_PREM_RCF_COMERC, VAL_PREM_RCF_COMERC_SOL, VAL_PREM_RCF_MIN, VAL_PREM_RCF_RNV_PROTEG, COD_TIPO_ISEN_TRIB, " & _ "NUM_DOC_KIT_OFF , FLG_DELECAO, COD_UNID_EMIS, COD_ESTR_VENDA, COD_ESTR_APOIO, COD_ACAO_APOIO, PCT_DESC_COMERC, IDC_ORIGEM_CALCULO, IDC_TIPO_FROTA, COD_SEGRA_ANT, IDC_IDADE_VEIC) " & _ "SELECT T1.NUM_CONTROL_CALCULO, T1.COD_PRODR, T1.COD_MARCA_TIPO, T1.FLG_VEICULO_NOVO, T1.IDC_TIPO_OPER_SEG, T1.SIG_REGIAO_TARIFA, T1.DAT_CALCULO, T1.DAT_ENVIO_CALCULO, T1.ANO_MODELO, T1.NUM_CEP_TARIFA, T1.NUM_COMPL_TARIFA, T1.DAT_NASC_SEGDO, T1.IDC_SEXO_SEGDO, T1.COD_CLASSE_BONUS, T1.NUM_PROPOSTA, T1.COD_CIA_EMIS, T1.COD_PROD, T1.NUM_CNPJ_CPF_SEGDO, T1.NUM_CPF_CONDUTOR, T1.DAT_NASC_CONDUTOR, T1.IDC_SEXO_CONDUTOR, T1.COD_TIPO_ANTIF_ESP, T1.COD_MODELO_ANTIF, T1.COD_SEGMENTO_AUTO, T1.COD_TIPO_QAR, T1.COD_TIPO_RENOVACAO, T1.SIG_CHASSI, T1.COD_USO_VEIC, T1.FLG_PRODUTO_FLEX, T1.IDC_FRANQ, T1.FLG_ISEN_FRANQUIA, T1.FAT_COTACAO_ONLINE, T1.VAL_CREDITO_UTILIZ, T1.FLG_PREMIO_MIN, T1.VAL_PREM_CASCO_MIN, T1.VAL_PREM_CASCO_RNV_PROTEG, T1.VAL_PREM_CASCO_TOTAL, T1.VAL_PREM_CASCO_COMERC, T1.VAL_PREM_CASCO_COMERC_SOL, T1.VAL_PREM_RCF_TOTAL, T1.VAL_PREM_RCF_COMERC, T1.VAL_PREM_RCF_COMERC_SOL, T1.VAL_PREM_RCF_MIN, T1.VAL_PREM_RCF_RNV_PROTEG, T1.COD_TIPO_ISEN_TRIB, T1.NUM_DOC_KIT_OFF, " & _ "T1.FLG_DELECAO, T1.COD_UNID_EMIS, T1.COD_ESTR_VENDA , T1.COD_ESTR_APOIO, T1.COD_ACAO_APOIO, T1.PCT_DESC_COMERC, T1.IDC_ORIGEM_CALCULO, T1.IDC_TIPO_FROTA, T1.COD_SEGRA_ANT, IIf(T1.ANO_MODELO=0,0,If(Year(T1.DAT_CALCULO)-T1.ANO_MODELO<0,0,Year(T1.DAT_CALCULO)-T1.ANO_MODELO)) " & _ "FROM CONTRL_CALCULO_AUTO T1 " & _ "WHERE T1.DAT_ENVIO_CALCULO = " & "'" & Vdata & "'" & _ "ORDER BY NUM_CONTROL_CALCULO "

Por favor, não desenterre os tópicos. Isso seria um assunto para você criar seu próprio tópico (e não há nada de mal nisso). Apesar de o seu problema ser parecido com o problema do santos.fernando, o problema é seu e, por isso, poderia estar em um tópico criado por você mesmo. (Isso pode até te ajudar depois a ver os tópicos que abriu quando você entrar no seu histórico de usuário.)