Olá pessoal, gostaria de saber se alguem pode me ajudar.
O problema é o seguinte:
Tenho o banco oracle 8i instalado em uma máquina A, e em uma máquina B, instalei o Cliente, o j2sdk1.4.0_03, ao instalar o client, no meu ORACLE_HOMEjdbclib já existe o arquivo classes12.zip. setei o PATH para meu diretório bin dentro do meu JAVA_HOME (pasta onde esta instalado o J2SDK), setei o CLASSPATH para o arquivo classes12.zip, no entanto quando vou executar o programa de conexão, ele me retorna o seguinte erro:
So por curiosidade, qual IDE voce esta usando para desenvolvimento?
[]´s
M
mafuto
Olá Thiago, mas é exatamente o que fiz.
Refiz tudo e continua dando o mesmo erro.
Sou iniciante e estou primeiro tentando configurar o ambiente e para testa-lo peguei exemplos que existem na instalação do Oracle.(Employee.java e jdbcChekup.java que ficam no ORACLE_HOMEJDBCDEMO.
thiagorani
Marcelo que estranho. Mas vamos resolver isso.
Voce nao esta trabalhando com web né? (jsp/servle/tomcat)
Qual arquivo que esta gerando esse erro? Voce poderia posta-lo pra eu dar uma olhada?
To esperando.
[]´s
thiagorani
Testa esse codigo ae:
importjava.sql.Connection;importjava.sql.DriverManager;importjava.sql.SQLException;publicclasstesteConexao{publicstaticConnectionConexao;publictesteConexao(){if(obterConexao())System.out.println("Conectado");elseSystem.out.println("Não Conectado");}publicstaticbooleanobterConexao(){booleanbolControle=false;try{StringstrServer="ip";StringstrDatabase="nome do banco";StringstrUsuario="usuario";StringstrSenha="senha";DriverManager.registerDriver(neworacle.jdbc.driver.OracleDriver());Conexao=DriverManager.getConnection("jdbc:oracle:thin:@"+strServer+":1521:"+strDatabase,strUsuario,strSenha);bolControle=true;}catch(SQLExceptionexcBanco){}returnbolControle;}publicstaticvoidmain(String[]args){testeConexaoapp=newtesteConexao();}}
e persiste no erro: package oracle.jdbc.driver does not exist DriverManager.registerDriver( new oracle.jdbc.driver.OracleDriver());
^
(ele aponta o erro para o ponto antes do OracleDriver())
Ah!!! Estou com o TomCat sim.
importjava.sql.Connection;importjava.sql.DriverManager;importjava.sql.SQLException;publicclasstesteConexao{publicstaticConnectionConexao;publictesteConexao(){if(obterConexao())System.out.println("Conectado");elseSystem.out.println("Não Conectado");}publicstaticbooleanobterConexao(){booleanbolControle=false;try{StringstrServer="ip";StringstrDatabase="nome do banco";StringstrUsuario="usuario";StringstrSenha="senha";DriverManager.registerDriver(neworacle.jdbc.driver.OracleDriver());Conexao=DriverManager.getConnection("jdbc:oracle:thin:@eco_400214:1521:dbest","est_db","est_db");bolControle=true;}catch(SQLExceptionexcBanco){}returnbolControle;}publicstaticvoidmain(String[]args){testeConexaoapp=newtesteConexao();}}
M
mafuto
Com o exemplo que vc me mandou, reiniciei a maquina e consegui compilar, ao executar ele me retorna um novo erro:
Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: testeConexao
Leonardo
Tente importar a package:
importoracle.jdbc.driver.*;
Leia também o arquivo “Release Notes.txt” no diretório ORACLE_HOMEjdbc, ele contém algumas dicas importantes. Por exemplo: