A grande vantagem que eu vejo no Jdev eh q ele faz um monte de coisa “sozinho”…
Eh soh next, next, next, e fez um EJB… (não que EJB3 seja dificil fazer na mao)…
Agora, tenta fazer algo um poquinho diferente do q os wizards te oference… se você pode engeçar o teu projeto aos padrões da IDE, show…
Mas ah, o editor de fontes do eclipse ainda mata a pau…
Soh por isso não uso o netbeans, que tem tantos recursos quanto o jdev (tah naum tanto mas boa parte)
Estou testando agora… e parece-me o velho JDeveloper…
Desenvolvimento em Swing sofrivel ( alem do designer ser lento, nao tem GroupLayout )
O editor de codigo consegue ser mais burro que o do NetBeans 5.x (e olha que tem que ser bao para conseguir) a unica diferenca que eh rapido…
O Editor JSF perde feio para os que estao no mercado (NetBeans Visual Web, Exadel e MyEclipse)
Pesado, pesado , pesado.
Tah travando pra kct… como eh alpha eu dou uma colher de chá
Tudo exige que vc tenha um login na Oracle… até pra atualizar…
Vem rodando em cima de Java 5… (percebi logo que abri e a tela ficou cinza… argh !!!)
Suporte a Java EE 5 MUITO primario… e muito complicado tmb… tudo escondido… acho que eles poderiam deixar mais a mão tarefas simples como “add new session bean” , “import entitys from database” e coisas do genero… outra coisa que nao gostei eh que ele nao atualiza os arquivos de interface no caso de session beans… e isso eh uma mão na roda… )
Vou continuar testando… mais tarde posto algo…
Uma coisa que me deixa de cara… eh que os demos on-line são EXTREMAMENTE GORDOS… po… se querem disseminar esse negocio… eles poderiam facilitar a vida da galera…
Aqui no trabalho agente usa o JDev, meu amigo é muito sofrido trabalhar com essa ferramenta, minha opnião éq ela atrapalha mais do q ajuda, é muito bugado, trava toda hora, tala azul é comum, vc executa e fica olhando durante 5 minutos pra uma tela azul. Uma vez deixei ele abrindo e fui almoçar, passei 30 minutos almoçando, quando cheguei ele ainda estava abrindo, ou seja, é sofrido…ufa.
Olá, sou um leitor assiduo deste forum há muito tempo… mas nunca participei, então criei coragem e vou começar a depositar meus 2 cents.
Sempre trabalhei com eclipse + jboss ide, mas ultimamente tenho participados de projetos usando o jdev. Posso dizer que a versáo 10.1.2 é no mínimo tosca, desempenho e opções sofríveis… simplesmente horrivel!! Entretanto, a versão 10.1.3.2 (A penultima) é excelente, digo pois efetivamente, nosso amigo jdev, parou de atrapalhar o projeto e começou a dar produtividade. Sim, ele é bem pesado… de vez enquando dá uns travamentos de tela (Mas comparado ao anterior, são pouquissimas vezes), mas todos esses problemas são contornados pela excelente integração com o OC4J. No restante ele cumpre razoavelmente o que uma ide precisa fazer.
Discordo de alguns pontos mencionados sobre o jdev, tipo: dificuldade de achar algumas acoes, inflexibilidade no desenvolvimento… etc.
Acho que hoje em dia não dá mais para desprezar o jdev , como poderia ser feito em versões anteriores. O que é muito bom, pois nos dá mais uma excelente alternativa fora o grupinho (eclipse,netbeans e idea).
Rapaz, eu sempre achei o JDev bizonho, o editor de código dele é sofrível e a integração com qualquer coisa que não seja Oracle é um parto (se é que dá pra chamar as gambiarras que você faz de “integração”).
Ele pode até facilitar a vida de quem trabalha num ambiente “oracle only”, mas fora isso eu não vejo utilidade nele não.
PS: thex, que mal lhe pergunte, você é do COMPOSE da UFPB?
Na verdade, estou trabalhando num ambiente “Oracle only”, entretanto usando nossos amigos ejb2 e struts (argh), apesar dos pesares, ele nao tem comprometido o projeto. Algumas funçoes providas por ele tem sido de grande utilidade… (Digo: criacao dos metadados do ejb, debug, http analyzer para os ws`s…, recompilacao onthefly dos jsps). O editor ainda é fraquinho… mas dá para ir levando numa boa. Qual foi a versao que voce testou?
Rapaz, eu acho que foi uma 10 alguma coisa, mas no ambiente que você tá (deu até pena agora) realmente o JDeveloper deve ser o menos dos seus problemas, eu provavelmente já teria pulado do primeiro andar do DI se tivesse que dar manutenção em código EJB 2.x e Struts 1.x
E um editor fraquinho pra mim é sofrível, especialmente porque hoje eu trabalho muito pouco com “programação visual”, escrevendo mais código pra servidores de mensagens (MOM, acho que vocês devem até estar mexendo com isso né?) e um editor de código “fraquinho” quebraria as minhas pernas, já que a única coisa que eu faço é escrever código e editar arquivo XML.
Agora, recompilação “on the fly” pra JSP não é coisa do seu container web não? Todos os servidores web Java que eu conheço fazem isso.
Sobre recompilação “on the fly”, foi apenas no jdev onde realmente comecei a utilizar bastante, talvez porque o projeto em que estou, a parte visual evolui a todo momento… Mas sobre usar struts e ejb2 é no trabalho mesmo, se fosse no DI realmente ja teria pulado. Trabalhava lá com ejb3/jpa e webservices, e hoje estou investigando áreas como componentware e desenvolvimento distribuido.