Olá, sou um leitor assiduo deste forum há muito tempo… mas nunca participei, então criei coragem e vou começar a depositar meus 2 cents.
Sempre trabalhei com eclipse + jboss ide, mas ultimamente tenho participados de projetos usando o jdev. Posso dizer que a versáo 10.1.2 é no mínimo tosca, desempenho e opções sofríveis… simplesmente horrivel!! Entretanto, a versão 10.1.3.2 (A penultima) é excelente, digo pois efetivamente, nosso amigo jdev, parou de atrapalhar o projeto e começou a dar produtividade. Sim, ele é bem pesado… de vez enquando dá uns travamentos de tela (Mas comparado ao anterior, são pouquissimas vezes), mas todos esses problemas são contornados pela excelente integração com o OC4J. No restante ele cumpre razoavelmente o que uma ide precisa fazer.
Discordo de alguns pontos mencionados sobre o jdev, tipo: dificuldade de achar algumas acoes, inflexibilidade no desenvolvimento… etc.
Acho que hoje em dia não dá mais para desprezar o jdev , como poderia ser feito em versões anteriores. O que é muito bom, pois nos dá mais uma excelente alternativa fora o grupinho (eclipse,netbeans e idea).