Oracle JDeveloper 11

Quem já não viu ou não trabalha com essa IDE não sabe o que esta perdendo.

Saiu uma nova versão que me parece muito melhor de netbeans e eclipse.

vejam:

Para ver voce deve se cadastrar mas é gratiuito. Vale apena.

http://www.oracle.com/technology/products/jdev/viewlets/11/index.html

Será?

Ainda trabalho com a versão 10.1.2 :twisted:

[quote] Saiu uma nova versão que me parece muito melhor de netbeans e eclipse.[/quote]Parecer não é ser… :!: :!:

A grande vantagem que eu vejo no Jdev eh q ele faz um monte de coisa “sozinho”…

Eh soh next, next, next, e fez um EJB… (não que EJB3 seja dificil fazer na mao)…

Agora, tenta fazer algo um poquinho diferente do q os wizards te oference… se você pode engeçar o teu projeto aos padrões da IDE, show…

Mas ah, o editor de fontes do eclipse ainda mata a pau…
Soh por isso não uso o netbeans, que tem tantos recursos quanto o jdev (tah naum tanto mas boa parte)

VELO

Estou testando agora… e parece-me o velho JDeveloper…

• Desenvolvimento em Swing sofrivel ( alem do designer ser lento, nao tem GroupLayout )

• O editor de codigo consegue ser mais burro que o do NetBeans 5.x (e olha que tem que ser bao para conseguir) a unica diferenca que eh rapido…

• O Editor JSF perde feio para os que estao no mercado (NetBeans Visual Web, Exadel e MyEclipse)

• Pesado, pesado , pesado.

• Tah travando pra kct… como eh alpha eu dou uma colher de chá :wink:

• Tudo exige que vc tenha um login na Oracle… até pra atualizar…

• Vem rodando em cima de Java 5… (percebi logo que abri e a tela ficou cinza… argh !!!)

• Suporte a Java EE 5 MUITO primario… e muito complicado tmb… tudo escondido… acho que eles poderiam deixar mais a mão tarefas simples como “add new session bean” , “import entitys from database” e coisas do genero… outra coisa que nao gostei eh que ele nao atualiza os arquivos de interface no caso de session beans… e isso eh uma mão na roda… )

Vou continuar testando… mais tarde posto algo…

Uma coisa que me deixa de cara… eh que os demos on-line são EXTREMAMENTE GORDOS… po… se querem disseminar esse negocio… eles poderiam facilitar a vida da galera…

Aqui no trabalho agente usa o JDev, meu amigo é muito sofrido trabalhar com essa ferramenta, minha opnião éq ela atrapalha mais do q ajuda, é muito bugado, trava toda hora, tala azul é comum, vc executa e fica olhando durante 5 minutos pra uma tela azul. Uma vez deixei ele abrindo e fui almoçar, passei 30 minutos almoçando, quando cheguei ele ainda estava abrindo, ou seja, é sofrido…ufa.

Não troco por nada o IDE mais Inteligente do Mercado - IntelliJ IDEA.

Olá, sou um leitor assiduo deste forum há muito tempo… mas nunca participei, então criei coragem e vou começar a depositar meus 2 cents.

Sempre trabalhei com eclipse + jboss ide, mas ultimamente tenho participados de projetos usando o jdev. Posso dizer que a versáo 10.1.2 é no mínimo tosca, desempenho e opções sofríveis… simplesmente horrivel!! Entretanto, a versão 10.1.3.2 (A penultima) é excelente, digo pois efetivamente, nosso amigo jdev, parou de atrapalhar o projeto e começou a dar produtividade. Sim, ele é bem pesado… de vez enquando dá uns travamentos de tela (Mas comparado ao anterior, são pouquissimas vezes), mas todos esses problemas são contornados pela excelente integração com o OC4J. No restante ele cumpre razoavelmente o que uma ide precisa fazer.

Discordo de alguns pontos mencionados sobre o jdev, tipo: dificuldade de achar algumas acoes, inflexibilidade no desenvolvimento… etc.

Acho que hoje em dia não dá mais para desprezar o jdev , como poderia ser feito em versões anteriores. O que é muito bom, pois nos dá mais uma excelente alternativa fora o grupinho (eclipse,netbeans e idea).

Rapaz, eu sempre achei o JDev bizonho, o editor de código dele é sofrível e a integração com qualquer coisa que não seja Oracle é um parto (se é que dá pra chamar as gambiarras que você faz de “integração”).

Ele pode até facilitar a vida de quem trabalha num ambiente “oracle only”, mas fora isso eu não vejo utilidade nele não.

PS: thex, que mal lhe pergunte, você é do COMPOSE da UFPB?

Sim, fui pesquisador de lá 2005 - 2006 e voltei agora para fazer mestrado.

Na verdade, estou trabalhando num ambiente “Oracle only”, entretanto usando nossos amigos ejb2 e struts (argh), apesar dos pesares, ele nao tem comprometido o projeto. Algumas funçoes providas por ele tem sido de grande utilidade… (Digo: criacao dos metadados do ejb, debug, http analyzer para os ws`s…, recompilacao onthefly dos jsps). O editor ainda é fraquinho… mas dá para ir levando numa boa. Qual foi a versao que voce testou?

Rapaz, eu acho que foi uma 10 alguma coisa, mas no ambiente que você tá (deu até pena agora) realmente o JDeveloper deve ser o menos dos seus problemas, eu provavelmente já teria pulado do primeiro andar do DI se tivesse que dar manutenção em código EJB 2.x e Struts 1.x :smiley:

E um editor fraquinho pra mim é sofrível, especialmente porque hoje eu trabalho muito pouco com “programação visual”, escrevendo mais código pra servidores de mensagens (MOM, acho que vocês devem até estar mexendo com isso né?) e um editor de código “fraquinho” quebraria as minhas pernas, já que a única coisa que eu faço é escrever código e editar arquivo XML.

Agora, recompilação “on the fly” pra JSP não é coisa do seu container web não? Todos os servidores web Java que eu conheço fazem isso.

Sobre recompilação “on the fly”, foi apenas no jdev onde realmente comecei a utilizar bastante, talvez porque o projeto em que estou, a parte visual evolui a todo momento… Mas sobre usar struts e ejb2 é no trabalho mesmo, se fosse no DI realmente ja teria pulado. Trabalhava lá com ejb3/jpa e webservices, e hoje estou investigando áreas como componentware e desenvolvimento distribuido.